Pesquisa de satisfação dos clientes em hotéis fazenda: um estudo na região do Vale do Café (RJ)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontes, Bruno Machado
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10311
Resumo: Com o aumento da competitividade do mercado, a satisfação dos clientes tornou-se uma estratégia de fidelização adotada pelas empresas. O objetivo geral dessa pesquisa foi mensurar o grau de satisfação dos clientes dos Hotéis Fazenda localizados na região do Vale do Café (RJ). Em adicional ao estudo, foram identificados os aspectos mais importantes para a satisfação dos clientes frequentadores de Hotéis Fazenda, na região do Vale do Café (RJ), e ainda, para análise dos resultados, foram utilizados os métodos Janela do Cliente e Tabulações Cruzadas. Sendo assim, através de um estudo transversal, de caráter qualitativo-quantitativo, com etapas de pesquisa bibliográfica, e entrevistas de campo. As descobertas revelam que: as variáveis que tiveram maior grau de importância foram Limpeza, Cumprir o prometido, Simpatia dos funcionários, Alimentação e Pronto atendimento dos funcionários para resolver os problemas e desejos dos clientes. Com respeito a satisfação dos hóspedes, em uma escala Likert de 5 pontos, obteve-se uma média de 4,26 referente a todos os atributos pesquisados. Em relação a satisfação geral dos clientes sobre os Hotéis Fazenda, obteve-se uma nota média de 8,79 em uma escala de 0 - 10. Com os resultados da pesquisa, também foi possível traçar um perfil Socioeconômico dos clientes, para compreender melhor suas necessidade e desejos e então prover um atendimento de qualidade, resultando em altos índices de satisfação.
id UFRRJ-1_e65985133f1eb98408d1b5a6a9974f79
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/10311
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Fontes, Bruno MachadoSaldanha, Jorge Alberto Velloso573.843.559-15Saldanha, Jorge Alberto VellosoPereira, Severino Joaquim NunesBoava, Diego Luiz Teixeira116.667.767-26http://lattes.cnpq.br/35811252760280682023-12-22T01:36:10Z2023-12-22T01:36:10Z2016-03-08FONTES, Bruno Machado. Pesquisa de satisfação dos clientes em hotéis fazenda: um estudo na região do Vale do Café (RJ). 2016. 122 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Administração) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu / Instituto Três Rios, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Três Rios - RJ, 2016.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10311Com o aumento da competitividade do mercado, a satisfação dos clientes tornou-se uma estratégia de fidelização adotada pelas empresas. O objetivo geral dessa pesquisa foi mensurar o grau de satisfação dos clientes dos Hotéis Fazenda localizados na região do Vale do Café (RJ). Em adicional ao estudo, foram identificados os aspectos mais importantes para a satisfação dos clientes frequentadores de Hotéis Fazenda, na região do Vale do Café (RJ), e ainda, para análise dos resultados, foram utilizados os métodos Janela do Cliente e Tabulações Cruzadas. Sendo assim, através de um estudo transversal, de caráter qualitativo-quantitativo, com etapas de pesquisa bibliográfica, e entrevistas de campo. As descobertas revelam que: as variáveis que tiveram maior grau de importância foram Limpeza, Cumprir o prometido, Simpatia dos funcionários, Alimentação e Pronto atendimento dos funcionários para resolver os problemas e desejos dos clientes. Com respeito a satisfação dos hóspedes, em uma escala Likert de 5 pontos, obteve-se uma média de 4,26 referente a todos os atributos pesquisados. Em relação a satisfação geral dos clientes sobre os Hotéis Fazenda, obteve-se uma nota média de 8,79 em uma escala de 0 - 10. Com os resultados da pesquisa, também foi possível traçar um perfil Socioeconômico dos clientes, para compreender melhor suas necessidade e desejos e então prover um atendimento de qualidade, resultando em altos índices de satisfação.CAPESWith increasing market competitiveness, customer satisfaction has become a loyalty strategy adopted by companies. The main objective of this research was to measure the degree of satisfaction of customers' Farm Hotel located in region of Vale do Café (RJ). In addition to the study, the most important aspects were identified to the satisfaction of the customers' Farm Hotel located in region of Vale do Café (RJ), and also, to analyze the results, methods Client Window and Cross-tabulations were used. Thus, through a cross-sectional study of qualitative and quantitative research, with steps of bibliographic research and field interviews. The findings show that: the variables that had a higher degree of importance were Cleaning, Comply promised, Sympathy staff, Food and Ready service employees to solve problems and desires of customers. Regarding the satisfaction of the customers, in a scale Likert of 5 points, was obtained an average of 4.26 in relation to all the attribute studied. In relation to general satisfaction of customers' Farm Hotel, was obtained an average grade of 8.79 in a scale of 0 - 10. With the results of the survey, it was also possible to draw a Socio-economic profile of customers, to better understand the needs and desires and so provide quality care, resulting in high levels of satisfaction.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais AplicadasInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto Três RiosCustomer satisfactionRural TourismService MarketingSatisfação do clienteTurismo RuralMarketing de ServiçoAdministraçãoPesquisa de satisfação dos clientes em hotéis fazenda: um estudo na região do Vale do Café (RJ)Customer satisfaction research in farm’s hotels: a study in region of Vale do Café (RJ)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/6770/2016%20-%20Bruno%20Machado%20Fontes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19994/2016%20-%20Bruno%20Machado%20Fontes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26345/2016%20-%20Bruno%20Machado%20Fontes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32788/2016%20-%20Bruno%20Machado%20Fontes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39194/2016%20-%20Bruno%20Machado%20Fontes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45524/2016%20-%20Bruno%20Machado%20Fontes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51942/2016%20-%20Bruno%20Machado%20Fontes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58418/2016%20-%20Bruno%20Machado%20Fontes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1420Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-02-13T17:03:19Z No. of bitstreams: 1 2016 - Bruno Machado Fontes.pdf: 2751604 bytes, checksum: ae32f0022e2e0e1bcdb5f0e231f2eb31 (MD5)Made available in DSpace on 2017-02-13T17:03:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Bruno Machado Fontes.pdf: 2751604 bytes, checksum: ae32f0022e2e0e1bcdb5f0e231f2eb31 (MD5) Previous issue date: 2016-03-08info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2016 - Bruno Machado Fontes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10311/1/2016%20-%20Bruno%20Machado%20Fontes.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD51TEXT2016 - Bruno Machado Fontes.pdf.txtExtracted Texttext/plain264424https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10311/2/2016%20-%20Bruno%20Machado%20Fontes.pdf.txt0be899c7a425167a2be0ada7440b7a6bMD52ORIGINAL2016 - Bruno Machado Fontes.pdfDocumento principalapplication/pdf2745031https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10311/3/2016%20-%20Bruno%20Machado%20Fontes.pdf799daeb004f4bb51d3e61bebee8d6ef7MD53LICENSElicense.txttext/plain2089https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10311/4/license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD5420.500.14407/103112023-12-21 22:36:10.415oai:rima.ufrrj.br:20.500.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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T01:36:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Pesquisa de satisfação dos clientes em hotéis fazenda: um estudo na região do Vale do Café (RJ)
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Customer satisfaction research in farm’s hotels: a study in region of Vale do Café (RJ)
title Pesquisa de satisfação dos clientes em hotéis fazenda: um estudo na região do Vale do Café (RJ)
spellingShingle Pesquisa de satisfação dos clientes em hotéis fazenda: um estudo na região do Vale do Café (RJ)
Fontes, Bruno Machado
Customer satisfaction
Rural Tourism
Service Marketing
Satisfação do cliente
Turismo Rural
Marketing de Serviço
Administração
title_short Pesquisa de satisfação dos clientes em hotéis fazenda: um estudo na região do Vale do Café (RJ)
title_full Pesquisa de satisfação dos clientes em hotéis fazenda: um estudo na região do Vale do Café (RJ)
title_fullStr Pesquisa de satisfação dos clientes em hotéis fazenda: um estudo na região do Vale do Café (RJ)
title_full_unstemmed Pesquisa de satisfação dos clientes em hotéis fazenda: um estudo na região do Vale do Café (RJ)
title_sort Pesquisa de satisfação dos clientes em hotéis fazenda: um estudo na região do Vale do Café (RJ)
author Fontes, Bruno Machado
author_facet Fontes, Bruno Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontes, Bruno Machado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Saldanha, Jorge Alberto Velloso
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 573.843.559-15
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Saldanha, Jorge Alberto Velloso
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Pereira, Severino Joaquim Nunes
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Boava, Diego Luiz Teixeira
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 116.667.767-26
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3581125276028068
contributor_str_mv Saldanha, Jorge Alberto Velloso
Saldanha, Jorge Alberto Velloso
Pereira, Severino Joaquim Nunes
Boava, Diego Luiz Teixeira
dc.subject.eng.fl_str_mv Customer satisfaction
Rural Tourism
Service Marketing
topic Customer satisfaction
Rural Tourism
Service Marketing
Satisfação do cliente
Turismo Rural
Marketing de Serviço
Administração
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação do cliente
Turismo Rural
Marketing de Serviço
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Administração
description Com o aumento da competitividade do mercado, a satisfação dos clientes tornou-se uma estratégia de fidelização adotada pelas empresas. O objetivo geral dessa pesquisa foi mensurar o grau de satisfação dos clientes dos Hotéis Fazenda localizados na região do Vale do Café (RJ). Em adicional ao estudo, foram identificados os aspectos mais importantes para a satisfação dos clientes frequentadores de Hotéis Fazenda, na região do Vale do Café (RJ), e ainda, para análise dos resultados, foram utilizados os métodos Janela do Cliente e Tabulações Cruzadas. Sendo assim, através de um estudo transversal, de caráter qualitativo-quantitativo, com etapas de pesquisa bibliográfica, e entrevistas de campo. As descobertas revelam que: as variáveis que tiveram maior grau de importância foram Limpeza, Cumprir o prometido, Simpatia dos funcionários, Alimentação e Pronto atendimento dos funcionários para resolver os problemas e desejos dos clientes. Com respeito a satisfação dos hóspedes, em uma escala Likert de 5 pontos, obteve-se uma média de 4,26 referente a todos os atributos pesquisados. Em relação a satisfação geral dos clientes sobre os Hotéis Fazenda, obteve-se uma nota média de 8,79 em uma escala de 0 - 10. Com os resultados da pesquisa, também foi possível traçar um perfil Socioeconômico dos clientes, para compreender melhor suas necessidade e desejos e então prover um atendimento de qualidade, resultando em altos índices de satisfação.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T01:36:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T01:36:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FONTES, Bruno Machado. Pesquisa de satisfação dos clientes em hotéis fazenda: um estudo na região do Vale do Café (RJ). 2016. 122 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Administração) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu / Instituto Três Rios, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Três Rios - RJ, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10311
identifier_str_mv FONTES, Bruno Machado. Pesquisa de satisfação dos clientes em hotéis fazenda: um estudo na região do Vale do Café (RJ). 2016. 122 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Administração) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu / Instituto Três Rios, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Três Rios - RJ, 2016.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto Três Rios
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10311/1/2016%20-%20Bruno%20Machado%20Fontes.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10311/2/2016%20-%20Bruno%20Machado%20Fontes.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10311/3/2016%20-%20Bruno%20Machado%20Fontes.pdf
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10311/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
0be899c7a425167a2be0ada7440b7a6b
799daeb004f4bb51d3e61bebee8d6ef7
7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810107890696978432