Pesquisa de satisfação dos clientes em hotéis fazenda: um estudo na região do Vale do Café (RJ)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10311 |
Resumo: | Com o aumento da competitividade do mercado, a satisfação dos clientes tornou-se uma estratégia de fidelização adotada pelas empresas. O objetivo geral dessa pesquisa foi mensurar o grau de satisfação dos clientes dos Hotéis Fazenda localizados na região do Vale do Café (RJ). Em adicional ao estudo, foram identificados os aspectos mais importantes para a satisfação dos clientes frequentadores de Hotéis Fazenda, na região do Vale do Café (RJ), e ainda, para análise dos resultados, foram utilizados os métodos Janela do Cliente e Tabulações Cruzadas. Sendo assim, através de um estudo transversal, de caráter qualitativo-quantitativo, com etapas de pesquisa bibliográfica, e entrevistas de campo. As descobertas revelam que: as variáveis que tiveram maior grau de importância foram Limpeza, Cumprir o prometido, Simpatia dos funcionários, Alimentação e Pronto atendimento dos funcionários para resolver os problemas e desejos dos clientes. Com respeito a satisfação dos hóspedes, em uma escala Likert de 5 pontos, obteve-se uma média de 4,26 referente a todos os atributos pesquisados. Em relação a satisfação geral dos clientes sobre os Hotéis Fazenda, obteve-se uma nota média de 8,79 em uma escala de 0 - 10. Com os resultados da pesquisa, também foi possível traçar um perfil Socioeconômico dos clientes, para compreender melhor suas necessidade e desejos e então prover um atendimento de qualidade, resultando em altos índices de satisfação. |
id |
UFRRJ-1_e65985133f1eb98408d1b5a6a9974f79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/10311 |
network_acronym_str |
UFRRJ-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Fontes, Bruno MachadoSaldanha, Jorge Alberto Velloso573.843.559-15Saldanha, Jorge Alberto VellosoPereira, Severino Joaquim NunesBoava, Diego Luiz Teixeira116.667.767-26http://lattes.cnpq.br/35811252760280682023-12-22T01:36:10Z2023-12-22T01:36:10Z2016-03-08FONTES, Bruno Machado. Pesquisa de satisfação dos clientes em hotéis fazenda: um estudo na região do Vale do Café (RJ). 2016. 122 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Administração) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu / Instituto Três Rios, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Três Rios - RJ, 2016.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10311Com o aumento da competitividade do mercado, a satisfação dos clientes tornou-se uma estratégia de fidelização adotada pelas empresas. O objetivo geral dessa pesquisa foi mensurar o grau de satisfação dos clientes dos Hotéis Fazenda localizados na região do Vale do Café (RJ). Em adicional ao estudo, foram identificados os aspectos mais importantes para a satisfação dos clientes frequentadores de Hotéis Fazenda, na região do Vale do Café (RJ), e ainda, para análise dos resultados, foram utilizados os métodos Janela do Cliente e Tabulações Cruzadas. Sendo assim, através de um estudo transversal, de caráter qualitativo-quantitativo, com etapas de pesquisa bibliográfica, e entrevistas de campo. As descobertas revelam que: as variáveis que tiveram maior grau de importância foram Limpeza, Cumprir o prometido, Simpatia dos funcionários, Alimentação e Pronto atendimento dos funcionários para resolver os problemas e desejos dos clientes. Com respeito a satisfação dos hóspedes, em uma escala Likert de 5 pontos, obteve-se uma média de 4,26 referente a todos os atributos pesquisados. Em relação a satisfação geral dos clientes sobre os Hotéis Fazenda, obteve-se uma nota média de 8,79 em uma escala de 0 - 10. Com os resultados da pesquisa, também foi possível traçar um perfil Socioeconômico dos clientes, para compreender melhor suas necessidade e desejos e então prover um atendimento de qualidade, resultando em altos índices de satisfação.CAPESWith increasing market competitiveness, customer satisfaction has become a loyalty strategy adopted by companies. The main objective of this research was to measure the degree of satisfaction of customers' Farm Hotel located in region of Vale do Café (RJ). In addition to the study, the most important aspects were identified to the satisfaction of the customers' Farm Hotel located in region of Vale do Café (RJ), and also, to analyze the results, methods Client Window and Cross-tabulations were used. Thus, through a cross-sectional study of qualitative and quantitative research, with steps of bibliographic research and field interviews. The findings show that: the variables that had a higher degree of importance were Cleaning, Comply promised, Sympathy staff, Food and Ready service employees to solve problems and desires of customers. Regarding the satisfaction of the customers, in a scale Likert of 5 points, was obtained an average of 4.26 in relation to all the attribute studied. In relation to general satisfaction of customers' Farm Hotel, was obtained an average grade of 8.79 in a scale of 0 - 10. With the results of the survey, it was also possible to draw a Socio-economic profile of customers, to better understand the needs and desires and so provide quality care, resulting in high levels of satisfaction.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais AplicadasInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto Três RiosCustomer satisfactionRural TourismService MarketingSatisfação do clienteTurismo RuralMarketing de ServiçoAdministraçãoPesquisa de satisfação dos clientes em hotéis fazenda: um estudo na região do Vale do Café (RJ)Customer satisfaction research in farm’s hotels: a study in region of Vale do Café (RJ)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/6770/2016%20-%20Bruno%20Machado%20Fontes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19994/2016%20-%20Bruno%20Machado%20Fontes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26345/2016%20-%20Bruno%20Machado%20Fontes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32788/2016%20-%20Bruno%20Machado%20Fontes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39194/2016%20-%20Bruno%20Machado%20Fontes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45524/2016%20-%20Bruno%20Machado%20Fontes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51942/2016%20-%20Bruno%20Machado%20Fontes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58418/2016%20-%20Bruno%20Machado%20Fontes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1420Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-02-13T17:03:19Z No. of bitstreams: 1 2016 - Bruno Machado Fontes.pdf: 2751604 bytes, checksum: ae32f0022e2e0e1bcdb5f0e231f2eb31 (MD5)Made available in DSpace on 2017-02-13T17:03:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Bruno Machado Fontes.pdf: 2751604 bytes, checksum: ae32f0022e2e0e1bcdb5f0e231f2eb31 (MD5) Previous issue date: 2016-03-08info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2016 - Bruno Machado Fontes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10311/1/2016%20-%20Bruno%20Machado%20Fontes.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD51TEXT2016 - Bruno Machado Fontes.pdf.txtExtracted Texttext/plain264424https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10311/2/2016%20-%20Bruno%20Machado%20Fontes.pdf.txt0be899c7a425167a2be0ada7440b7a6bMD52ORIGINAL2016 - Bruno Machado Fontes.pdfDocumento principalapplication/pdf2745031https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10311/3/2016%20-%20Bruno%20Machado%20Fontes.pdf799daeb004f4bb51d3e61bebee8d6ef7MD53LICENSElicense.txttext/plain2089https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10311/4/license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD5420.500.14407/103112023-12-21 22:36:10.415oai:rima.ufrrj.br:20.500.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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T01:36:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Pesquisa de satisfação dos clientes em hotéis fazenda: um estudo na região do Vale do Café (RJ) |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Customer satisfaction research in farm’s hotels: a study in region of Vale do Café (RJ) |
title |
Pesquisa de satisfação dos clientes em hotéis fazenda: um estudo na região do Vale do Café (RJ) |
spellingShingle |
Pesquisa de satisfação dos clientes em hotéis fazenda: um estudo na região do Vale do Café (RJ) Fontes, Bruno Machado Customer satisfaction Rural Tourism Service Marketing Satisfação do cliente Turismo Rural Marketing de Serviço Administração |
title_short |
Pesquisa de satisfação dos clientes em hotéis fazenda: um estudo na região do Vale do Café (RJ) |
title_full |
Pesquisa de satisfação dos clientes em hotéis fazenda: um estudo na região do Vale do Café (RJ) |
title_fullStr |
Pesquisa de satisfação dos clientes em hotéis fazenda: um estudo na região do Vale do Café (RJ) |
title_full_unstemmed |
Pesquisa de satisfação dos clientes em hotéis fazenda: um estudo na região do Vale do Café (RJ) |
title_sort |
Pesquisa de satisfação dos clientes em hotéis fazenda: um estudo na região do Vale do Café (RJ) |
author |
Fontes, Bruno Machado |
author_facet |
Fontes, Bruno Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontes, Bruno Machado |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Saldanha, Jorge Alberto Velloso |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
573.843.559-15 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Saldanha, Jorge Alberto Velloso |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Pereira, Severino Joaquim Nunes |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Boava, Diego Luiz Teixeira |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
116.667.767-26 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3581125276028068 |
contributor_str_mv |
Saldanha, Jorge Alberto Velloso Saldanha, Jorge Alberto Velloso Pereira, Severino Joaquim Nunes Boava, Diego Luiz Teixeira |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Customer satisfaction Rural Tourism Service Marketing |
topic |
Customer satisfaction Rural Tourism Service Marketing Satisfação do cliente Turismo Rural Marketing de Serviço Administração |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação do cliente Turismo Rural Marketing de Serviço |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Administração |
description |
Com o aumento da competitividade do mercado, a satisfação dos clientes tornou-se uma estratégia de fidelização adotada pelas empresas. O objetivo geral dessa pesquisa foi mensurar o grau de satisfação dos clientes dos Hotéis Fazenda localizados na região do Vale do Café (RJ). Em adicional ao estudo, foram identificados os aspectos mais importantes para a satisfação dos clientes frequentadores de Hotéis Fazenda, na região do Vale do Café (RJ), e ainda, para análise dos resultados, foram utilizados os métodos Janela do Cliente e Tabulações Cruzadas. Sendo assim, através de um estudo transversal, de caráter qualitativo-quantitativo, com etapas de pesquisa bibliográfica, e entrevistas de campo. As descobertas revelam que: as variáveis que tiveram maior grau de importância foram Limpeza, Cumprir o prometido, Simpatia dos funcionários, Alimentação e Pronto atendimento dos funcionários para resolver os problemas e desejos dos clientes. Com respeito a satisfação dos hóspedes, em uma escala Likert de 5 pontos, obteve-se uma média de 4,26 referente a todos os atributos pesquisados. Em relação a satisfação geral dos clientes sobre os Hotéis Fazenda, obteve-se uma nota média de 8,79 em uma escala de 0 - 10. Com os resultados da pesquisa, também foi possível traçar um perfil Socioeconômico dos clientes, para compreender melhor suas necessidade e desejos e então prover um atendimento de qualidade, resultando em altos índices de satisfação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-03-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-22T01:36:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-22T01:36:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FONTES, Bruno Machado. Pesquisa de satisfação dos clientes em hotéis fazenda: um estudo na região do Vale do Café (RJ). 2016. 122 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Administração) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu / Instituto Três Rios, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Três Rios - RJ, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10311 |
identifier_str_mv |
FONTES, Bruno Machado. Pesquisa de satisfação dos clientes em hotéis fazenda: um estudo na região do Vale do Café (RJ). 2016. 122 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Administração) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu / Instituto Três Rios, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Três Rios - RJ, 2016. |
url |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu Instituto Três Rios |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
instacron_str |
UFRRJ |
institution |
UFRRJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10311/1/2016%20-%20Bruno%20Machado%20Fontes.pdf.jpg https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10311/2/2016%20-%20Bruno%20Machado%20Fontes.pdf.txt https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10311/3/2016%20-%20Bruno%20Machado%20Fontes.pdf https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10311/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 0be899c7a425167a2be0ada7440b7a6b 799daeb004f4bb51d3e61bebee8d6ef7 7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br |
_version_ |
1810107890696978432 |