Representações sociais, memória e identidade: as mulheres na Pastoral Negros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14456 |
Resumo: | Este projeto de pesquisa tem como alvo de estudo a construção de identidades das mulheres negras participantes dos APNs (Agentes de Pastoral Negros) em Seropédica. A Teoria das Representações Sociais é importante, pois foi utilizado para investigar as representações sociais sobre as mulheres negras. Para compreendermos melhor o objeto estudado, adotou-se dois estudos diferentes, os quais se complementam. No primeiro coletamos e comparamos os dados, por meio de um questionário com questões fechadas e de evocação livre em uma amostra de 200 mulheres, sendo cem mulheres participantes do movimento negro e cem que não participam de nenhum Movimento Social; no segundo realizamos uma pesquisa aprofundada sobre as narrativas de vida de seis mulheres participantes dos Apns, com o objetivo de compreender a formação da identidade social dessas mulheres a partir de suas memórias. O interesse por esta pesquisa teve início em 2007 com as atividades do Laboratório de História Oral e Multimídia da UFRRJ, mediante uma entrevista realizada com uma das fundadoras dos Apns em Seropédica, a missionária Maria Inês. Em nossa sociedade, a real condição do negro está “disfarçada” na existência de uma democracia racial, na qual não existe o preconceito racial. Na sociedade brasileira, essa camada da população tem sido vítima de profundas desigualdades sociais e raciais, e a mulher negra sofre mais ainda, sua renda é inferior a do homem e a da mulher branca. A elas destinam-se os trabalhos não qualificado, os quais, não necessitam de educação e instrução, como os serviços domésticos. |
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No primeiro coletamos e comparamos os dados, por meio de um questionário com questões fechadas e de evocação livre em uma amostra de 200 mulheres, sendo cem mulheres participantes do movimento negro e cem que não participam de nenhum Movimento Social; no segundo realizamos uma pesquisa aprofundada sobre as narrativas de vida de seis mulheres participantes dos Apns, com o objetivo de compreender a formação da identidade social dessas mulheres a partir de suas memórias. O interesse por esta pesquisa teve início em 2007 com as atividades do Laboratório de História Oral e Multimídia da UFRRJ, mediante uma entrevista realizada com uma das fundadoras dos Apns em Seropédica, a missionária Maria Inês. Em nossa sociedade, a real condição do negro está “disfarçada” na existência de uma democracia racial, na qual não existe o preconceito racial. Na sociedade brasileira, essa camada da população tem sido vítima de profundas desigualdades sociais e raciais, e a mulher negra sofre mais ainda, sua renda é inferior a do homem e a da mulher branca. A elas destinam-se os trabalhos não qualificado, os quais, não necessitam de educação e instrução, como os serviços domésticos.This research project is aimed to study the construction of identities of black women participating APNs (Agents Black Pastoral) in Seropédica . The Social Representations Theory is an important theoretical and methodological tool, which was used to investigate the social representations of black women. To better understand the studied subject, we adopted two different studies, which complement each other. In the first collect and compare data through a questionnaire with closed questions and free recall in a sample of 200 women, with women participating in the hundred and one hundred motion that does not participate in any social movement; in the second we perform a thorough research on the life narratives of six women participating APNs, with the goal of understanding the formation of social identity of these women from their memories. The interest in this research began in 2007 with the activities of the Laboratory of Oral History and the Media UFRRJ through an interview with one of the founders of APNs in Seropédica , missionary Maria Ines . In our society, the real condition of the black is "disguised" in the existence of a racial democracy where there is no racial prejudice. In Brazilian society, this population segment has been suffering from deep social and racial inequalities, and the black woman suffers even more, your income is less than the man and white woman. As they intended the unskilled jobs, which do not require education and instruction, as domestic services.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoMemóriaidentidaderepresentações sociaisMemoryIdentitySocial representationsPsicologiaRepresentações sociais, memória e identidade: as mulheres na Pastoral Negrosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/10592/2014%20-%20Cristiane%20Antunes%20de%20S%c3%a1.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/16264/2014%20-%20Cristiane%20Antunes%20de%20S%c3%a1.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22560/2014%20-%20Cristiane%20Antunes%20de%20S%c3%a1.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28940/2014%20-%20Cristiane%20Antunes%20de%20S%c3%a1.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35292/2014%20-%20Cristiane%20Antunes%20de%20S%c3%a1.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41688/2014%20-%20Cristiane%20Antunes%20de%20S%c3%a1.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/48090/2014%20-%20Cristiane%20Antunes%20de%20S%c3%a1.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54542/2014%20-%20Cristiane%20Antunes%20de%20S%c3%a1.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2887Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-09-12T18:25:05Z No. of bitstreams: 1 2014 - Cristiane Antunes de Sá.pdf: 3884252 bytes, checksum: bca7a98fefc6e25ae08d25f850f602a8 (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-12T18:25:05Z (GMT). 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