Reflexões sobre a contratação dos serviços terceirizados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG Campus Governador Valadares.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12701 |
Resumo: | Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com os funcionários de uma empresa terceirizada de serviços de apoio e manutenção em uma instituição pública de educação. Tem como objeto de estudo as Reflexões sobre a Contratação dos Serviços Terceirizados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG Campus Governador Valadares IFMG Campus Governador Valadares. A questão norteadora dessa investigação foi a análise da coerência e/ou consistência entre as descrições dos cargos de Faxineiro e Capineiro, contidas na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), através de uma verificação de equivalência entre as descrições das atividades dos cargos e as reais necessidades das atividades desenvolvidas pelos postos na Instituição. Em termos metodológicos, trata-se de uma abordagem de natureza qualitativa, com a utilização de estudo bibliográfico, documental, coleta de dados através da observação direta participante e de entrevista em profundidade. Em um universo de vinte profissionais terceirizados que prestam serviços na Instituição, a pesquisa foi realizada com os funcionários dos postos de faxineiro e capineiro que totalizaram a população de oito funcionários. Esse trabalho resultou da observação direta e acompanhamento durante três meses de atividades realizadas pelos trabalhadores terceirizados, e de entrevistas após período de monitoramento, para avaliar a percepção dos terceirizados no seu ambiente de trabalho. As narrativas obtidas com as entrevistas foram interpretadas à luz das referências teóricas desenvolvidas durante a pesquisa. Os resultados finais apontam para uma discussão sobre a contratação dos serviços terceirizados continuados do ponto de vista de suas dimensões humanitárias. |
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Caldas, Deise Christian SilvaMonteiro, Rosa Cristina627.079.737-34http://lattes.cnpq.br/4703453783397917Monteiro, Rosa Cristinahttp://lattes.cnpq.br/4703453783397917Gregorio, Sandra Reginahttp://lattes.cnpq.br/0015837037500256Silva, Willerson Custodio dahttp://lattes.cnpq.br/7100345720446348010.580.326-07http://lattes.cnpq.br/95290213701460232023-12-22T02:17:26Z2023-12-22T02:17:26Z2019-08-13CALDAS, Deise Christian Silva. Reflexões sobre a contratação dos serviços terceirizados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG campus Governador Valadares 2019. 68f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12701Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com os funcionários de uma empresa terceirizada de serviços de apoio e manutenção em uma instituição pública de educação. Tem como objeto de estudo as Reflexões sobre a Contratação dos Serviços Terceirizados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG Campus Governador Valadares IFMG Campus Governador Valadares. A questão norteadora dessa investigação foi a análise da coerência e/ou consistência entre as descrições dos cargos de Faxineiro e Capineiro, contidas na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), através de uma verificação de equivalência entre as descrições das atividades dos cargos e as reais necessidades das atividades desenvolvidas pelos postos na Instituição. Em termos metodológicos, trata-se de uma abordagem de natureza qualitativa, com a utilização de estudo bibliográfico, documental, coleta de dados através da observação direta participante e de entrevista em profundidade. Em um universo de vinte profissionais terceirizados que prestam serviços na Instituição, a pesquisa foi realizada com os funcionários dos postos de faxineiro e capineiro que totalizaram a população de oito funcionários. Esse trabalho resultou da observação direta e acompanhamento durante três meses de atividades realizadas pelos trabalhadores terceirizados, e de entrevistas após período de monitoramento, para avaliar a percepção dos terceirizados no seu ambiente de trabalho. As narrativas obtidas com as entrevistas foram interpretadas à luz das referências teóricas desenvolvidas durante a pesquisa. Os resultados finais apontam para uma discussão sobre a contratação dos serviços terceirizados continuados do ponto de vista de suas dimensões humanitárias.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis work is the result of a survey carried out with the employees of an outsourced company of support and maintenance services in a public institution of education, whose object of study is the contracting of outsourced services under in the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) which is localized in the Governador Valadares campus. The guiding question of this investigation was the analysis of the coherence and / or consistency between the descriptions of the positions of the Janitor and Farmer, contained in the CBO, through a verification of equivalence between the descriptions of the activities of the positions and the actual ones needs of the activities developed by the posts in the Institution. In methodological terms, this is an approach of a qualitative nature, with the use of bibliographic, documentary, data collection through participant direct observation and in-depth interview. In a universe of twenty outsourced professionals who provide services in the Institution, the research was carried out with the employees of the janitor and janitor posts that totaled the population of eight employees. As a result of direct observation and three-month follow-up of the activities performed by outsourced workers, and interviews after a monitoring period to evaluate outsourced workers' perceptions in their job environment. The narratives obtained with the interviews were interpreted in the light of the theoretical references developed during the research. The final results point to a discussion about contracting outsourced services from the point of view of their humanitarian dimensions.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaterceirizaçãoClassificação Brasileira de Ocupações – CBOCapineiroFaxineiroBrazilian Classification of Occupations - CBOfarmerJanitorOutsourcingEducaçãoReflexões sobre a contratação dos serviços terceirizados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG Campus Governador Valadares.Reflections on the contracting of the services through IFMG campus Governador Valadares.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANDES-SN. 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Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com os funcionários de uma empresa terceirizada de serviços de apoio e manutenção em uma instituição pública de educação. Tem como objeto de estudo as Reflexões sobre a Contratação dos Serviços Terceirizados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG Campus Governador Valadares IFMG Campus Governador Valadares. A questão norteadora dessa investigação foi a análise da coerência e/ou consistência entre as descrições dos cargos de Faxineiro e Capineiro, contidas na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), através de uma verificação de equivalência entre as descrições das atividades dos cargos e as reais necessidades das atividades desenvolvidas pelos postos na Instituição. Em termos metodológicos, trata-se de uma abordagem de natureza qualitativa, com a utilização de estudo bibliográfico, documental, coleta de dados através da observação direta participante e de entrevista em profundidade. Em um universo de vinte profissionais terceirizados que prestam serviços na Instituição, a pesquisa foi realizada com os funcionários dos postos de faxineiro e capineiro que totalizaram a população de oito funcionários. Esse trabalho resultou da observação direta e acompanhamento durante três meses de atividades realizadas pelos trabalhadores terceirizados, e de entrevistas após período de monitoramento, para avaliar a percepção dos terceirizados no seu ambiente de trabalho. As narrativas obtidas com as entrevistas foram interpretadas à luz das referências teóricas desenvolvidas durante a pesquisa. Os resultados finais apontam para uma discussão sobre a contratação dos serviços terceirizados continuados do ponto de vista de suas dimensões humanitárias. |
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