Uma Jerusalém distinta: a aristocracia judaica e seu cotidiano à luz do helenismo (175 a 172 a.C.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Edson da Silva dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13899
Resumo: Este estudo volta seus olhos para um momento distante na história da humanidade, a Antiguidade. O que pesquisamos está vinculado à Judeia, mais especificamente à Jerusalém. Temos por objetivo central entender o cotidiano dos judeus da aristocracia que assimilaram o helenismo nessa cidade entre os anos de 175 e 172 a.C. Nesse sentido, nossa documentação é composta por dois livros bastante conhecidos pela historiografia: 1º e 2º Macabeus. Todavia, devido ao recorte temporal feito e ao método de Análise de Conteúdo de Tipo Quantitavo adotado, não trabalhamos com esses livros na íntegra. Utilizamos apenas trechos como 1Mc 1, 10-15 e 2Mc 4, 7-20. Assim, levando em consideração discussões historiográficas acerca dos aspectos culturais do período helenístico, foi possível contemplar a presença de instituições gregas no cotidiano em questão, como o ginásio (acompanhado da efebia) e seu envolvimento com os jovens judeus, além de observar “a transformação de Jerusalém em uma pólis” de feição oligárquica e dependente
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Dissertação( Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13899Este estudo volta seus olhos para um momento distante na história da humanidade, a Antiguidade. O que pesquisamos está vinculado à Judeia, mais especificamente à Jerusalém. Temos por objetivo central entender o cotidiano dos judeus da aristocracia que assimilaram o helenismo nessa cidade entre os anos de 175 e 172 a.C. Nesse sentido, nossa documentação é composta por dois livros bastante conhecidos pela historiografia: 1º e 2º Macabeus. Todavia, devido ao recorte temporal feito e ao método de Análise de Conteúdo de Tipo Quantitavo adotado, não trabalhamos com esses livros na íntegra. Utilizamos apenas trechos como 1Mc 1, 10-15 e 2Mc 4, 7-20. Assim, levando em consideração discussões historiográficas acerca dos aspectos culturais do período helenístico, foi possível contemplar a presença de instituições gregas no cotidiano em questão, como o ginásio (acompanhado da efebia) e seu envolvimento com os jovens judeus, além de observar “a transformação de Jerusalém em uma pólis” de feição oligárquica e dependenteCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis study turns its eyes to a moment in the history of humanity far away in time, the antiquity. What we research is linked to Judea, more specifically to Jerusalem. Our main objective is to understand the daily life of the aristocratic Jews who assimilated Hellenism in this city between the years 175 and 172 BC. To that extent, our documentation is composed by two books well known for their historiography: 1st and 2nd Maccabees. However, due to the temporal cut and the method adopted (Quantitative Content Analysis), we do not work with the entirety books. We only use sections such as 1Mc 1, 10-15 and 2Mc 4, 7-20. Thus, and taking into account historiographical discussions about the cultural aspects of the Hellenistic period, it was possible to contemplate the presence of Greek institutions in the mentioned daily life, such as the gymnasium (accompanied by the efebia) and their involvement with young Jews; not only that, but also “the transformation of Jerusalem into an oligarchic and dependent polisapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisAssimilação CulturalHelenismoCotidianoCultural assimilationHellenismDaily routineHistóriaUma Jerusalém distinta: a aristocracia judaica e seu cotidiano à luz do helenismo (175 a 172 a.C.)A distinct Jerusalem: the Jewish aristocracy and its daily routine in light of hellenism (175 to 172 BC)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMARCOS, Natalio Fernández (coord.); DÍAZ-CARO, María Victoria Spottorno (coord.). 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description Este estudo volta seus olhos para um momento distante na história da humanidade, a Antiguidade. O que pesquisamos está vinculado à Judeia, mais especificamente à Jerusalém. Temos por objetivo central entender o cotidiano dos judeus da aristocracia que assimilaram o helenismo nessa cidade entre os anos de 175 e 172 a.C. Nesse sentido, nossa documentação é composta por dois livros bastante conhecidos pela historiografia: 1º e 2º Macabeus. Todavia, devido ao recorte temporal feito e ao método de Análise de Conteúdo de Tipo Quantitavo adotado, não trabalhamos com esses livros na íntegra. Utilizamos apenas trechos como 1Mc 1, 10-15 e 2Mc 4, 7-20. Assim, levando em consideração discussões historiográficas acerca dos aspectos culturais do período helenístico, foi possível contemplar a presença de instituições gregas no cotidiano em questão, como o ginásio (acompanhado da efebia) e seu envolvimento com os jovens judeus, além de observar “a transformação de Jerusalém em uma pólis” de feição oligárquica e dependente
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