Preocupações pedagógicas e desenvolvimento profissional em Educação Física: passo ou descompasso?
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13039 |
Resumo: | O pensamento e a ação resultam da interação das distintas experiências profissionais vivenciadas ao longo da carreira docente dos professores e o contexto em que trabalham. Os conhecimentos e competências dos professores confrontados com as demandas de contexto do ensino geram diferenciados níveis de preocupações. O objetivo central deste estudo foi verificar se existe correspondência entre as preocupações pedagógicas manifestadas pelos professores de educação física e os estágios de desenvolvimento profissional. A pesquisa é descritiva e foi realizada em duas fases. A fase extensiva de caráter quantitativo e a fase intensiva de caráter qualitativo. A amostra da fase extensiva é composta de 254 professores de educação física do município do Rio de Janeiro. Desta amostra selecionou-se oito professores para compor a amostra da fase intensiva, consoante com a fase da carreira. O instrumento utilizado na fase extensiva foi o Teachers Concerns Questionnaire – Physical Education (TCQ-PE, MCBRIDE, 1998), composto de 15 assertivas que classifica as preocupações dos professores nas categorias consigo, com a tarefa e com o impacto. Na fase intensiva, o instrumento utilizado foi uma entrevista semi-estruturada com questões baseadas nas categorias de preocupações da teoria de Fuller (1969) e que constam do TCQ-PE. O tratamento dos dados da fase extensiva deu-se mediante estatística descritiva, destacando-se valores de média e desvio padrão das preocupações dos professores de educação física. As entrevistas da fase intensiva da pesquisa foram transcritas e a análise das transcrições foi realizada mediante análise de conteúdo. Os resultados apontam que as preocupações com o impacto foram predominantes em todas as fases da carreira, exceto na fase de desinvestimento que apresentou maiores valores com a tarefa. Observou-se também que os escores das categorias de preocupações com a tarefa e com o impacto se mantiveram estáveis entre as fases da carreira, enquanto as preocupações consigo mostraram leve decréscimo. Quanto a relação entre as preocupações dos professores e as fases da carreira identificou-se que há uma tendência de correspondência entre as preocupações relatadas pelos professores e a fase em que se encontravam na carreira, exceto um caso da fase de diversificação. Dessa forma, foi verificada correspondência parcial entre preocupações dos professores e as fases de desenvolvimento profissional, apesar de verificar-se comunalidades e interações estabelecidas conforme os professores avançam na carreira docente. |
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O objetivo central deste estudo foi verificar se existe correspondência entre as preocupações pedagógicas manifestadas pelos professores de educação física e os estágios de desenvolvimento profissional. A pesquisa é descritiva e foi realizada em duas fases. A fase extensiva de caráter quantitativo e a fase intensiva de caráter qualitativo. A amostra da fase extensiva é composta de 254 professores de educação física do município do Rio de Janeiro. Desta amostra selecionou-se oito professores para compor a amostra da fase intensiva, consoante com a fase da carreira. O instrumento utilizado na fase extensiva foi o Teachers Concerns Questionnaire – Physical Education (TCQ-PE, MCBRIDE, 1998), composto de 15 assertivas que classifica as preocupações dos professores nas categorias consigo, com a tarefa e com o impacto. 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The first phase involved the application of Teachers Concerns Questionnaire - Physical Education (TCQ-PE, MCBRIDE, 1998) to 254 physical education teachers from education municipality of Rio de Janeiro, to identify their pedagogical concerns. The TCQ-P, (McBride, 1998), consists of 15 assertions that characterizes teachers' concerns into categories self, task and impact. In the second phase were selected eight teachers according to the stage they were at in their careers. These teachers were interviewed in order to know if their pedagogical concerns corresponded to the stage where they were in the teaching career. Data analysis in the first phase was quantitative and descriptive, while in the second phase proceeded content analysis of the transcribed interviews. The results show the predominance of concerns about the impact at all career stages, except those teachers of disinvestment phase that were more concerned with the task. Concerns about task and the impact were stable between career stages, while there was a slight decrease of self concerns when teachers progressed in his career. There was a tendency of teachers' concerns correspond with career stages, except the case a teacher in the diversification phase. Thus, partial match was found between teachers concerns and stages of professional development, despite commonalities and interactions established as teachers advance the teaching profession.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto de Educaçãodesenvolvimento profissionalpreocupações pedagógicaseducação físicaprofessional developmentpedagogical concernsphysical educationEducaçãoPreocupações pedagógicas e desenvolvimento profissional em Educação Física: passo ou descompasso?Pedagogical concerns and professional development in physical education: step or mismatch?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/8837/2013%20-%20Bruno%20de%20Oliveira%20Costa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15544/2013%20-%20Bruno%20de%20Oliveira%20Costa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21822/2013%20-%20Bruno%20de%20Oliveira%20Costa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28232/2013%20-%20Bruno%20de%20Oliveira%20Costa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34628/2013%20-%20Bruno%20de%20Oliveira%20Costa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41004/2013%20-%20Bruno%20de%20Oliveira%20Costa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47444/2013%20-%20Bruno%20de%20Oliveira%20Costa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53854/2013%20-%20Bruno%20de%20Oliveira%20Costa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2510Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-11-01T17:47:44Z No. of bitstreams: 1 2013 - Bruno de Oliveira Costa.pdf: 983143 bytes, checksum: b24e9c2bdd02555eebb874922bce5db6 (MD5)Made available in DSpace on 2018-11-01T17:47:44Z (GMT). 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