Diretrizes para aprendizagem e desenvolvimento de competências gerenciais em ação em uma instituição científica tecnológica em saúde pública
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15108 |
Resumo: | A presente pesquisa aplicada visou propor diretrizes para a construção de um Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG) específico para gestores com formação em profissões de saúde que atuam nas unidades hospitalares de uma instituição científica tecnológica em saúde. Para tanto se realizou um estudo de caso de natureza qualitativa com foco nos processos de aprendizagem gerencial e de desenvolvimento de competências dos gestores das unidades hospitalares do INCA com formação em profissão de saúde. A coleta de dados se realizou mediante entrevistas semiestruturadas com 14 gestores com formação em diferentes profissões de saúde. A análise dos dados foi realizada por análise indutiva com interpretação hermenêutica. Evidenciou-se que os gestores aprendem e desenvolvem competências gerenciais por meio de processos de aprendizagem formal assim como de aprendizagem informal, destacando-se a contribuição da aprendizagem informal obtida ao longo da vivência gerencial. Identificou-se que os entrevistados desenvolveram em sua vivência gerencial nove competências gerenciais e reconheceram mais sete competências gerenciais requeridas aos gestores com formação em profissão de saúde que atuam na assistência em saúde no INCA. Com base nos resultados da pesquisa tornou-se possível definir cinco diretrizes para que no INCA se elabore um programa de desenvolvimento gerencial específico voltado a esses profissionais pautado por: (a) capacitações voltadas ao desenvolvimento de competências gerenciais evidenciadas e requeridas dos gestores do INCA; (b) estímulo aos gestores a buscarem capacitações que contribuam para seu desenvolvimento profissional em gestão; (c) incentivo ao compartilhamento de conhecimento entre os servidores; (d) integração entre as capacitações relacionadas aos projetos do INCA com o PDG, e; (e) periodicidade contínua para participação dos gestores no PDG. Assim, esta pesquisa produziu conhecimento científico empiricamente fundamentado para subsidiar os praticantes responsáveis por capacitação gerencial específica a realidade examinada e agrega ao acervo do conhecimento acadêmico sobre gestão e os processos de aprendizagem de competências gerenciais na ação no contexto do INCA, instituição da saúde pública brasileira |
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Silveira, Daniel Gonçalves MouraVillardi, Beatriz Quiroz672.690.957-87https://orcid.org/0000-0001-9541-1694http://lattes.cnpq.br/3613664703389917Villardi, Beatriz Quiroz672.690.957-87https://orcid.org/0000-0001-9541-1694http://lattes.cnpq.br/3613664703389917Silva, Anielson Barbosa da788.842.844-49https://orcid.org/0000-0002-6549-9733http://lattes.cnpq.br/3405428972303042Pinto, Vera Regina Ramoshttps://orcid.org/0000-0002-4629-1099http://lattes.cnpq.br/2906207119869583111.832.877-98https://orcid.org/0000-0002-0508-2776http://lattes.cnpq.br/23782614511329132023-12-22T03:10:37Z2023-12-22T03:10:37Z2021-09-28SILVEIRA, Daniel Gonçalves Moura. Diretrizes para aprendizagem e desenvolvimento de competências gerenciais em ação em uma instituição científica tecnológica em saúde pública. 2021. 167 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15108A presente pesquisa aplicada visou propor diretrizes para a construção de um Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG) específico para gestores com formação em profissões de saúde que atuam nas unidades hospitalares de uma instituição científica tecnológica em saúde. Para tanto se realizou um estudo de caso de natureza qualitativa com foco nos processos de aprendizagem gerencial e de desenvolvimento de competências dos gestores das unidades hospitalares do INCA com formação em profissão de saúde. A coleta de dados se realizou mediante entrevistas semiestruturadas com 14 gestores com formação em diferentes profissões de saúde. A análise dos dados foi realizada por análise indutiva com interpretação hermenêutica. Evidenciou-se que os gestores aprendem e desenvolvem competências gerenciais por meio de processos de aprendizagem formal assim como de aprendizagem informal, destacando-se a contribuição da aprendizagem informal obtida ao longo da vivência gerencial. Identificou-se que os entrevistados desenvolveram em sua vivência gerencial nove competências gerenciais e reconheceram mais sete competências gerenciais requeridas aos gestores com formação em profissão de saúde que atuam na assistência em saúde no INCA. Com base nos resultados da pesquisa tornou-se possível definir cinco diretrizes para que no INCA se elabore um programa de desenvolvimento gerencial específico voltado a esses profissionais pautado por: (a) capacitações voltadas ao desenvolvimento de competências gerenciais evidenciadas e requeridas dos gestores do INCA; (b) estímulo aos gestores a buscarem capacitações que contribuam para seu desenvolvimento profissional em gestão; (c) incentivo ao compartilhamento de conhecimento entre os servidores; (d) integração entre as capacitações relacionadas aos projetos do INCA com o PDG, e; (e) periodicidade contínua para participação dos gestores no PDG. Assim, esta pesquisa produziu conhecimento científico empiricamente fundamentado para subsidiar os praticantes responsáveis por capacitação gerencial específica a realidade examinada e agrega ao acervo do conhecimento acadêmico sobre gestão e os processos de aprendizagem de competências gerenciais na ação no contexto do INCA, instituição da saúde pública brasileiraCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis applied research aimed to propose guidelines for the construction of a specific Management Development Program (MDP) for managers with training in health professions working in the hospital units of a technological scientific public health institution. For this, a qualitative case study was carried out focusing on the processes of managerial learning and managerial competencies development of INCA hospital units who were originally trained in the health profession. Data collection was obtained through semi-structured interviews with 14 managers belonging to different health professions. Data analysis was performed by inductive analysis with hermeneutic interpretation. It was evidenced that managers learn and develop managerial competencies through formal learning processes as well as informal learning during their daily work, highlighting the contribution of informal learning in action obtained throughout their managerial lived experience. It was identified that the interviewees had developed nine managerial competencies in their management experience and recognized seven more managerial competencies required for these managers who were originally trained in the health profession who work in health care at INCA. Based on the results of the research, it became possible to define five guidelines for the INCA institution to develop a specific management development program aimed at these professionals which is to be based on: (a) training to stimulate the development of management competencies evidenced and required by INCA managers daily lived experience; (b) encouraging managers to seek training that contributes to their professional development in management; (c) encouraging the sharing of knowledge among servers; (d) integration between the training related to INCA projects with the MDP, and; (e) continuous periodicity for the participation of managers in the MDP. Thus, this research produced empirically grounded in scientific knowledge to support practitioners’ specific management training for the examined reality and enhances academic knowledge about management and the processes of learning managerial competencies in action in the context of a Brazilian public health institution as wellapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais AplicadasCompetências gerenciaisAprendizagem gerencialCapacitação gerencialSetor públicoInstituição de saúde públicaManagerial competenciesManagement learningManagerial developmentpublic administrationpublic health institutionAdministraçãoDiretrizes para aprendizagem e desenvolvimento de competências gerenciais em ação em uma instituição científica tecnológica em saúde públicaGuidelines for learning and development of managerial competencies in action at a scientific technological institution in public healthinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALMEIDA, Virginia Maria Leite de; JUNQUEIRA, Alina Reis Alves; DE OLIVEIRA, Eliane dos Santos. 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Competências gerenciais Aprendizagem gerencial Capacitação gerencial Setor público Instituição de saúde pública Managerial competencies Management learning Managerial development public administration public health institution Administração |
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A presente pesquisa aplicada visou propor diretrizes para a construção de um Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG) específico para gestores com formação em profissões de saúde que atuam nas unidades hospitalares de uma instituição científica tecnológica em saúde. Para tanto se realizou um estudo de caso de natureza qualitativa com foco nos processos de aprendizagem gerencial e de desenvolvimento de competências dos gestores das unidades hospitalares do INCA com formação em profissão de saúde. A coleta de dados se realizou mediante entrevistas semiestruturadas com 14 gestores com formação em diferentes profissões de saúde. A análise dos dados foi realizada por análise indutiva com interpretação hermenêutica. Evidenciou-se que os gestores aprendem e desenvolvem competências gerenciais por meio de processos de aprendizagem formal assim como de aprendizagem informal, destacando-se a contribuição da aprendizagem informal obtida ao longo da vivência gerencial. Identificou-se que os entrevistados desenvolveram em sua vivência gerencial nove competências gerenciais e reconheceram mais sete competências gerenciais requeridas aos gestores com formação em profissão de saúde que atuam na assistência em saúde no INCA. Com base nos resultados da pesquisa tornou-se possível definir cinco diretrizes para que no INCA se elabore um programa de desenvolvimento gerencial específico voltado a esses profissionais pautado por: (a) capacitações voltadas ao desenvolvimento de competências gerenciais evidenciadas e requeridas dos gestores do INCA; (b) estímulo aos gestores a buscarem capacitações que contribuam para seu desenvolvimento profissional em gestão; (c) incentivo ao compartilhamento de conhecimento entre os servidores; (d) integração entre as capacitações relacionadas aos projetos do INCA com o PDG, e; (e) periodicidade contínua para participação dos gestores no PDG. Assim, esta pesquisa produziu conhecimento científico empiricamente fundamentado para subsidiar os praticantes responsáveis por capacitação gerencial específica a realidade examinada e agrega ao acervo do conhecimento acadêmico sobre gestão e os processos de aprendizagem de competências gerenciais na ação no contexto do INCA, instituição da saúde pública brasileira |
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SILVEIRA, Daniel Gonçalves Moura. Diretrizes para aprendizagem e desenvolvimento de competências gerenciais em ação em uma instituição científica tecnológica em saúde pública. 2021. 167 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021. |
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