A habilidade de distinção entre fato e opinião: abordagem direcionada ao ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15430 |
Resumo: | Esta dissertação teve como objetivo discutir o ensino da habilidade “Distinguir fato da opinião relativa a este fato” sob uma ótica funcionalista e com vistas ao ensino-aprendizagem. Os sujeitos envolvidos na pesquisa são alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. O trabalho tornou-se relevante por se perceber que o ensino da habilidade em questão é em sua maioria direcionado à questões avaliativas, o que diminui as possibilidades de troca e interação útil ao ensino. A hipótese aqui levantada e comprovada é que a dificuldade com distinção entre fato e opinião se dava sobretudo devido ao modo como os conteúdos eram trabalhados, de maneira pouco contextual, e incentivando tentativas de acerto e erro. Quando fato e opinião são trabalhados de forma mediada e orientada à leitura e produção textual, com uso e observação dessas estruturas no texto, o aprendizado se desenvolve. A habilidade em questão se refere essencialmente a procedimentos de leitura, contudo trouxemos uma proposta de trabalhá-la em associação com a produção textual argumentativa, de modo que os alunos pudessem, mediante o trabalho com leitura e produção textual do gênero textual artigo de opinião desenvolver o senso crítico, compreender as marcas modalizadoras da opinião e a objetividade do fato. Como referenciais teóricos utilizamos essencialmente Koch (2018), a qual nos auxilia na compreensão do papel da modalização. Cunha, Oliveira e Martelotta (2003) elucidam o aspecto funcionalista de nossa discussão. Bakhtin (2003), Marcuschi (2008) e Dolz (2004) legitimam nosso entendimento de gêneros. Sinha (1999) encaminha a articulação sociocognitiva que a pesquisa acarreta, uma vez que a abordagem desenvolvida é microcontextual e considera a realidade de sujeitos situados. Fiorin (2017) auxilia na compreensão do fato e opinião nocontinuum argumentativo. Essas considerações teóricas foram úteis para a elaboração da pesquisa, construção do material de trabalho e análises feitas. Espera-se que esse trabalho contribua com discussão pedagógica ao ensino de língua portuguesa e desenvolvimento da habilidade de distinção entre o fato e a opinião relativa a ele, propondo materiais, orientações e possibilidades ao ensino. Por fim, salienta-se que o trabalho se faz necessário devido ao pouco material disponível para se trabalhar a questão envolvendo critérios linguísticos |
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Amaro, Claudia Almeida FerreiraSilva, Gerson Rodrigues da01787951782http://lattes.cnpq.br/0048327365729828Silva, Gerson Rodrigues daQuelhas, Iza Terezinha GonçalvesCosta, Wagner Alexandre dos Santos13194230786http://lattes.cnpq.br/71388820091113352023-12-22T03:17:12Z2023-12-22T03:17:12Z2017-02-27Amaro, Claudia Almeida Ferreira. A habilidade de distinção entre fato e opinião: abordagem direcionada ao ensino-aprendizagem. 2017. [249 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15430Esta dissertação teve como objetivo discutir o ensino da habilidade “Distinguir fato da opinião relativa a este fato” sob uma ótica funcionalista e com vistas ao ensino-aprendizagem. Os sujeitos envolvidos na pesquisa são alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. O trabalho tornou-se relevante por se perceber que o ensino da habilidade em questão é em sua maioria direcionado à questões avaliativas, o que diminui as possibilidades de troca e interação útil ao ensino. A hipótese aqui levantada e comprovada é que a dificuldade com distinção entre fato e opinião se dava sobretudo devido ao modo como os conteúdos eram trabalhados, de maneira pouco contextual, e incentivando tentativas de acerto e erro. Quando fato e opinião são trabalhados de forma mediada e orientada à leitura e produção textual, com uso e observação dessas estruturas no texto, o aprendizado se desenvolve. A habilidade em questão se refere essencialmente a procedimentos de leitura, contudo trouxemos uma proposta de trabalhá-la em associação com a produção textual argumentativa, de modo que os alunos pudessem, mediante o trabalho com leitura e produção textual do gênero textual artigo de opinião desenvolver o senso crítico, compreender as marcas modalizadoras da opinião e a objetividade do fato. Como referenciais teóricos utilizamos essencialmente Koch (2018), a qual nos auxilia na compreensão do papel da modalização. Cunha, Oliveira e Martelotta (2003) elucidam o aspecto funcionalista de nossa discussão. Bakhtin (2003), Marcuschi (2008) e Dolz (2004) legitimam nosso entendimento de gêneros. Sinha (1999) encaminha a articulação sociocognitiva que a pesquisa acarreta, uma vez que a abordagem desenvolvida é microcontextual e considera a realidade de sujeitos situados. Fiorin (2017) auxilia na compreensão do fato e opinião nocontinuum argumentativo. Essas considerações teóricas foram úteis para a elaboração da pesquisa, construção do material de trabalho e análises feitas. Espera-se que esse trabalho contribua com discussão pedagógica ao ensino de língua portuguesa e desenvolvimento da habilidade de distinção entre o fato e a opinião relativa a ele, propondo materiais, orientações e possibilidades ao ensino. Por fim, salienta-se que o trabalho se faz necessário devido ao pouco material disponível para se trabalhar a questão envolvendo critérios linguísticosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESThis dissertation aimed to discuss the teaching of the ability to "Distinguish fact from opinion regarding this fact" from a functionalist perspective and with a view to teaching-learning. The subjects involved in the research are students of the 8th year of primary education at a school of the City Hall of the City of Rio de Janeiro. The work became relevant because it is perceived that the teaching of the skill in question is mainly directed to the evaluation questions, which diminishes the possibilities of exchange and useful interaction to the teaching. The hypothesis raised and proven here is that the difficulty with distinguishing between fact and opinion was mainly due to the way in which the contents were worked in a rather contextual way and encouraging attempts at correctness and error. When fact and opinion are worked in a mediated way and oriented to reading and textual production, with use and observation of these structures in the text, the learning develops. The skill in question essentially refers to reading procedures, but we have brought a proposal to work it in association with textual argumentative production, so that students could, through work with reading and textual production of the textual genre, develop an opinion article the critical sense, to understand the marks of opinion and the objectivity of the fact. As theoretical references we use essentially Koch (2018), which helps us in understanding the role of modalization. Cunha, Oliveira and Martelotta (2003) elucidate the functionalist aspect of our discussion. Bakhtin (2003), Marcuschi (2008) and Dolz (2004) legitimize our understanding of genres. Sinha (1999) points out the sociocognitive articulation that the research entails, since the approach developed is microcontextual and considers the reality of subjects located. Fiorin (2017) assists in the understanding of fact and opinion in the argumentative continuum. These theoretical considerations were useful for the elaboration of the research, construction of the work material and analyzes made. It is hoped that this work will contribute to a pedagogical discussion on the teaching of Portuguese language and the development of the ability to distinguish between fact and opinion concerning it, proposing materials, guidelines and possibilities for teaching. Finally, it is emphasized that the work is necessary due to the little available material to work the question involving linguistic criteriaapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisHabilidadeLeituraEscritaSkillReadingWritingEducaçãoA habilidade de distinção entre fato e opinião: abordagem direcionada ao ensino-aprendizagemThe ability to distinguish between fact and opinion: teaching-learning approachinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisADAM, Jean-Michel. A linguística textual: introdução à análise textual dos discursos. São Paulo: Cortez, 2011. ALVES, Sheyla Brito; SILVA, Francisca Cordelia Oliveira da. A topicalização e outros deslocamentos: aspectos morfossintáticos e semânticos. In: BORTONI-RICARDO, Stella Maris et al. Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014. 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Esta dissertação teve como objetivo discutir o ensino da habilidade “Distinguir fato da opinião relativa a este fato” sob uma ótica funcionalista e com vistas ao ensino-aprendizagem. Os sujeitos envolvidos na pesquisa são alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. O trabalho tornou-se relevante por se perceber que o ensino da habilidade em questão é em sua maioria direcionado à questões avaliativas, o que diminui as possibilidades de troca e interação útil ao ensino. A hipótese aqui levantada e comprovada é que a dificuldade com distinção entre fato e opinião se dava sobretudo devido ao modo como os conteúdos eram trabalhados, de maneira pouco contextual, e incentivando tentativas de acerto e erro. Quando fato e opinião são trabalhados de forma mediada e orientada à leitura e produção textual, com uso e observação dessas estruturas no texto, o aprendizado se desenvolve. A habilidade em questão se refere essencialmente a procedimentos de leitura, contudo trouxemos uma proposta de trabalhá-la em associação com a produção textual argumentativa, de modo que os alunos pudessem, mediante o trabalho com leitura e produção textual do gênero textual artigo de opinião desenvolver o senso crítico, compreender as marcas modalizadoras da opinião e a objetividade do fato. Como referenciais teóricos utilizamos essencialmente Koch (2018), a qual nos auxilia na compreensão do papel da modalização. Cunha, Oliveira e Martelotta (2003) elucidam o aspecto funcionalista de nossa discussão. Bakhtin (2003), Marcuschi (2008) e Dolz (2004) legitimam nosso entendimento de gêneros. Sinha (1999) encaminha a articulação sociocognitiva que a pesquisa acarreta, uma vez que a abordagem desenvolvida é microcontextual e considera a realidade de sujeitos situados. Fiorin (2017) auxilia na compreensão do fato e opinião nocontinuum argumentativo. Essas considerações teóricas foram úteis para a elaboração da pesquisa, construção do material de trabalho e análises feitas. Espera-se que esse trabalho contribua com discussão pedagógica ao ensino de língua portuguesa e desenvolvimento da habilidade de distinção entre o fato e a opinião relativa a ele, propondo materiais, orientações e possibilidades ao ensino. Por fim, salienta-se que o trabalho se faz necessário devido ao pouco material disponível para se trabalhar a questão envolvendo critérios linguísticos |
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2017 |
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Amaro, Claudia Almeida Ferreira. A habilidade de distinção entre fato e opinião: abordagem direcionada ao ensino-aprendizagem. 2017. [249 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] . |
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