Estratégias de leitura e escrita no ciclo II da Educação de Jovens e Adultos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6197 |
Resumo: | A modalidade da EJA (Educação de Jovens e Adultos) possui particularidades em relação ao ensino regular da educação básica. Tem sido um desafio tornar o aluno eficaz na compreensão e produção textuais em sala de aula. Com essa realidade, faz-se necessário apresentar uma proposta de trabalho que desenvolva estratégias de leitura e escrita através de princípios teóricos metodológicos e facilitem a compreensão e produção textual de alunos da EJA. Facilitar a produção escrita de artigo de opinião a partir de temas polêmicos noticiados principalmente em programas de rádio, textos de jornais e revistas apresenta-se como um dos principais objetivos, como também, estratégia de leitura e escrita desse trabalho. Reescrever ou parafrasear bons textos, transformar um gênero em outro, escrever um artigo de opinião com base numa notícia falada ou escrita, planejar coletivamente um texto são propostas que o professor poderá desenvolver com sucesso em salas de EJA. A nossa pretensão é tornar o aluno um bom leitor, e com a habilidade da leitura, eficaz na escrita, transformando-o em um cidadão preparado para atuar no mercado de trabalho e na vida social. |
id |
UFCG_79731cd5c7cad95ee71f9b49336a216d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6197 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Estratégias de leitura e escrita no ciclo II da Educação de Jovens e Adultos.Reading and writing strategies in cycle II of Youth and Adult Education.Educação de jovens e adultosLeitura e escritaProdução textual - interpretaçãoHabilidade e leituraEstratégias de leituraYouth and Adult EducationReading and writingTextual production - interpretationSkill and readingReading StrategiesLetras.A modalidade da EJA (Educação de Jovens e Adultos) possui particularidades em relação ao ensino regular da educação básica. Tem sido um desafio tornar o aluno eficaz na compreensão e produção textuais em sala de aula. Com essa realidade, faz-se necessário apresentar uma proposta de trabalho que desenvolva estratégias de leitura e escrita através de princípios teóricos metodológicos e facilitem a compreensão e produção textual de alunos da EJA. Facilitar a produção escrita de artigo de opinião a partir de temas polêmicos noticiados principalmente em programas de rádio, textos de jornais e revistas apresenta-se como um dos principais objetivos, como também, estratégia de leitura e escrita desse trabalho. Reescrever ou parafrasear bons textos, transformar um gênero em outro, escrever um artigo de opinião com base numa notícia falada ou escrita, planejar coletivamente um texto são propostas que o professor poderá desenvolver com sucesso em salas de EJA. A nossa pretensão é tornar o aluno um bom leitor, e com a habilidade da leitura, eficaz na escrita, transformando-o em um cidadão preparado para atuar no mercado de trabalho e na vida social.The modality of the EJA (Youth and Adult Education) has particularities in relation to the regular education of basic education. It has been a challenge to make the learner effective in comprehension and textual production in the classroom. With this reality, it is necessary to present a work proposal that develops strategies of reading and writing through theoretical methodological principles and facilitate the comprehension and textual production of EJA students. Facilitating the written production of an opinion article based on controversial topics reported mainly in radio programs, newspapers and magazines texts is one of the main objectives, as well as the reading and writing strategy of this work. Rewriting or paraphrasing good texts, transforming one genre into another, writing an opinion article based on spoken or written news, collectively planning a text are proposals that the teacher can successfully develop in EJA rooms. Our intention is to make the student a good reader, and with the ability to read, effective in writing, transforming him into a citizen prepared to act in the labor market and in social life.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGCASTRO, Onireves Monteiro de.CASTRO, O. M.http://lattes.cnpq.br/3485957168495828CÂNDIDO, Sônia Maria.BARRETO, Maria Irisdene Batista.ABRANTES, Sandra Mara de Lima Silva.20182019-08-26T16:51:13Z2019-08-262019-08-26T16:51:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6197ABRANTES, Sandra Mara de Lima Silva. Estratégias de leitura e escrita no ciclo II da Educação de Jovens e Adultos. 2018. 70f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-12T20:48:27Zoai:localhost:riufcg/6197Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-12T20:48:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de leitura e escrita no ciclo II da Educação de Jovens e Adultos. Reading and writing strategies in cycle II of Youth and Adult Education. |
title |
Estratégias de leitura e escrita no ciclo II da Educação de Jovens e Adultos. |
spellingShingle |
Estratégias de leitura e escrita no ciclo II da Educação de Jovens e Adultos. ABRANTES, Sandra Mara de Lima Silva. Educação de jovens e adultos Leitura e escrita Produção textual - interpretação Habilidade e leitura Estratégias de leitura Youth and Adult Education Reading and writing Textual production - interpretation Skill and reading Reading Strategies Letras. |
title_short |
Estratégias de leitura e escrita no ciclo II da Educação de Jovens e Adultos. |
title_full |
Estratégias de leitura e escrita no ciclo II da Educação de Jovens e Adultos. |
title_fullStr |
Estratégias de leitura e escrita no ciclo II da Educação de Jovens e Adultos. |
title_full_unstemmed |
Estratégias de leitura e escrita no ciclo II da Educação de Jovens e Adultos. |
title_sort |
Estratégias de leitura e escrita no ciclo II da Educação de Jovens e Adultos. |
author |
ABRANTES, Sandra Mara de Lima Silva. |
author_facet |
ABRANTES, Sandra Mara de Lima Silva. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CASTRO, Onireves Monteiro de. CASTRO, O. M. http://lattes.cnpq.br/3485957168495828 CÂNDIDO, Sônia Maria. BARRETO, Maria Irisdene Batista. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ABRANTES, Sandra Mara de Lima Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Leitura e escrita Produção textual - interpretação Habilidade e leitura Estratégias de leitura Youth and Adult Education Reading and writing Textual production - interpretation Skill and reading Reading Strategies Letras. |
topic |
Educação de jovens e adultos Leitura e escrita Produção textual - interpretação Habilidade e leitura Estratégias de leitura Youth and Adult Education Reading and writing Textual production - interpretation Skill and reading Reading Strategies Letras. |
description |
A modalidade da EJA (Educação de Jovens e Adultos) possui particularidades em relação ao ensino regular da educação básica. Tem sido um desafio tornar o aluno eficaz na compreensão e produção textuais em sala de aula. Com essa realidade, faz-se necessário apresentar uma proposta de trabalho que desenvolva estratégias de leitura e escrita através de princípios teóricos metodológicos e facilitem a compreensão e produção textual de alunos da EJA. Facilitar a produção escrita de artigo de opinião a partir de temas polêmicos noticiados principalmente em programas de rádio, textos de jornais e revistas apresenta-se como um dos principais objetivos, como também, estratégia de leitura e escrita desse trabalho. Reescrever ou parafrasear bons textos, transformar um gênero em outro, escrever um artigo de opinião com base numa notícia falada ou escrita, planejar coletivamente um texto são propostas que o professor poderá desenvolver com sucesso em salas de EJA. A nossa pretensão é tornar o aluno um bom leitor, e com a habilidade da leitura, eficaz na escrita, transformando-o em um cidadão preparado para atuar no mercado de trabalho e na vida social. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-08-26T16:51:13Z 2019-08-26 2019-08-26T16:51:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6197 ABRANTES, Sandra Mara de Lima Silva. Estratégias de leitura e escrita no ciclo II da Educação de Jovens e Adultos. 2018. 70f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2018. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6197 |
identifier_str_mv |
ABRANTES, Sandra Mara de Lima Silva. Estratégias de leitura e escrita no ciclo II da Educação de Jovens e Adultos. 2018. 70f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2018. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744388899733504 |