O mismatch semântico na identificação do conflito gerador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Juliana Behrends de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15450
Resumo: O objetivo principal desta dissertação foi buscar caminhos que auxiliem o aluno a reconhecer o elemento da narrativa, conflito gerador, dentro da estrutura do conto, a partir de uma habilidade específica denominada Identificar o conflito gerador. É comum que durante o aprimoramento dessa habilidade, aconteçam mismatches, definido nesta pesquisa como uma falha no processo de compreensão da mensagem proferida. O problema abordado nesta dissertação foi a forma equivocada que o vocábulo conflito é compreendido pelos estudantes. A hipótese levantada, comprovada por meio de atividades diagnósticas, é que os alunos conceptualizam a palavra conflito conforme suas experiências cotidianas, ativando em suas memórias frames de violência, rivalidade e enfrentamento, dificultando o trabalho de desenvolvimento da habilidade em questão. Definiu-se como objetivos específicos, (a) pensar e oferecer ao aluno alternativas para a não ocorrência de mismatches semânticos na hora da identificação do conflito gerador e (b) promover atividades que levem o aluno a reconhecer os marcadores conjuntivos e temporais como auxiliadores dessa identificação. Optou-se pela inserção do gênero notícia para facilitar o reconhecimento do conflito gerador, já que a esta é tipologicamente narrativa, porém dotada de máxima objetividade e imparcialidade em sua redação. Em relação ao mismatch, propôs-se mediação pedagógica apoiada nos constructos teóricos de Kleiman (2000) e Solé (1998) que detalharam estratégias de antecipação e mediação de leitura. Já para o reconhecimento dos marcadores conjuntivos e temporais, pautou-se nos estudos de Macedo (1991) ao abordar as adversativas e os advérbios sob ótica semântica. O trabalho foi desenvolvido sob a metodologia pesquisa-ação nos termos de Tripp (2005) e Thiollent (1985), e objetivou produzir informações e conhecimentos de uso mais efetivo, promovendo condições para ações e transformações de situações dentro da própria escola. Para verificar estes eventos e estado de coisas, foi aplicada uma mediação pedagógica a alunos do 7º ano da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, de modo a alcançar o objetivo principal desta pesquisa que é o aprimoramento da habilidade em questão. Após a aplicação da mediação pedagógica, percebeu-se que a dificuldade de identificar o conflito gerador nas narrativas trabalhadas é consequência da dificuldade na leitura e na interpretação de textos e que os mismatches semânticos ocorrem por conta da deficiência na leitura e de um vocabulário pouco diversificado, fruto do pouco acesso a textos escritos de qualidade e influências do ambiente conflituoso que os jovens estão inseridos. Os resultados obtidos comprovaram que a habilidade de identificação do conflito gerador foi aprimorada, coadunando-se às expectativas iniciais desta pesquisa. Descobriu-se uma forma adequada de evitar o fenômeno aqui apresentado e chamado de mismatch semântico, facilitando a apreensão do conteúdo trabalhado. Esta pesquisa justificou-se pela escassez de exercícios relacionados à exploração dessa habilidade nos livros e cadernos pedagógicos comumente adotados nas escolas e, quando são trabalhados, manifestam-se por meio de atividades mecânicas e diretas, sem reflexão ou estratégias cognitivas de identificação.
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O problema abordado nesta dissertação foi a forma equivocada que o vocábulo conflito é compreendido pelos estudantes. A hipótese levantada, comprovada por meio de atividades diagnósticas, é que os alunos conceptualizam a palavra conflito conforme suas experiências cotidianas, ativando em suas memórias frames de violência, rivalidade e enfrentamento, dificultando o trabalho de desenvolvimento da habilidade em questão. Definiu-se como objetivos específicos, (a) pensar e oferecer ao aluno alternativas para a não ocorrência de mismatches semânticos na hora da identificação do conflito gerador e (b) promover atividades que levem o aluno a reconhecer os marcadores conjuntivos e temporais como auxiliadores dessa identificação. Optou-se pela inserção do gênero notícia para facilitar o reconhecimento do conflito gerador, já que a esta é tipologicamente narrativa, porém dotada de máxima objetividade e imparcialidade em sua redação. Em relação ao mismatch, propôs-se mediação pedagógica apoiada nos constructos teóricos de Kleiman (2000) e Solé (1998) que detalharam estratégias de antecipação e mediação de leitura. Já para o reconhecimento dos marcadores conjuntivos e temporais, pautou-se nos estudos de Macedo (1991) ao abordar as adversativas e os advérbios sob ótica semântica. O trabalho foi desenvolvido sob a metodologia pesquisa-ação nos termos de Tripp (2005) e Thiollent (1985), e objetivou produzir informações e conhecimentos de uso mais efetivo, promovendo condições para ações e transformações de situações dentro da própria escola. Para verificar estes eventos e estado de coisas, foi aplicada uma mediação pedagógica a alunos do 7º ano da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, de modo a alcançar o objetivo principal desta pesquisa que é o aprimoramento da habilidade em questão. Após a aplicação da mediação pedagógica, percebeu-se que a dificuldade de identificar o conflito gerador nas narrativas trabalhadas é consequência da dificuldade na leitura e na interpretação de textos e que os mismatches semânticos ocorrem por conta da deficiência na leitura e de um vocabulário pouco diversificado, fruto do pouco acesso a textos escritos de qualidade e influências do ambiente conflituoso que os jovens estão inseridos. Os resultados obtidos comprovaram que a habilidade de identificação do conflito gerador foi aprimorada, coadunando-se às expectativas iniciais desta pesquisa. Descobriu-se uma forma adequada de evitar o fenômeno aqui apresentado e chamado de mismatch semântico, facilitando a apreensão do conteúdo trabalhado. Esta pesquisa justificou-se pela escassez de exercícios relacionados à exploração dessa habilidade nos livros e cadernos pedagógicos comumente adotados nas escolas e, quando são trabalhados, manifestam-se por meio de atividades mecânicas e diretas, sem reflexão ou estratégias cognitivas de identificação.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, Brasil)The main objective of this dissertation was to find ways to help the student to recognize the element of the narrative, generating conflict, within the structure of the story, from a specific ability called Identifying the generating conflict. It is common that during the improvement of this ability, mismatches happen, defined in this research as a failure in the process of understanding the message delivered. The problem addressed in this dissertation was the misleading form that the word conflict is understood by students. The hypothesis raised, proven through diagnostic activities, is that students conceptualize the word conflict according to their daily experiences, activating in their memories frames of violence, rivalry and confrontation, making difficult the development work of the skill in question. It was defined as specific objectives, (a) to think and offer to the student alternatives for the non occurrence of semantic mismatches at the time of the identification of the generating conflict and (b) to promote activities that lead the student to recognize the conjunctive and temporal markers as identification. We opted for the insertion of the news genre to facilitate the recognition of the generating conflict, since it is typologically narrative, but endowed with maximum objectivity and impartiality in its writing. In relation to the mismatch, pedagogical mediation was proposed based on the theoretical constructs of Kleiman (2000) and Solé (1998) that detailed strategies of anticipation and mediation of reading. Already for the recognition of conjunctive and temporal markers, it was based on the studies of Macedo (1991) when addressing the adversatives and the adverbs under semantic optics. The work was developed under the research-action methodology under the terms of Tripp (2005) and Thiollent (1985), and aimed to produce information and knowledge of more effective use, promoting conditions for actions and transformations of situations within the school itself. To verify these events and state of affairs, a pedagogical mediation was applied to students of the 7th year of the State Department of Education of Rio de Janeiro, in order to reach the main objective of this research that is the improvement of the skill in question. After the application of pedagogical mediation, it was noticed that the difficulty of identifying the generating conflict in the narratives worked is a consequence of the difficulty in reading and interpreting texts and that the semantic mismatches occur due to the deficiency in reading and a little diversified vocabulary, due to the lack of access to quality written texts and influences of the conflicting environment that young people are inserted. The results obtained proved that the ability to identify the generating conflict was improved, in line with the initial expectations of this research. It was discovered a suitable way to avoid the phenomenon presented here and called semantic mismatch, facilitating the apprehension of the content worked. This research was justified by the scarcity of exercises related to the exploration of this ability in the books and pedagogical books commonly adopted in schools and, when they are worked, manifest themselves through mechanical and direct activities, without reflection or cognitive strategies of identification.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências ExatasConflito GeradorMismatchCogniçãoConflict GeneratorMismatchCognitionLetrasO mismatch semântico na identificação do conflito geradorThe semantic mismatch in the identification of the conflict generatorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/65710/2018%20-%20Juliana%20Behrends%20de%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4794Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-06-27T17:22:32Z No. of bitstreams: 1 2018 - Juliana Behrends de Souza.pdf: 9724080 bytes, checksum: 98ec0101d6758edc386e84b9b5870012 (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-27T17:22:32Z (GMT). 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