Equações diofantinas lineares: uma proposta para as séries finais do ensino fundamental
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Data de Publicação: | 2018 |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15560 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar uma proposta de sequência didática sobre Equações Diofantinas Lineares para aplicação nas séries finais do ensino fundamental da educação básica. Almeja-se, também, que, após a aplicação de algumas aulas sobre o tema, os alunos adquiram a capacidade de identificar situações-problemas que possam ser modelados e, em seguida, resolvidos por meio dessas equações. Para isso, serão abordados tópicos essenciais para a compreensão dos conteúdos envolvidos na elaboração da sequência didática, tais como: números inteiros, divisibilidade, divisão euclidiana, máximo divisor comum, algoritmo de Euclides e aritmética modular. Desta forma, tal trabalho se justifica uma vez que, em processos seletivos de concursos militares, Colégio Naval, Colégio Militar e EPCAr, e em provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP, aparecem questões que podem ser solucionadas com esta ferramenta e, também, pelo tema ser possível de assimilação pelos alunos das séries finais do ensino fundamental, pois os mesmos precisam ter apenas conhecimentos básicos de matemática. Além disso, pretende-se levar o aluno a perceber que a Matemática e importante para que ele compreenda e saiba solucionar situações-problema vivenciadas em seu cotidiano. |
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Oliveira, André Fellipe Franco Pereira deSaccomori Júnior, Cláudio Cesar07092170729http://lattes.cnpq.br/2180980997927698Saccomori Júnior, Cláudio CesarPereira, André Luiz MartinsSantos, Cleber Haubrichs dos10821428756http://lattes.cnpq.br/45222627605438822023-12-22T03:19:21Z2023-12-22T03:19:21Z2018-04-25Oliveira, Andre Felipe Franco Pereira de. Equações Diofantinas Lineares: uma proposta para as séries nais do ensino fundamental. 2018. 86 f. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15560O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar uma proposta de sequência didática sobre Equações Diofantinas Lineares para aplicação nas séries finais do ensino fundamental da educação básica. Almeja-se, também, que, após a aplicação de algumas aulas sobre o tema, os alunos adquiram a capacidade de identificar situações-problemas que possam ser modelados e, em seguida, resolvidos por meio dessas equações. Para isso, serão abordados tópicos essenciais para a compreensão dos conteúdos envolvidos na elaboração da sequência didática, tais como: números inteiros, divisibilidade, divisão euclidiana, máximo divisor comum, algoritmo de Euclides e aritmética modular. Desta forma, tal trabalho se justifica uma vez que, em processos seletivos de concursos militares, Colégio Naval, Colégio Militar e EPCAr, e em provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP, aparecem questões que podem ser solucionadas com esta ferramenta e, também, pelo tema ser possível de assimilação pelos alunos das séries finais do ensino fundamental, pois os mesmos precisam ter apenas conhecimentos básicos de matemática. Além disso, pretende-se levar o aluno a perceber que a Matemática e importante para que ele compreenda e saiba solucionar situações-problema vivenciadas em seu cotidiano.Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESThe aim of this dissertation is to present a proposal of a didactic sequence for Linear Diophantine Equations to be applied at the nal years of middle school. It is also expected that after some classes about the subject the students will be able to identify real word problems that can be modeled and solved through Linear Diophantine Equations. In order to achieve this objective essential topics for the understanding of the contents involved in the elaboration of the didactic sequence, such as: integers, divisibility, Euclidean division, greatest common divisor, Euclid's algorithm and modular arithmetic will be reviewed. Thus, this work is justi ed since in some selective processes of military competitions, Naval College, Military College and EPCAr, and also in the tests of the Brazilian Mathematics Olympiad of Public Schools - OBMEP, have some questions that can be solved with this tool, and due the fact it is a possible topic for assimilation by the students at the nal years of middle schools since they only need basic knowledge of mathematics. In addition, it is intended to lead the student to realize that mathematics is important so that he understands and knows how to solve problem situations experienced in his daily life.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUFRRJBrasilInstituto de Ciências ExatasEquações Diofantinas LinearesMáximo Divisor ComumAlgoritmo de EuclidesAritmética ModularLinear Diophantine Equations. . .Greatest Common DivisorEuclid's AlgorithmModular ArithmeticMatemáticaEquações diofantinas lineares: uma proposta para as séries finais do ensino fundamentalLinear diophantine equations: a proposal for the final years of middle schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis[1] ANDRINI, Alvaro. Praticando matemática 6. 4 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2015. [2] ARTIGUE, Michele. Engenharia Didática. In: BRUN, Jean. Didáctica das Matem áticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1996, p.193-217. [3] BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Terceira versão. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2017. [4] BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e Quarto ciclos do ensino fundamental: matem atica. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 1997. [5] BRASIL. Programa Nacional do Livro Didático 2014: matemática. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, Secretaria de Educação Básica, 2013. [6] COUTINHO, Severino Collier. Números Inteiros e Criptogra a RSA. 2 ed. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, 2005. [7] DOMINGUES, Hygino Hugueros. Fundamentos da Aritmética. S~ao Paulo: Editora Atual, 1991. [8] EVES, Howard. Introdução a História da Matemática. Campinas - SP: Editora Unicamp, 2004. [9] HEFEZ, Abramo. Aritmética. 1 ed. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matem ática, 2014. [10] LACERDA, José Carlos Admo. Praticando a Aritmética. 7 ed. Rio de Janeiro: XYZ, 2014. [11] OLIVEIRA, Marcelo Ru no de. Cole c~ao Elementos de Matem atica, 1. 3 ed. Fortaleza: Editora VestSeller, 2010. Se c~ao 3.4: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 84 [12] SOUZA, Joamir Roberto de. Vontade de saber matemática, 6 ano. 3 ed. São Paulo: FTD, 2015.https://tede.ufrrj.br/retrieve/64497/2018%20-%20Andr%c3%a9%20Felipe%20Franco%20Pereira%20de%20Oliveira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4500Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-04-05T13:21:54Z No. of bitstreams: 1 2018 - André Felipe Franco Pereira de Oliveira.pdf: 2101895 bytes, checksum: 70cffffc9d95a583af2caa12f68a0ff2 (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-05T13:21:54Z (GMT). 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O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar uma proposta de sequência didática sobre Equações Diofantinas Lineares para aplicação nas séries finais do ensino fundamental da educação básica. Almeja-se, também, que, após a aplicação de algumas aulas sobre o tema, os alunos adquiram a capacidade de identificar situações-problemas que possam ser modelados e, em seguida, resolvidos por meio dessas equações. Para isso, serão abordados tópicos essenciais para a compreensão dos conteúdos envolvidos na elaboração da sequência didática, tais como: números inteiros, divisibilidade, divisão euclidiana, máximo divisor comum, algoritmo de Euclides e aritmética modular. Desta forma, tal trabalho se justifica uma vez que, em processos seletivos de concursos militares, Colégio Naval, Colégio Militar e EPCAr, e em provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP, aparecem questões que podem ser solucionadas com esta ferramenta e, também, pelo tema ser possível de assimilação pelos alunos das séries finais do ensino fundamental, pois os mesmos precisam ter apenas conhecimentos básicos de matemática. Além disso, pretende-se levar o aluno a perceber que a Matemática e importante para que ele compreenda e saiba solucionar situações-problema vivenciadas em seu cotidiano. |
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[1] ANDRINI, Alvaro. Praticando matemática 6. 4 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2015. [2] ARTIGUE, Michele. Engenharia Didática. In: BRUN, Jean. Didáctica das Matem áticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1996, p.193-217. [3] BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Terceira versão. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2017. [4] BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e Quarto ciclos do ensino fundamental: matem atica. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 1997. [5] BRASIL. Programa Nacional do Livro Didático 2014: matemática. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, Secretaria de Educação Básica, 2013. [6] COUTINHO, Severino Collier. Números Inteiros e Criptogra a RSA. 2 ed. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, 2005. [7] DOMINGUES, Hygino Hugueros. Fundamentos da Aritmética. S~ao Paulo: Editora Atual, 1991. [8] EVES, Howard. Introdução a História da Matemática. Campinas - SP: Editora Unicamp, 2004. [9] HEFEZ, Abramo. Aritmética. 1 ed. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matem ática, 2014. [10] LACERDA, José Carlos Admo. Praticando a Aritmética. 7 ed. Rio de Janeiro: XYZ, 2014. [11] OLIVEIRA, Marcelo Ru no de. Cole c~ao Elementos de Matem atica, 1. 3 ed. Fortaleza: Editora VestSeller, 2010. Se c~ao 3.4: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 84 [12] SOUZA, Joamir Roberto de. Vontade de saber matemática, 6 ano. 3 ed. São Paulo: FTD, 2015. |
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