Gerencialismo escolar e relações de poder: a GIDE como instrumento disciplinar na Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13089 |
Resumo: | Com o advento do modelo gerencial na educação, surge um novo discurso, pautado em uma perspectiva neoliberal e inserido em um contexto marcado pela cultura do empreendedorismo, no qual se observa uma intenção de modificar o sentido educativo da escola e seus profissionais. De uma escola focada na formação integral e humana dos alunos, que utiliza os conhecimentos historicamente produzidos como meio de fazê-los alcançar um novo estágio de consciência crítica, muda-se para uma escola técnica capaz de oferecer resposta rápida às novas e inconstantes exigências do mercado e às políticas públicas educacionais voltadas para o mercado de trabalho. A gestão da escola adquire semelhança à de uma empresa, pautada por relações de poder disciplinares que visam potencializar esse caráter e formar um novo profissionalismo, através de uma coerção constante que capta o consentimento das subjetividades envolvidas, mais gerenciável e submissa a essas novas exigências. Essa dissertação analisa o conteúdo do discurso do modelo gerencial adotado pela SEEDUC-RJ a partir de 2010, conforme expresso nos livros que orientaram esse modelo. Conclui que a principal característica do modelo estudado é a busca de uma padronização das escolas para alcançar os resultados pretendidos, levando a comunidade escolar a adotar comportamentos que contribuam para o alcance de resultados e tornem a escola mais competitiva frente ao mercado. |
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Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação, Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2016.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13089Com o advento do modelo gerencial na educação, surge um novo discurso, pautado em uma perspectiva neoliberal e inserido em um contexto marcado pela cultura do empreendedorismo, no qual se observa uma intenção de modificar o sentido educativo da escola e seus profissionais. De uma escola focada na formação integral e humana dos alunos, que utiliza os conhecimentos historicamente produzidos como meio de fazê-los alcançar um novo estágio de consciência crítica, muda-se para uma escola técnica capaz de oferecer resposta rápida às novas e inconstantes exigências do mercado e às políticas públicas educacionais voltadas para o mercado de trabalho. A gestão da escola adquire semelhança à de uma empresa, pautada por relações de poder disciplinares que visam potencializar esse caráter e formar um novo profissionalismo, através de uma coerção constante que capta o consentimento das subjetividades envolvidas, mais gerenciável e submissa a essas novas exigências. Essa dissertação analisa o conteúdo do discurso do modelo gerencial adotado pela SEEDUC-RJ a partir de 2010, conforme expresso nos livros que orientaram esse modelo. Conclui que a principal característica do modelo estudado é a busca de uma padronização das escolas para alcançar os resultados pretendidos, levando a comunidade escolar a adotar comportamentos que contribuam para o alcance de resultados e tornem a escola mais competitiva frente ao mercado.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe adoption of a management-based educational model (GIDE) by the state of Rio de Janeiro brings with it a new discourse, based in a neoliberal perspective and situated in a context marked by the entrepreneurship culture. With it comes the intention of modifying the educational culture provided by public schools and its professionals. From a model focused in the human formation, which uses historically produced knowledges with the intention to guide students towards a higher level of conscience, to a technical model able to offer fast answers to the new and constantly changing requirements of the market and of the modern educational policies. Schools are managed as if they were businesses, guided by disciplinary power relations, which aim to leverage this aspect and create a new professionalism, through constant coercion that captures the consent of the persons involved, more manageable and submissive to these new requirements, inducing them to more competitive behaviors and work towards results.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto de EducaçãoGestão integrada da escolaRelações de poderDisciplinaPolíticas educacionaisSchool managementPower relationsDisciplineEducational policyEducaçãoGerencialismo escolar e relações de poder: a GIDE como instrumento disciplinar na Rede Estadual de Ensino do Rio de JaneiroSchool management and power relatioships: GIDE as a disciplinary instrument in the State Schools of Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALVES, Giovanni. 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Texto para o Simpósio Espaços e tempos escolares, no 10º EDIPE, Rio de Janeiro, 31 de maio de 2000.https://tede.ufrrj.br/retrieve/67502/2016%20-%20Gabriel%20Guimar%c3%a3es%20Melga%c3%a7o%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5227Submitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2021-11-09T13:29:11Z No. of bitstreams: 1 2016 - Gabriel Guimarães Melgaço da Silva.pdf: 1394696 bytes, checksum: 91d80c65c41bb8c43d670f6677983284 (MD5)Made available in DSpace on 2021-11-09T13:29:11Z (GMT). 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Com o advento do modelo gerencial na educação, surge um novo discurso, pautado em uma perspectiva neoliberal e inserido em um contexto marcado pela cultura do empreendedorismo, no qual se observa uma intenção de modificar o sentido educativo da escola e seus profissionais. De uma escola focada na formação integral e humana dos alunos, que utiliza os conhecimentos historicamente produzidos como meio de fazê-los alcançar um novo estágio de consciência crítica, muda-se para uma escola técnica capaz de oferecer resposta rápida às novas e inconstantes exigências do mercado e às políticas públicas educacionais voltadas para o mercado de trabalho. A gestão da escola adquire semelhança à de uma empresa, pautada por relações de poder disciplinares que visam potencializar esse caráter e formar um novo profissionalismo, através de uma coerção constante que capta o consentimento das subjetividades envolvidas, mais gerenciável e submissa a essas novas exigências. Essa dissertação analisa o conteúdo do discurso do modelo gerencial adotado pela SEEDUC-RJ a partir de 2010, conforme expresso nos livros que orientaram esse modelo. Conclui que a principal característica do modelo estudado é a busca de uma padronização das escolas para alcançar os resultados pretendidos, levando a comunidade escolar a adotar comportamentos que contribuam para o alcance de resultados e tornem a escola mais competitiva frente ao mercado. |
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2016 |
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SILVA, Gabriel Guimarães Melgaço. Gerencialismo escolar e relações de poder: a GIDE como instrumento disciplinar na Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação, Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2016. |
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