Por uma Geografia dos riscos nos currículos: análise da formação dos professores de Geografia da rede municipal de ensino de Petrópolis – RJ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18108 |
Resumo: | As questões socioambientais tem sido motivo de muitas discussões e reflexões devido à crise ambiental. Diversos estudos demonstram que uma relação mais estreita existente entre ser humano e a natureza vem se perdendo ao longo dos anos. Nesse contexto, encontra-se nosso recorte espacial, a cidade de Petrópolis – RJ, afetada todos os anos por eventos de movimentos de massa. Este trabalho tem como como objetivo geral investigar se em suas formações, em licenciatura em Geografia, houveram abordagens sobre riscos naturais, uma vez que, o município em questão é frequentemente assolado por eventos desta natureza. As condições climáticas, geológicas, geomorfológicas e de uso e ocupação dos solos levam todos os anos a ocorrência de diversos eventos de desastres naturais no município supracitado. Sendo assim, esta pesquisa busca a partir das discussões possíveis no âmbito da educação e do ensino de Geografia levantar e analisar as abordagens de riscos a partir dos professores de Geografia. Para tal, utilizou-se do questionário online para o levantamento dos dados. Também houve a análise das matrizes curriculares dos cursos. As informações foram analisadas a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (1979) que busca encontrar respostas para as questões formuladas, confirmando ou não as hipóteses estabelecidas antes do trabalho de investigação. A pesquisa possibilitou verificar que os participantes não tiveram, em sua formação inicial e/ou continuada em Geografia, o tema risco abordado diretamente, como comprovado em suas respostas, sobre as disciplinas ofertadas, optativas frequentadas e formação continuada realizada. As análises das matrizes curriculares das licenciaturas em Geografia das universidades investigadas revelaram a inexistência de disciplinas que discutam diretamente as discussões sobre riscos, devendo apenas as disciplinas ligadas a Geografia Física possíveis aproximações. Refletir sobre as diferentes concepções sobre os aspectos físicos do meio contribui para compreender suas interações com as ações antrópicas. Conhecer os elementos e processos da dinâmica natural contribui para o desenvolvimento intelectual dos alunos, possibilitando a compreensão e análise dos processos espaciais do lugar onde estão inseridos. |
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Oliveira, Junimar José Américo deCardoso, Cristianehttps://orcid.org/0000-0002-7301-357Xhttp://lattes.cnpq.br/9808125440949096Cardoso, CristianeSantos, Clézio dosQueiroz, Edileuza Dias deFaria, André Luiz Lopes deGuerra, Antônio José Teixeirahttps://orcid.org/0000-0001-7086-9543http://lattes.cnpq.br/82467465074252552024-09-11T20:07:15Z2024-09-11T20:07:15Z2018-11-05OLIVEIRA, Junimar José Américo de. Por uma Geografia dos riscos nos currículos: análise da formação dos professores de Geografia da rede municipal de ensino de Petrópolis – RJ. 2018. 88 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Instituto de Agronomia/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ. 2018.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18108As questões socioambientais tem sido motivo de muitas discussões e reflexões devido à crise ambiental. Diversos estudos demonstram que uma relação mais estreita existente entre ser humano e a natureza vem se perdendo ao longo dos anos. Nesse contexto, encontra-se nosso recorte espacial, a cidade de Petrópolis – RJ, afetada todos os anos por eventos de movimentos de massa. Este trabalho tem como como objetivo geral investigar se em suas formações, em licenciatura em Geografia, houveram abordagens sobre riscos naturais, uma vez que, o município em questão é frequentemente assolado por eventos desta natureza. As condições climáticas, geológicas, geomorfológicas e de uso e ocupação dos solos levam todos os anos a ocorrência de diversos eventos de desastres naturais no município supracitado. Sendo assim, esta pesquisa busca a partir das discussões possíveis no âmbito da educação e do ensino de Geografia levantar e analisar as abordagens de riscos a partir dos professores de Geografia. Para tal, utilizou-se do questionário online para o levantamento dos dados. Também houve a análise das matrizes curriculares dos cursos. As informações foram analisadas a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (1979) que busca encontrar respostas para as questões formuladas, confirmando ou não as hipóteses estabelecidas antes do trabalho de investigação. A pesquisa possibilitou verificar que os participantes não tiveram, em sua formação inicial e/ou continuada em Geografia, o tema risco abordado diretamente, como comprovado em suas respostas, sobre as disciplinas ofertadas, optativas frequentadas e formação continuada realizada. As análises das matrizes curriculares das licenciaturas em Geografia das universidades investigadas revelaram a inexistência de disciplinas que discutam diretamente as discussões sobre riscos, devendo apenas as disciplinas ligadas a Geografia Física possíveis aproximações. Refletir sobre as diferentes concepções sobre os aspectos físicos do meio contribui para compreender suas interações com as ações antrópicas. Conhecer os elementos e processos da dinâmica natural contribui para o desenvolvimento intelectual dos alunos, possibilitando a compreensão e análise dos processos espaciais do lugar onde estão inseridos.Socio-environmental issues have been the subject of many discussions and reflections due to the environmental crisis. Several studies have shown that a closer relationship between human beings and nature has been lost over the years. In this context, we find our spatial clipping, the city of Petrópolis - RJ, affected every year by events of mass movements. The main objective of this work is to investigate whether there were any approaches to natural hazards in its degrees, in the degree in Geography, since the municipality in question is often beset by events of this nature. The climatic, geological, geomorphological and soil use and occupation conditions cause every year the occurrence of several natural disaster events in the municipality mentioned above. Thus, this research seeks from the possible discussions in the scope of education and the teaching of Geography to raise and analyze the approaches of risks from the teachers of Geography. To do this, the online questionnaire was used to collect the data. There was also the analysis of the curricular matrices of the courses. The information was analyzed from the Content Analysis of Bardin (1979) that seeks to find answers to the questions formulated, confirming or not the hypotheses established before the research work. The research made it possible to verify that the participants did not have, in their initial and / or continued formation in Geography, the topic directly addressed, as proven in their answers, about the subjects offered, electives attended and continued formation. The analyzes of the curricula of the degrees in Geography of the investigated universities revealed the lack of disciplines that directly discuss the discussions about risks, and only the disciplines related to Physical Geography are possible approximations. Reflecting on the different conceptions about the physical aspects of the environment helps to understand their interactions with anthropic actions. Knowing the elements and processes of the natural dynamics contributes to the intellectual development of the students, making possible the understanding and analysis of the spatial processes of the place where they are inserted.porUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuGeografiaGeografiaEnsinoGeografia dos RiscosFormação em GeografiaTeachingGeography of RisksTraining in GeographyPor uma Geografia dos riscos nos currículos: análise da formação dos professores de Geografia da rede municipal de ensino de Petrópolis – RJFor a geography of risks in the curriculum: analysis of the training of geography teachers of the municipal school network of Petrópolis - RJinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAAKER, A. et al. Marketing Research. 11th ed. New York: John Wiley & Sons, Inc, 2013. AFONSO, A. E. 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As questões socioambientais tem sido motivo de muitas discussões e reflexões devido à crise ambiental. Diversos estudos demonstram que uma relação mais estreita existente entre ser humano e a natureza vem se perdendo ao longo dos anos. Nesse contexto, encontra-se nosso recorte espacial, a cidade de Petrópolis – RJ, afetada todos os anos por eventos de movimentos de massa. Este trabalho tem como como objetivo geral investigar se em suas formações, em licenciatura em Geografia, houveram abordagens sobre riscos naturais, uma vez que, o município em questão é frequentemente assolado por eventos desta natureza. As condições climáticas, geológicas, geomorfológicas e de uso e ocupação dos solos levam todos os anos a ocorrência de diversos eventos de desastres naturais no município supracitado. Sendo assim, esta pesquisa busca a partir das discussões possíveis no âmbito da educação e do ensino de Geografia levantar e analisar as abordagens de riscos a partir dos professores de Geografia. Para tal, utilizou-se do questionário online para o levantamento dos dados. Também houve a análise das matrizes curriculares dos cursos. As informações foram analisadas a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (1979) que busca encontrar respostas para as questões formuladas, confirmando ou não as hipóteses estabelecidas antes do trabalho de investigação. A pesquisa possibilitou verificar que os participantes não tiveram, em sua formação inicial e/ou continuada em Geografia, o tema risco abordado diretamente, como comprovado em suas respostas, sobre as disciplinas ofertadas, optativas frequentadas e formação continuada realizada. As análises das matrizes curriculares das licenciaturas em Geografia das universidades investigadas revelaram a inexistência de disciplinas que discutam diretamente as discussões sobre riscos, devendo apenas as disciplinas ligadas a Geografia Física possíveis aproximações. Refletir sobre as diferentes concepções sobre os aspectos físicos do meio contribui para compreender suas interações com as ações antrópicas. Conhecer os elementos e processos da dinâmica natural contribui para o desenvolvimento intelectual dos alunos, possibilitando a compreensão e análise dos processos espaciais do lugar onde estão inseridos. |
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2018 |
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OLIVEIRA, Junimar José Américo de. Por uma Geografia dos riscos nos currículos: análise da formação dos professores de Geografia da rede municipal de ensino de Petrópolis – RJ. 2018. 88 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Instituto de Agronomia/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ. 2018. |
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