Considerações sobre a importância do corpo em Schopenhauer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Tatiane Felix de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13520
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo levantar questões sobre a relevância do corpo como instrumento para o conhecimento do mundo a partir da obra de Arthur Schopenhauer intitulada O Mundo Como vontade e representação. Esta, de certo modo, tem elaborada sua teoria sobre o conhecimento do mundo a partir de uma influência clara do kantismo ao afirmar que o mundo como conhecemos é mera aparência ou fenômeno da realidade em si. Esse fenômeno passa a ser denominado por Schopenhauer como representação, enquanto a coisa em si do mundo seria chamada por ele de vontade. Entender o conceito de corpo, sua função e sua importância como mediador do conhecimento entre o sujeito que conhece, a representação conhecida e a Vontade, mostra-se relevante para o entendimento do mundo como Representação e como Vontade, nos possibilitando compreender o mundo visto sob pontos de vista diferentes, assim como entender dupla significação do corpo em seu sistema metafísico que ora aparece como Representação e ora aparece como Vontade, nos possibilitando o conhecimento de ambos.
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Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13520O presente trabalho tem por objetivo levantar questões sobre a relevância do corpo como instrumento para o conhecimento do mundo a partir da obra de Arthur Schopenhauer intitulada O Mundo Como vontade e representação. Esta, de certo modo, tem elaborada sua teoria sobre o conhecimento do mundo a partir de uma influência clara do kantismo ao afirmar que o mundo como conhecemos é mera aparência ou fenômeno da realidade em si. Esse fenômeno passa a ser denominado por Schopenhauer como representação, enquanto a coisa em si do mundo seria chamada por ele de vontade. Entender o conceito de corpo, sua função e sua importância como mediador do conhecimento entre o sujeito que conhece, a representação conhecida e a Vontade, mostra-se relevante para o entendimento do mundo como Representação e como Vontade, nos possibilitando compreender o mundo visto sob pontos de vista diferentes, assim como entender dupla significação do corpo em seu sistema metafísico que ora aparece como Representação e ora aparece como Vontade, nos possibilitando o conhecimento de ambos.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe purpose of this work is to raise questions about the relevance of the body as an instrument for the knowledge of the world, based on Arthur Schopenhauer's work entitled The World as Will and Representation. The latter, in a way, elaborates its theory on the knowledge of the world from a clear influence of Kantism when it affirms that the world as we know it is a mere appearance or phenomenon of reality itself. This phenomenon comes to be called by Schopenhauer as representation, while the thing in the world itself would be called by him will. Understanding the concept of the body, its function and its importance as a mediator of knowledge between the subject who knows, the known representation and the Will, proves to be relevant for understanding the world as Representation and as Will, enabling us to understand the world seen under different points of view, as well as understanding the double meaning of the body in its metaphysical system that sometimes appears as Representation and sometimes appears as Will, enabling us to know both.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisCorpoRepresentaçãoVontadeBodyRepresentationWillFilosofiaConsiderações sobre a importância do corpo em SchopenhauerConsiderations about the importance of the body in Schopenhauerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBARBOZA, Jair. A metafísica do belo de Arthur Schopenhauer. São Paulo: Humanitas/ Fapesp, 2001. Metafísica e imanência em Schopenhauer com um olhar especial para Nietzsche. Revista Voluntas: Estudos sobre Schopenhauer . v.7,n.1,p.74-83, 2016. Schopenhauer. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Ed., 2003. Schopenhauer: A decifração do enigma do mundo. São Paulo: Moderna, 1997. BARROS, Roberto de A. P. Metafísica imanente: Schopenhauer como ponto de inflexão. Revista Voluntas: Estudos sobre Schopenhauer. v.8,n.2,p.02-14, 2017. BASSOL, Selma. A filosofia como decifração do enigma do mundo. Revista Voluntas: Estudos sobre Schopenhauer. v.8,n.2,p.15-27, 2017. BRUM, José Thomaz. O Pessimismo e suas Vontades. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. CACCIOLA, Maria Lúcia Mello e Oliveira. Schopenhauer e a questão do dogmatismo. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994. Schopenhauer e a crítica da razão. A razão e as representações abastratas. Discurso. Departamento de Filosofia da FFLCH da USP, São Paulo, v. 15, p. 91-106, 1983. CAYGILL, H. Dicionário Kant. Tradução de Valério Rohden. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. DEBONA, Vilmar. Schopenhauer e as formas da razão. São Paulo: Annablume, 2010. A outra face do pessimismo: caráter, ação e sabedoria da vida em Schopenhauer. Loyola, 2020. GHIRALDELLI JR, P. O Corpo: Filosofia e Educação. São Paulo: Ática, 2007. KANT, I. Crítica da Razão Pura. São Paulo: Abril Cultural, Col. “Os Pensadores”, 1983. MENDONÇA. Marinella Morgana. O papel do corpo no pensamento ético de Schopenhauer. Voluntas: Revista internacional de filosofia. UFSM, Santa Maria, v.10,n.1,p.110-123, 2019. 94 MONTEIRO, Fernando J.S. 10 lições sobre Schopenhauer. 2a ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. PLATÃO, A República. Col. “Os Pensadores”. São Paulo: Nova Cultural, 1999. SAFRANSKI, Rudiger. Schopenhauer e os anos mais selvagens da filosofia: uma biografia. Tradução de Willian Lagos. São Paulo: Geração Editorial, 2011. SCHOPENHAUER, Arthur. Aforismos para sabedoria de vida. Tradução, prefácio e notas de Jair Barboza; revisão da tradução de Karina Jannini - São Paulo: Editora Martins Fontes, 2002. Fragmentos para a história da filosofia. Tradução de Maria Lúcia Cacciola. São Paulo: Iluminuras, 2003. La cuadruple raiz del principio de razón suficiente. Tradução: Eduardo Ovejero y Maury. Buenos Aires: Libreria “El Ateneo” Editorial, 1950. Metafísica do belo. Tradução, apresentação e notas de Jair Barbosa. São Paulo: Editora UNESP, 2003. Sobre a filosofia universitária. Tradução de Maria Lúcia Cacciola e Márcio Suzuki. São Paulo: Martins Fontes, 2001. Sobre a quadrúplice raiz do princípio da razão suficiente: Uma dissertação filosófica/ Arthur Schopenhauer; tradução: Oswaldo Giacoia Júnior e Gabriel Valladão Silva. — Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2019. O mundo como vontade e como representação. Tomo I; tradução, apresentação, notas e índices de Jair Barboza. — São Paulo: Editora UNESP, 2013 O mundo como vontade e como representação. Tomo II; tradução, apresentação, notas e índices de Jair Barboza. — São Paulo: Editora UNESP, 2015 O mundo como vontade e representação. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001.https://tede.ufrrj.br/retrieve/74533/2021%20-%20Tatiane%20Felix%20de%20Carvalho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6867Submitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2023-08-25T12:24:19Z No. of bitstreams: 1 2021 - Tatiane Felix de Carvalho.pdf: 904996 bytes, checksum: bed1d780aaebe833d3296d4743369bf9 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-25T12:24:19Z (GMT). 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