A dupla dicotomia do ensino agrícola no Brasil (1930-1960)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Mendonça, Sonia Regina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
Texto Completo: https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/271
Resumo: A discussão sobre o ensino agrícola no Brasil teve seu apogeu, nos anos 1920, em meio a um debate entre a vertente defensora do ensino agrícola alfabetizador e a que o postulava como educação para o trabalho. Entre anos 1930 e 1950, essa controvérsia envolveu inúmeras agências do Estado. A conjuntura do pós-Segunda Guerra Mundial propiciou a aproximaçãoBrasil-EUA. Daí resultou um conjunto de acordos de “cooperação” responsáveis tanto pela consolidação da vertente “ruralizadora” do ensino agrícola, quanto por sua redefinição, transmutando-se sua dimensão escolar em “assistência técnica”. Nesse registro, o “ensino agrícola” no Brasil consolidou discursos e práticas tecnicistas como instrumentos da negação dos conflitos no campo consagrando uma identidade subalterna do trabalhador rural.
id UFRRJ-4_38df0f79ec9a366af882a3740df0c1d0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/271
network_acronym_str UFRRJ-4
network_name_str Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
repository_id_str
spelling A dupla dicotomia do ensino agrícola no Brasil (1930-1960)A discussão sobre o ensino agrícola no Brasil teve seu apogeu, nos anos 1920, em meio a um debate entre a vertente defensora do ensino agrícola alfabetizador e a que o postulava como educação para o trabalho. Entre anos 1930 e 1950, essa controvérsia envolveu inúmeras agências do Estado. A conjuntura do pós-Segunda Guerra Mundial propiciou a aproximaçãoBrasil-EUA. Daí resultou um conjunto de acordos de “cooperação” responsáveis tanto pela consolidação da vertente “ruralizadora” do ensino agrícola, quanto por sua redefinição, transmutando-se sua dimensão escolar em “assistência técnica”. Nesse registro, o “ensino agrícola” no Brasil consolidou discursos e práticas tecnicistas como instrumentos da negação dos conflitos no campo consagrando uma identidade subalterna do trabalhador rural.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)2013-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/271Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 14, n. 1Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 14, n. 1Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 14, n. 12526-7752reponame:Estudos Sociedade e Agricultura (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/271/267de Mendonça, Sonia Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-15T19:13:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/271Revistahttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esaPUBhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/oaiestudoscpda@gmail.com||2526-77521413-0580opendoar:2018-01-15T19:13:14Estudos Sociedade e Agricultura (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A dupla dicotomia do ensino agrícola no Brasil (1930-1960)
title A dupla dicotomia do ensino agrícola no Brasil (1930-1960)
spellingShingle A dupla dicotomia do ensino agrícola no Brasil (1930-1960)
de Mendonça, Sonia Regina
title_short A dupla dicotomia do ensino agrícola no Brasil (1930-1960)
title_full A dupla dicotomia do ensino agrícola no Brasil (1930-1960)
title_fullStr A dupla dicotomia do ensino agrícola no Brasil (1930-1960)
title_full_unstemmed A dupla dicotomia do ensino agrícola no Brasil (1930-1960)
title_sort A dupla dicotomia do ensino agrícola no Brasil (1930-1960)
author de Mendonça, Sonia Regina
author_facet de Mendonça, Sonia Regina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Mendonça, Sonia Regina
description A discussão sobre o ensino agrícola no Brasil teve seu apogeu, nos anos 1920, em meio a um debate entre a vertente defensora do ensino agrícola alfabetizador e a que o postulava como educação para o trabalho. Entre anos 1930 e 1950, essa controvérsia envolveu inúmeras agências do Estado. A conjuntura do pós-Segunda Guerra Mundial propiciou a aproximaçãoBrasil-EUA. Daí resultou um conjunto de acordos de “cooperação” responsáveis tanto pela consolidação da vertente “ruralizadora” do ensino agrícola, quanto por sua redefinição, transmutando-se sua dimensão escolar em “assistência técnica”. Nesse registro, o “ensino agrícola” no Brasil consolidou discursos e práticas tecnicistas como instrumentos da negação dos conflitos no campo consagrando uma identidade subalterna do trabalhador rural.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/271
url https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/271/267
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 14, n. 1
Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 14, n. 1
Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 14, n. 1
2526-7752
reponame:Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
collection Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
repository.name.fl_str_mv Estudos Sociedade e Agricultura (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv estudoscpda@gmail.com||
_version_ 1797077444558061568