A dupla dicotomia do ensino agrícola no Brasil (1930-1960)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Sociedade e Agricultura (Online) |
Texto Completo: | https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/271 |
Resumo: | A discussão sobre o ensino agrícola no Brasil teve seu apogeu, nos anos 1920, em meio a um debate entre a vertente defensora do ensino agrícola alfabetizador e a que o postulava como educação para o trabalho. Entre anos 1930 e 1950, essa controvérsia envolveu inúmeras agências do Estado. A conjuntura do pós-Segunda Guerra Mundial propiciou a aproximaçãoBrasil-EUA. Daí resultou um conjunto de acordos de “cooperação” responsáveis tanto pela consolidação da vertente “ruralizadora” do ensino agrícola, quanto por sua redefinição, transmutando-se sua dimensão escolar em “assistência técnica”. Nesse registro, o “ensino agrícola” no Brasil consolidou discursos e práticas tecnicistas como instrumentos da negação dos conflitos no campo consagrando uma identidade subalterna do trabalhador rural. |
id |
UFRRJ-4_38df0f79ec9a366af882a3740df0c1d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/271 |
network_acronym_str |
UFRRJ-4 |
network_name_str |
Estudos Sociedade e Agricultura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A dupla dicotomia do ensino agrícola no Brasil (1930-1960)A discussão sobre o ensino agrícola no Brasil teve seu apogeu, nos anos 1920, em meio a um debate entre a vertente defensora do ensino agrícola alfabetizador e a que o postulava como educação para o trabalho. Entre anos 1930 e 1950, essa controvérsia envolveu inúmeras agências do Estado. A conjuntura do pós-Segunda Guerra Mundial propiciou a aproximaçãoBrasil-EUA. Daí resultou um conjunto de acordos de “cooperação” responsáveis tanto pela consolidação da vertente “ruralizadora” do ensino agrícola, quanto por sua redefinição, transmutando-se sua dimensão escolar em “assistência técnica”. Nesse registro, o “ensino agrícola” no Brasil consolidou discursos e práticas tecnicistas como instrumentos da negação dos conflitos no campo consagrando uma identidade subalterna do trabalhador rural.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)2013-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/271Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 14, n. 1Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 14, n. 1Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 14, n. 12526-7752reponame:Estudos Sociedade e Agricultura (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/271/267de Mendonça, Sonia Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-15T19:13:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/271Revistahttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esaPUBhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/oaiestudoscpda@gmail.com||2526-77521413-0580opendoar:2018-01-15T19:13:14Estudos Sociedade e Agricultura (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dupla dicotomia do ensino agrícola no Brasil (1930-1960) |
title |
A dupla dicotomia do ensino agrícola no Brasil (1930-1960) |
spellingShingle |
A dupla dicotomia do ensino agrícola no Brasil (1930-1960) de Mendonça, Sonia Regina |
title_short |
A dupla dicotomia do ensino agrícola no Brasil (1930-1960) |
title_full |
A dupla dicotomia do ensino agrícola no Brasil (1930-1960) |
title_fullStr |
A dupla dicotomia do ensino agrícola no Brasil (1930-1960) |
title_full_unstemmed |
A dupla dicotomia do ensino agrícola no Brasil (1930-1960) |
title_sort |
A dupla dicotomia do ensino agrícola no Brasil (1930-1960) |
author |
de Mendonça, Sonia Regina |
author_facet |
de Mendonça, Sonia Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Mendonça, Sonia Regina |
description |
A discussão sobre o ensino agrícola no Brasil teve seu apogeu, nos anos 1920, em meio a um debate entre a vertente defensora do ensino agrícola alfabetizador e a que o postulava como educação para o trabalho. Entre anos 1930 e 1950, essa controvérsia envolveu inúmeras agências do Estado. A conjuntura do pós-Segunda Guerra Mundial propiciou a aproximaçãoBrasil-EUA. Daí resultou um conjunto de acordos de “cooperação” responsáveis tanto pela consolidação da vertente “ruralizadora” do ensino agrícola, quanto por sua redefinição, transmutando-se sua dimensão escolar em “assistência técnica”. Nesse registro, o “ensino agrícola” no Brasil consolidou discursos e práticas tecnicistas como instrumentos da negação dos conflitos no campo consagrando uma identidade subalterna do trabalhador rural. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/271 |
url |
https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/271/267 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ) |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 14, n. 1 Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 14, n. 1 Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 14, n. 1 2526-7752 reponame:Estudos Sociedade e Agricultura (Online) instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
instacron_str |
UFRRJ |
institution |
UFRRJ |
reponame_str |
Estudos Sociedade e Agricultura (Online) |
collection |
Estudos Sociedade e Agricultura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Sociedade e Agricultura (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
estudoscpda@gmail.com|| |
_version_ |
1797077444558061568 |