Metodologias ativas e ensino de geografia: 1930 a 1960

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braz, Leandro Bacili
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252148
Resumo: A pesquisa documental e bibliográfica trata das orientações escolanovistas destinadas aos professores para o uso de metodologias ativas, no período de 1930 a 1960. Teve como objetivo geral destacar a importância dada ao uso de recursos didáticos e experiências didáticas associadas ao ensino de Geografia; e os objetivos específicos tendem aprofundar estudos sobre os princípios pedagógicos associados às metodologias ativas no ensino de Geografia, a partir dos anos 1930 e até 1970 ; e compreender a busca pela Geografia escolar em aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos geográficos no contexto da Escola Nova brasileira. Concluiu-se que a teoria construtivista de Jean Piaget trouxe um método epistemológico com um embasamento teórico científico vinculado a Psicologia e didática para ascensão das metodologias ativas, já que para os defensores do escolanovismo o uso da perspectiva construtivista auxiliou no entendimento dos processos e estruturas operacionais, que ressignificou a forma de compreender dos alunos, mostrando como que o indivíduo aprende a aprender e a ter autonomia. A Geografia escolar tentou se apropriar deste processo.
id UNSP_dd23ea744057138c5c9ef4446a4c615e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252148
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Metodologias ativas e ensino de geografia: 1930 a 1960Active methodologies and geography teaching: 1930 to 1960Ensino de GeografiaRecursos didáticosDidática ds GeografiaA pesquisa documental e bibliográfica trata das orientações escolanovistas destinadas aos professores para o uso de metodologias ativas, no período de 1930 a 1960. Teve como objetivo geral destacar a importância dada ao uso de recursos didáticos e experiências didáticas associadas ao ensino de Geografia; e os objetivos específicos tendem aprofundar estudos sobre os princípios pedagógicos associados às metodologias ativas no ensino de Geografia, a partir dos anos 1930 e até 1970 ; e compreender a busca pela Geografia escolar em aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos geográficos no contexto da Escola Nova brasileira. Concluiu-se que a teoria construtivista de Jean Piaget trouxe um método epistemológico com um embasamento teórico científico vinculado a Psicologia e didática para ascensão das metodologias ativas, já que para os defensores do escolanovismo o uso da perspectiva construtivista auxiliou no entendimento dos processos e estruturas operacionais, que ressignificou a forma de compreender dos alunos, mostrando como que o indivíduo aprende a aprender e a ter autonomia. A Geografia escolar tentou se apropriar deste processo.The documentary and bibliographical research deals with the New School guidelines aimed at teachers for the use of active methodologies, in the period from 1930 to 1960. Its objectives were to deepen studies on the pedagogical principles associated with active methodologies in the teaching of Geography, from the 1930s and until 1960; highlight the importance given to the use of teaching resources and teaching experiences associated with Geography teaching; and understand the search for school Geography to improve the teaching-learning process of geographic concepts, in the context of the Brazilian New School. In this way, it was concluded that Jean Piaget's constructivist theory brought a scientific epistemological basis for the rise of active methodologies, since for the defenders of Escolanovismo the use of this constructivist perspective helped in the understanding of operational processes and structures, which gave new meaning to reasoning and students' thinking, showing how the individual learns to learn and have autonomy. School Geography tried to appropriate this process.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)5929 4/2022 - PIBICUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP]Braz, Leandro Bacili2023-12-19T17:53:33Z2023-12-19T17:53:33Z2023-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfBRAZ, Leandro Bacili. Metodologias ativas e ensino de geografia: 1930 a 1960. Orientador: Márcia Cristina de Oliveira Mello. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) - Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação, Universidade Estadual Paulista, Ourinhos, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252148porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-20T06:06:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252148Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-20T06:06:04Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias ativas e ensino de geografia: 1930 a 1960
Active methodologies and geography teaching: 1930 to 1960
title Metodologias ativas e ensino de geografia: 1930 a 1960
spellingShingle Metodologias ativas e ensino de geografia: 1930 a 1960
Braz, Leandro Bacili
Ensino de Geografia
Recursos didáticos
Didática ds Geografia
title_short Metodologias ativas e ensino de geografia: 1930 a 1960
title_full Metodologias ativas e ensino de geografia: 1930 a 1960
title_fullStr Metodologias ativas e ensino de geografia: 1930 a 1960
title_full_unstemmed Metodologias ativas e ensino de geografia: 1930 a 1960
title_sort Metodologias ativas e ensino de geografia: 1930 a 1960
author Braz, Leandro Bacili
author_facet Braz, Leandro Bacili
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Braz, Leandro Bacili
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Recursos didáticos
Didática ds Geografia
topic Ensino de Geografia
Recursos didáticos
Didática ds Geografia
description A pesquisa documental e bibliográfica trata das orientações escolanovistas destinadas aos professores para o uso de metodologias ativas, no período de 1930 a 1960. Teve como objetivo geral destacar a importância dada ao uso de recursos didáticos e experiências didáticas associadas ao ensino de Geografia; e os objetivos específicos tendem aprofundar estudos sobre os princípios pedagógicos associados às metodologias ativas no ensino de Geografia, a partir dos anos 1930 e até 1970 ; e compreender a busca pela Geografia escolar em aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos geográficos no contexto da Escola Nova brasileira. Concluiu-se que a teoria construtivista de Jean Piaget trouxe um método epistemológico com um embasamento teórico científico vinculado a Psicologia e didática para ascensão das metodologias ativas, já que para os defensores do escolanovismo o uso da perspectiva construtivista auxiliou no entendimento dos processos e estruturas operacionais, que ressignificou a forma de compreender dos alunos, mostrando como que o indivíduo aprende a aprender e a ter autonomia. A Geografia escolar tentou se apropriar deste processo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-19T17:53:33Z
2023-12-19T17:53:33Z
2023-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRAZ, Leandro Bacili. Metodologias ativas e ensino de geografia: 1930 a 1960. Orientador: Márcia Cristina de Oliveira Mello. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) - Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação, Universidade Estadual Paulista, Ourinhos, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/252148
identifier_str_mv BRAZ, Leandro Bacili. Metodologias ativas e ensino de geografia: 1930 a 1960. Orientador: Márcia Cristina de Oliveira Mello. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) - Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação, Universidade Estadual Paulista, Ourinhos, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/252148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046274393440256