A pátria entre paródia, utopia e melancolia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zilly, Berthold
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
Texto Completo: https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/230
Resumo: O presente artigo traça o percurso de Lima Barreto como escritor marginal à sociedade elitista e decadente da Primeira República. O escritor oscilava entre o desejo de ser reconhecido pelas instituições literárias, tendo concorrido sem sucesso duas vezes à Academia Brasileira de Letras, mas paradoxal criticava e parodiava estas mesmas instituições consideradas retrógradas. A leitura aqui apresentada de Policarpo Quaresma, relacionando autor e personagem, contextualiza e detecta os procedimentos estéticos utilizados para exprimir o político em sua obra. Através do personagem nacionalista que formula planos de reforma cultural, econômica e política para o país, o autor mostra como o romance, entre sátira e paródia, desmascara diversos mitos nacionalistas, dentre eles a crença na fertilidade do solo brasileiro, o que leva o protagonista a engendrar uma malograda reforma regional e nacional da agricultura. Policarpo, buscando uma pureza cultural, vai assumindo um patriotismo cada vez mais fanático, e Lima Barreto deixa entrever, assim, sua posição pessimista e crítica em relação às concepções iluministas da História, esboçando por outro lado um patriotismo social e um reconhecimento da importância da mestiçagem cultural.
id UFRRJ-4_4f6fccfaa07bf96913ff1e0167edc983
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/230
network_acronym_str UFRRJ-4
network_name_str Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
repository_id_str
spelling A pátria entre paródia, utopia e melancoliaO presente artigo traça o percurso de Lima Barreto como escritor marginal à sociedade elitista e decadente da Primeira República. O escritor oscilava entre o desejo de ser reconhecido pelas instituições literárias, tendo concorrido sem sucesso duas vezes à Academia Brasileira de Letras, mas paradoxal criticava e parodiava estas mesmas instituições consideradas retrógradas. A leitura aqui apresentada de Policarpo Quaresma, relacionando autor e personagem, contextualiza e detecta os procedimentos estéticos utilizados para exprimir o político em sua obra. Através do personagem nacionalista que formula planos de reforma cultural, econômica e política para o país, o autor mostra como o romance, entre sátira e paródia, desmascara diversos mitos nacionalistas, dentre eles a crença na fertilidade do solo brasileiro, o que leva o protagonista a engendrar uma malograda reforma regional e nacional da agricultura. Policarpo, buscando uma pureza cultural, vai assumindo um patriotismo cada vez mais fanático, e Lima Barreto deixa entrever, assim, sua posição pessimista e crítica em relação às concepções iluministas da História, esboçando por outro lado um patriotismo social e um reconhecimento da importância da mestiçagem cultural.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)2013-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/230Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 11, n. 1Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 11, n. 1Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 11, n. 12526-7752reponame:Estudos Sociedade e Agricultura (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/230/226Zilly, Bertholdinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-03T18:32:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/230Revistahttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esaPUBhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/oaiestudoscpda@gmail.com||2526-77521413-0580opendoar:2019-04-03T18:32:25Estudos Sociedade e Agricultura (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A pátria entre paródia, utopia e melancolia
title A pátria entre paródia, utopia e melancolia
spellingShingle A pátria entre paródia, utopia e melancolia
Zilly, Berthold
title_short A pátria entre paródia, utopia e melancolia
title_full A pátria entre paródia, utopia e melancolia
title_fullStr A pátria entre paródia, utopia e melancolia
title_full_unstemmed A pátria entre paródia, utopia e melancolia
title_sort A pátria entre paródia, utopia e melancolia
author Zilly, Berthold
author_facet Zilly, Berthold
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zilly, Berthold
description O presente artigo traça o percurso de Lima Barreto como escritor marginal à sociedade elitista e decadente da Primeira República. O escritor oscilava entre o desejo de ser reconhecido pelas instituições literárias, tendo concorrido sem sucesso duas vezes à Academia Brasileira de Letras, mas paradoxal criticava e parodiava estas mesmas instituições consideradas retrógradas. A leitura aqui apresentada de Policarpo Quaresma, relacionando autor e personagem, contextualiza e detecta os procedimentos estéticos utilizados para exprimir o político em sua obra. Através do personagem nacionalista que formula planos de reforma cultural, econômica e política para o país, o autor mostra como o romance, entre sátira e paródia, desmascara diversos mitos nacionalistas, dentre eles a crença na fertilidade do solo brasileiro, o que leva o protagonista a engendrar uma malograda reforma regional e nacional da agricultura. Policarpo, buscando uma pureza cultural, vai assumindo um patriotismo cada vez mais fanático, e Lima Barreto deixa entrever, assim, sua posição pessimista e crítica em relação às concepções iluministas da História, esboçando por outro lado um patriotismo social e um reconhecimento da importância da mestiçagem cultural.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/230
url https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/230/226
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 11, n. 1
Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 11, n. 1
Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 11, n. 1
2526-7752
reponame:Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
collection Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
repository.name.fl_str_mv Estudos Sociedade e Agricultura (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv estudoscpda@gmail.com||
_version_ 1797077444260265984