Desigualdades regionais no acesso aos financiamentos do Pronaf no estado do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Paulo Marcelo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Barbé, Luciane da Costa, Ney, Marlon Gomes, Ponciano, Niraldo José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
Texto Completo: https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/451
Resumo: O objetivo da pesquisa foi analisar o comportamento da distribuição dos recursos do Pronaf-crédito entre os municípios do estado do Rio de Janeiro no período entre 1998 e 2012 e verificar se esta distribuição reflete a participação dos diversos municípios na agricultura familiar do estado. Para caracterizar essa distribuição, foram calculados os índices de Gini e Theil, o percentual do crédito obtido nos 25 e 50% menores municípios, o percentual obtido nos 25% maiores municípios e o índice de concentração. Os resultados evidenciaram, a princípio, melhoria da distribuição regional desses recursos. Porém, como a distribuição da agricultura familiar entre os municípios é desigual, a distribuição regional dos recursos entre eles não reflete, necessariamente, a importância relativa que têm na agricultura familiar do estado. Constatou-se que alguns municípios, principalmente aqueles com maior peso na agricultura familiar estadual, vêm recebendo uma proporção de crédito relativamente menor do que a proporção da agricultura familiar que representam.
id UFRRJ-4_a1263c8202480a15a269debfdaf00fbf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/451
network_acronym_str UFRRJ-4
network_name_str Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
repository_id_str
spelling Desigualdades regionais no acesso aos financiamentos do Pronaf no estado do Rio de JaneiroO objetivo da pesquisa foi analisar o comportamento da distribuição dos recursos do Pronaf-crédito entre os municípios do estado do Rio de Janeiro no período entre 1998 e 2012 e verificar se esta distribuição reflete a participação dos diversos municípios na agricultura familiar do estado. Para caracterizar essa distribuição, foram calculados os índices de Gini e Theil, o percentual do crédito obtido nos 25 e 50% menores municípios, o percentual obtido nos 25% maiores municípios e o índice de concentração. Os resultados evidenciaram, a princípio, melhoria da distribuição regional desses recursos. Porém, como a distribuição da agricultura familiar entre os municípios é desigual, a distribuição regional dos recursos entre eles não reflete, necessariamente, a importância relativa que têm na agricultura familiar do estado. Constatou-se que alguns municípios, principalmente aqueles com maior peso na agricultura familiar estadual, vêm recebendo uma proporção de crédito relativamente menor do que a proporção da agricultura familiar que representam.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/451Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 23, n. 2Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 23, n. 2Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 23, n. 22526-7752reponame:Estudos Sociedade e Agricultura (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/451/428de Souza, Paulo MarceloBarbé, Luciane da CostaNey, Marlon GomesPonciano, Niraldo Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-29T15:48:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/451Revistahttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esaPUBhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/oaiestudoscpda@gmail.com||2526-77521413-0580opendoar:2021-01-29T15:48:19Estudos Sociedade e Agricultura (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Desigualdades regionais no acesso aos financiamentos do Pronaf no estado do Rio de Janeiro
title Desigualdades regionais no acesso aos financiamentos do Pronaf no estado do Rio de Janeiro
spellingShingle Desigualdades regionais no acesso aos financiamentos do Pronaf no estado do Rio de Janeiro
de Souza, Paulo Marcelo
title_short Desigualdades regionais no acesso aos financiamentos do Pronaf no estado do Rio de Janeiro
title_full Desigualdades regionais no acesso aos financiamentos do Pronaf no estado do Rio de Janeiro
title_fullStr Desigualdades regionais no acesso aos financiamentos do Pronaf no estado do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Desigualdades regionais no acesso aos financiamentos do Pronaf no estado do Rio de Janeiro
title_sort Desigualdades regionais no acesso aos financiamentos do Pronaf no estado do Rio de Janeiro
author de Souza, Paulo Marcelo
author_facet de Souza, Paulo Marcelo
Barbé, Luciane da Costa
Ney, Marlon Gomes
Ponciano, Niraldo José
author_role author
author2 Barbé, Luciane da Costa
Ney, Marlon Gomes
Ponciano, Niraldo José
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Paulo Marcelo
Barbé, Luciane da Costa
Ney, Marlon Gomes
Ponciano, Niraldo José
description O objetivo da pesquisa foi analisar o comportamento da distribuição dos recursos do Pronaf-crédito entre os municípios do estado do Rio de Janeiro no período entre 1998 e 2012 e verificar se esta distribuição reflete a participação dos diversos municípios na agricultura familiar do estado. Para caracterizar essa distribuição, foram calculados os índices de Gini e Theil, o percentual do crédito obtido nos 25 e 50% menores municípios, o percentual obtido nos 25% maiores municípios e o índice de concentração. Os resultados evidenciaram, a princípio, melhoria da distribuição regional desses recursos. Porém, como a distribuição da agricultura familiar entre os municípios é desigual, a distribuição regional dos recursos entre eles não reflete, necessariamente, a importância relativa que têm na agricultura familiar do estado. Constatou-se que alguns municípios, principalmente aqueles com maior peso na agricultura familiar estadual, vêm recebendo uma proporção de crédito relativamente menor do que a proporção da agricultura familiar que representam.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/451
url https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/451/428
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 23, n. 2
Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 23, n. 2
Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 23, n. 2
2526-7752
reponame:Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
collection Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
repository.name.fl_str_mv Estudos Sociedade e Agricultura (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv estudoscpda@gmail.com||
_version_ 1797077444936597504