A formação do futuro professor de Matemática para a atuação com estudantes com deficiência: uma análise a partir de projetos pedagógicos de cursos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Fábio Alexandre
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade, Nogueira, Clélia Maria Ignatius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim GEPEM (Online)
Texto Completo: https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/515
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir como a inclusão educacional de alunos com deficiência está presente em Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Licenciatura em Matemática no estado do Paraná. A pesquisa se denomina do tipo documental, sendo que, para a coleta dos dados, recorre-se à leitura na íntegra dos PPC dos 20 cursos de Licenciatura em Matemática presenciais e públicos do estado do Paraná (de universidades estaduais e federais). Para a análise dos dados, foram utilizados elementos da Análise de Conteúdo. Os resultados revelam que a inclusão educacional de alunos com deficiência aparece nos PPC por meio de: algumas práticas formativas curricularizadas – quando presentes, restritas às disciplinas pedagógicas –, que contemplam a futura atuação com estudantes com deficiência; uma abordagem da inclusão condicionada a iniciativas isoladas ou não curricularizadas; e uma abordagem não transversal da Inclusão Educacional. Conclui-se, dentre outros aspectos, que os cursos de formação inicial em Matemática precisam considerar a inclusão dos sujeitos com deficiência, para além dos aspectos teóricos, bem como tratar a temática inclusão de maneira transversal, promovendo uma cultura inclusiva.
id UFRRJ-5_0ae66889b8b016cf3e51cea5c0d0a7cd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/515
network_acronym_str UFRRJ-5
network_name_str Boletim GEPEM (Online)
repository_id_str
spelling A formação do futuro professor de Matemática para a atuação com estudantes com deficiência: uma análise a partir de projetos pedagógicos de cursosO presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir como a inclusão educacional de alunos com deficiência está presente em Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Licenciatura em Matemática no estado do Paraná. A pesquisa se denomina do tipo documental, sendo que, para a coleta dos dados, recorre-se à leitura na íntegra dos PPC dos 20 cursos de Licenciatura em Matemática presenciais e públicos do estado do Paraná (de universidades estaduais e federais). Para a análise dos dados, foram utilizados elementos da Análise de Conteúdo. Os resultados revelam que a inclusão educacional de alunos com deficiência aparece nos PPC por meio de: algumas práticas formativas curricularizadas – quando presentes, restritas às disciplinas pedagógicas –, que contemplam a futura atuação com estudantes com deficiência; uma abordagem da inclusão condicionada a iniciativas isoladas ou não curricularizadas; e uma abordagem não transversal da Inclusão Educacional. Conclui-se, dentre outros aspectos, que os cursos de formação inicial em Matemática precisam considerar a inclusão dos sujeitos com deficiência, para além dos aspectos teóricos, bem como tratar a temática inclusão de maneira transversal, promovendo uma cultura inclusiva.Gepem/EDUR2020-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/515Boletim GEPEM; n. 76 (2020): Boletim Gepem 76 - Inclusão e Educação Matemática; 134-1552176-29880104-9739reponame:Boletim GEPEM (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/515/893Copyright (c) 2020 Boletim Gepeminfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Fábio AlexandreCyrino, Márcia Cristina de Costa TrindadeNogueira, Clélia Maria Ignatius2020-09-17T03:31:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/515Revistahttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/PUBhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/oaimbairral@ufrrj.com2176-29880104-9739opendoar:2020-09-17T03:31:06Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do futuro professor de Matemática para a atuação com estudantes com deficiência: uma análise a partir de projetos pedagógicos de cursos
title A formação do futuro professor de Matemática para a atuação com estudantes com deficiência: uma análise a partir de projetos pedagógicos de cursos
spellingShingle A formação do futuro professor de Matemática para a atuação com estudantes com deficiência: uma análise a partir de projetos pedagógicos de cursos
Borges, Fábio Alexandre
title_short A formação do futuro professor de Matemática para a atuação com estudantes com deficiência: uma análise a partir de projetos pedagógicos de cursos
title_full A formação do futuro professor de Matemática para a atuação com estudantes com deficiência: uma análise a partir de projetos pedagógicos de cursos
title_fullStr A formação do futuro professor de Matemática para a atuação com estudantes com deficiência: uma análise a partir de projetos pedagógicos de cursos
title_full_unstemmed A formação do futuro professor de Matemática para a atuação com estudantes com deficiência: uma análise a partir de projetos pedagógicos de cursos
title_sort A formação do futuro professor de Matemática para a atuação com estudantes com deficiência: uma análise a partir de projetos pedagógicos de cursos
author Borges, Fábio Alexandre
author_facet Borges, Fábio Alexandre
Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
Nogueira, Clélia Maria Ignatius
author_role author
author2 Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
Nogueira, Clélia Maria Ignatius
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Fábio Alexandre
Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
Nogueira, Clélia Maria Ignatius
description O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir como a inclusão educacional de alunos com deficiência está presente em Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Licenciatura em Matemática no estado do Paraná. A pesquisa se denomina do tipo documental, sendo que, para a coleta dos dados, recorre-se à leitura na íntegra dos PPC dos 20 cursos de Licenciatura em Matemática presenciais e públicos do estado do Paraná (de universidades estaduais e federais). Para a análise dos dados, foram utilizados elementos da Análise de Conteúdo. Os resultados revelam que a inclusão educacional de alunos com deficiência aparece nos PPC por meio de: algumas práticas formativas curricularizadas – quando presentes, restritas às disciplinas pedagógicas –, que contemplam a futura atuação com estudantes com deficiência; uma abordagem da inclusão condicionada a iniciativas isoladas ou não curricularizadas; e uma abordagem não transversal da Inclusão Educacional. Conclui-se, dentre outros aspectos, que os cursos de formação inicial em Matemática precisam considerar a inclusão dos sujeitos com deficiência, para além dos aspectos teóricos, bem como tratar a temática inclusão de maneira transversal, promovendo uma cultura inclusiva.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/515
url https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/515/893
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Gepem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Gepem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
dc.source.none.fl_str_mv Boletim GEPEM; n. 76 (2020): Boletim Gepem 76 - Inclusão e Educação Matemática; 134-155
2176-2988
0104-9739
reponame:Boletim GEPEM (Online)
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Boletim GEPEM (Online)
collection Boletim GEPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv mbairral@ufrrj.com
_version_ 1803387600178774016