Um Modelo Teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função a partir de Artigos Científicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Graça Luzia Dominguez
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Barbosa, Jonei Cerqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim GEPEM (Online)
Texto Completo: https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/129
Resumo: O objetivo do presente estudo é construir um modelo teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função. O modelo re-presenta, organizando estruturalmente, textos com o propósito de ensino, produzidos e reproduzidos sobre o conceito de função. Como fonte de dados para construção do modelo, empregamos artigos publicados em periódicos da área de Educação Matemática que investigam o ensino e/ou aprendizagem do conceito de função no Ensino Básico. O modelo foi estruturado nos seguintes panoramas: tabular, máquina de transformação, diagrama, analítico, gráfico, generalização de padrões e formal, os quais são constituídos de textos que apresentam uma sintaxe específica na realização do conceito de função. Espera-se que o modelo desenvolvido forneça subsídios e reflexões sobre as formas de realizar esse conceito no ensino.
id UFRRJ-5_1187167fe160d64511356c5aff015897
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/129
network_acronym_str UFRRJ-5
network_name_str Boletim GEPEM (Online)
repository_id_str
spelling Um Modelo Teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função a partir de Artigos CientíficosO objetivo do presente estudo é construir um modelo teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função. O modelo re-presenta, organizando estruturalmente, textos com o propósito de ensino, produzidos e reproduzidos sobre o conceito de função. Como fonte de dados para construção do modelo, empregamos artigos publicados em periódicos da área de Educação Matemática que investigam o ensino e/ou aprendizagem do conceito de função no Ensino Básico. O modelo foi estruturado nos seguintes panoramas: tabular, máquina de transformação, diagrama, analítico, gráfico, generalização de padrões e formal, os quais são constituídos de textos que apresentam uma sintaxe específica na realização do conceito de função. Espera-se que o modelo desenvolvido forneça subsídios e reflexões sobre as formas de realizar esse conceito no ensino.Gepem/EDUR2019-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/129Boletim GEPEM; n. 74 (2019): BOLETIM GEPEM 74; 127 – 1432176-29880104-9739reponame:Boletim GEPEM (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/129/609Copyright (c) 2019 Boletim Gepeminfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Graça Luzia DominguezBarbosa, Jonei Cerqueira2021-06-03T01:01:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/129Revistahttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/PUBhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/oaimbairral@ufrrj.com2176-29880104-9739opendoar:2021-06-03T01:01:27Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Um Modelo Teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função a partir de Artigos Científicos
title Um Modelo Teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função a partir de Artigos Científicos
spellingShingle Um Modelo Teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função a partir de Artigos Científicos
Santos, Graça Luzia Dominguez
title_short Um Modelo Teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função a partir de Artigos Científicos
title_full Um Modelo Teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função a partir de Artigos Científicos
title_fullStr Um Modelo Teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função a partir de Artigos Científicos
title_full_unstemmed Um Modelo Teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função a partir de Artigos Científicos
title_sort Um Modelo Teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função a partir de Artigos Científicos
author Santos, Graça Luzia Dominguez
author_facet Santos, Graça Luzia Dominguez
Barbosa, Jonei Cerqueira
author_role author
author2 Barbosa, Jonei Cerqueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Graça Luzia Dominguez
Barbosa, Jonei Cerqueira
description O objetivo do presente estudo é construir um modelo teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função. O modelo re-presenta, organizando estruturalmente, textos com o propósito de ensino, produzidos e reproduzidos sobre o conceito de função. Como fonte de dados para construção do modelo, empregamos artigos publicados em periódicos da área de Educação Matemática que investigam o ensino e/ou aprendizagem do conceito de função no Ensino Básico. O modelo foi estruturado nos seguintes panoramas: tabular, máquina de transformação, diagrama, analítico, gráfico, generalização de padrões e formal, os quais são constituídos de textos que apresentam uma sintaxe específica na realização do conceito de função. Espera-se que o modelo desenvolvido forneça subsídios e reflexões sobre as formas de realizar esse conceito no ensino.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/129
url https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/129/609
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Gepem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Gepem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
dc.source.none.fl_str_mv Boletim GEPEM; n. 74 (2019): BOLETIM GEPEM 74; 127 – 143
2176-2988
0104-9739
reponame:Boletim GEPEM (Online)
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Boletim GEPEM (Online)
collection Boletim GEPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv mbairral@ufrrj.com
_version_ 1803387600091742208