Um Modelo Teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função a partir de Artigos Científicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim GEPEM (Online) |
Texto Completo: | https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/129 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo é construir um modelo teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função. O modelo re-presenta, organizando estruturalmente, textos com o propósito de ensino, produzidos e reproduzidos sobre o conceito de função. Como fonte de dados para construção do modelo, empregamos artigos publicados em periódicos da área de Educação Matemática que investigam o ensino e/ou aprendizagem do conceito de função no Ensino Básico. O modelo foi estruturado nos seguintes panoramas: tabular, máquina de transformação, diagrama, analítico, gráfico, generalização de padrões e formal, os quais são constituídos de textos que apresentam uma sintaxe específica na realização do conceito de função. Espera-se que o modelo desenvolvido forneça subsídios e reflexões sobre as formas de realizar esse conceito no ensino. |
id |
UFRRJ-5_1187167fe160d64511356c5aff015897 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/129 |
network_acronym_str |
UFRRJ-5 |
network_name_str |
Boletim GEPEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um Modelo Teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função a partir de Artigos CientíficosO objetivo do presente estudo é construir um modelo teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função. O modelo re-presenta, organizando estruturalmente, textos com o propósito de ensino, produzidos e reproduzidos sobre o conceito de função. Como fonte de dados para construção do modelo, empregamos artigos publicados em periódicos da área de Educação Matemática que investigam o ensino e/ou aprendizagem do conceito de função no Ensino Básico. O modelo foi estruturado nos seguintes panoramas: tabular, máquina de transformação, diagrama, analítico, gráfico, generalização de padrões e formal, os quais são constituídos de textos que apresentam uma sintaxe específica na realização do conceito de função. Espera-se que o modelo desenvolvido forneça subsídios e reflexões sobre as formas de realizar esse conceito no ensino.Gepem/EDUR2019-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/129Boletim GEPEM; n. 74 (2019): BOLETIM GEPEM 74; 127 – 1432176-29880104-9739reponame:Boletim GEPEM (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/129/609Copyright (c) 2019 Boletim Gepeminfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Graça Luzia DominguezBarbosa, Jonei Cerqueira2021-06-03T01:01:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/129Revistahttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/PUBhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/oaimbairral@ufrrj.com2176-29880104-9739opendoar:2021-06-03T01:01:27Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um Modelo Teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função a partir de Artigos Científicos |
title |
Um Modelo Teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função a partir de Artigos Científicos |
spellingShingle |
Um Modelo Teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função a partir de Artigos Científicos Santos, Graça Luzia Dominguez |
title_short |
Um Modelo Teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função a partir de Artigos Científicos |
title_full |
Um Modelo Teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função a partir de Artigos Científicos |
title_fullStr |
Um Modelo Teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função a partir de Artigos Científicos |
title_full_unstemmed |
Um Modelo Teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função a partir de Artigos Científicos |
title_sort |
Um Modelo Teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função a partir de Artigos Científicos |
author |
Santos, Graça Luzia Dominguez |
author_facet |
Santos, Graça Luzia Dominguez Barbosa, Jonei Cerqueira |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Jonei Cerqueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Graça Luzia Dominguez Barbosa, Jonei Cerqueira |
description |
O objetivo do presente estudo é construir um modelo teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função. O modelo re-presenta, organizando estruturalmente, textos com o propósito de ensino, produzidos e reproduzidos sobre o conceito de função. Como fonte de dados para construção do modelo, empregamos artigos publicados em periódicos da área de Educação Matemática que investigam o ensino e/ou aprendizagem do conceito de função no Ensino Básico. O modelo foi estruturado nos seguintes panoramas: tabular, máquina de transformação, diagrama, analítico, gráfico, generalização de padrões e formal, os quais são constituídos de textos que apresentam uma sintaxe específica na realização do conceito de função. Espera-se que o modelo desenvolvido forneça subsídios e reflexões sobre as formas de realizar esse conceito no ensino. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/129 |
url |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/129/609 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Boletim Gepem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Boletim Gepem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Gepem/EDUR |
publisher.none.fl_str_mv |
Gepem/EDUR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim GEPEM; n. 74 (2019): BOLETIM GEPEM 74; 127 – 143 2176-2988 0104-9739 reponame:Boletim GEPEM (Online) instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
instacron_str |
UFRRJ |
institution |
UFRRJ |
reponame_str |
Boletim GEPEM (Online) |
collection |
Boletim GEPEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
mbairral@ufrrj.com |
_version_ |
1803387600091742208 |