Como Ensinar o Conceito de Função?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/691 |
Resumo: | Este texto não é propriamente um relatório de pesquisa, trata-se de um diálogo com os colegas professores e futuros professores sobre formas de comunicar o conceito de função no seu ensino, em consonância com o entendimento de que esse conceito é um conjunto constituído pelas diferentes formas possíveis de comunicá-lo. Neste artigo, identificam-se as seguintes formas: como tabela, como máquina de transformação, como diagrama, como expressão algébrica, como generalização, como gráfico e, por fim, como definição. A análise de cada uma dessas formas de comunicar o conceito de função evidencia especificidades e potencialidades em realizar e revelar características do conceito. Assim, o leitor pode encontrar, no presente texto, subsídios para reflexões sobre o seu ensino, em referência tanto à seleção e ao sequenciamento de formas de comunicar o conceito de função, quanto à escolha de estratégias pedagógicas para destacar noções que compõem esse conceito, a depender dos objetivos do ensino e do grau de escolaridade. |
id |
SBEM_MAT-1_b26bd87982696735067afabc702ba143 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/691 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Como Ensinar o Conceito de Função?Este texto não é propriamente um relatório de pesquisa, trata-se de um diálogo com os colegas professores e futuros professores sobre formas de comunicar o conceito de função no seu ensino, em consonância com o entendimento de que esse conceito é um conjunto constituído pelas diferentes formas possíveis de comunicá-lo. Neste artigo, identificam-se as seguintes formas: como tabela, como máquina de transformação, como diagrama, como expressão algébrica, como generalização, como gráfico e, por fim, como definição. A análise de cada uma dessas formas de comunicar o conceito de função evidencia especificidades e potencialidades em realizar e revelar características do conceito. Assim, o leitor pode encontrar, no presente texto, subsídios para reflexões sobre o seu ensino, em referência tanto à seleção e ao sequenciamento de formas de comunicar o conceito de função, quanto à escolha de estratégias pedagógicas para destacar noções que compõem esse conceito, a depender dos objetivos do ensino e do grau de escolaridade. Sociedade Brasileira de Educação Matemática2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/691Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 53 (2017): jan./mar.; 27-372317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/691/pdfCopyright (c) 2017 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessSANTOS, Graça Luzia DominguezBarbosa, Jonei Cerqueira2022-12-26T15:18:57Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/691Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-26T15:18:57Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como Ensinar o Conceito de Função? |
title |
Como Ensinar o Conceito de Função? |
spellingShingle |
Como Ensinar o Conceito de Função? SANTOS, Graça Luzia Dominguez |
title_short |
Como Ensinar o Conceito de Função? |
title_full |
Como Ensinar o Conceito de Função? |
title_fullStr |
Como Ensinar o Conceito de Função? |
title_full_unstemmed |
Como Ensinar o Conceito de Função? |
title_sort |
Como Ensinar o Conceito de Função? |
author |
SANTOS, Graça Luzia Dominguez |
author_facet |
SANTOS, Graça Luzia Dominguez Barbosa, Jonei Cerqueira |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Jonei Cerqueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Graça Luzia Dominguez Barbosa, Jonei Cerqueira |
description |
Este texto não é propriamente um relatório de pesquisa, trata-se de um diálogo com os colegas professores e futuros professores sobre formas de comunicar o conceito de função no seu ensino, em consonância com o entendimento de que esse conceito é um conjunto constituído pelas diferentes formas possíveis de comunicá-lo. Neste artigo, identificam-se as seguintes formas: como tabela, como máquina de transformação, como diagrama, como expressão algébrica, como generalização, como gráfico e, por fim, como definição. A análise de cada uma dessas formas de comunicar o conceito de função evidencia especificidades e potencialidades em realizar e revelar características do conceito. Assim, o leitor pode encontrar, no presente texto, subsídios para reflexões sobre o seu ensino, em referência tanto à seleção e ao sequenciamento de formas de comunicar o conceito de função, quanto à escolha de estratégias pedagógicas para destacar noções que compõem esse conceito, a depender dos objetivos do ensino e do grau de escolaridade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/691 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/691 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/691/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 53 (2017): jan./mar.; 27-37 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050128947740672 |