Geometria Espacial de Posição: análise de duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferner, Dienifer da Luz
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Soares, Maria Arlita da Silveira, Mariani, Rita de Cássia Pistóia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim GEPEM (Online)
Texto Completo: https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/265
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar, nas atividades apresentadas por duas coleções de livros didáticos, a ocorrência das proposições de Duval relativas às ideias de Geometria Espacial de Posição, segundo um ponto de vista cognitivo. Foram adotados os pressupostos da pesquisa qualitativa e os dados foram analisados conforme princípios da Análise de Conteúdo. A análise dos dados permitiu concluir que as atividades expostas nas coleções envolvem apreensões operatórias, discursiva, perceptiva e raramente sequencial ao abordar conceitos/conteúdos de noções primitivas, posições relativas entre duas retas, reta e plano, dois planos, propriedades de paralelismo e perpendicularismo, projeções ortogonais sobre um plano e distâncias no espaço. No entanto, não foram exploradas atividades envolvendo secções, polígonos reversos, apreensões operatórias do tipo mereológicas e óticas, bem como demonstrações.
id UFRRJ-5_529bda91d5dfceca379a976fe439268c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/265
network_acronym_str UFRRJ-5
network_name_str Boletim GEPEM (Online)
repository_id_str
spelling Geometria Espacial de Posição: análise de duas coleções de livros didáticos do Ensino MédioEsta pesquisa tem por objetivo analisar, nas atividades apresentadas por duas coleções de livros didáticos, a ocorrência das proposições de Duval relativas às ideias de Geometria Espacial de Posição, segundo um ponto de vista cognitivo. Foram adotados os pressupostos da pesquisa qualitativa e os dados foram analisados conforme princípios da Análise de Conteúdo. A análise dos dados permitiu concluir que as atividades expostas nas coleções envolvem apreensões operatórias, discursiva, perceptiva e raramente sequencial ao abordar conceitos/conteúdos de noções primitivas, posições relativas entre duas retas, reta e plano, dois planos, propriedades de paralelismo e perpendicularismo, projeções ortogonais sobre um plano e distâncias no espaço. No entanto, não foram exploradas atividades envolvendo secções, polígonos reversos, apreensões operatórias do tipo mereológicas e óticas, bem como demonstrações.Gepem/EDUR2019-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/265Boletim GEPEM; n. 74 (2019): BOLETIM GEPEM 74; 56 – 712176-29880104-9739reponame:Boletim GEPEM (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/265/607Copyright (c) 2019 Boletim Gepeminfo:eu-repo/semantics/openAccessFerner, Dienifer da LuzSoares, Maria Arlita da SilveiraMariani, Rita de Cássia Pistóia2021-06-03T01:01:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/265Revistahttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/PUBhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/oaimbairral@ufrrj.com2176-29880104-9739opendoar:2021-06-03T01:01:27Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Geometria Espacial de Posição: análise de duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio
title Geometria Espacial de Posição: análise de duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio
spellingShingle Geometria Espacial de Posição: análise de duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio
Ferner, Dienifer da Luz
title_short Geometria Espacial de Posição: análise de duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio
title_full Geometria Espacial de Posição: análise de duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio
title_fullStr Geometria Espacial de Posição: análise de duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio
title_full_unstemmed Geometria Espacial de Posição: análise de duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio
title_sort Geometria Espacial de Posição: análise de duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio
author Ferner, Dienifer da Luz
author_facet Ferner, Dienifer da Luz
Soares, Maria Arlita da Silveira
Mariani, Rita de Cássia Pistóia
author_role author
author2 Soares, Maria Arlita da Silveira
Mariani, Rita de Cássia Pistóia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferner, Dienifer da Luz
Soares, Maria Arlita da Silveira
Mariani, Rita de Cássia Pistóia
description Esta pesquisa tem por objetivo analisar, nas atividades apresentadas por duas coleções de livros didáticos, a ocorrência das proposições de Duval relativas às ideias de Geometria Espacial de Posição, segundo um ponto de vista cognitivo. Foram adotados os pressupostos da pesquisa qualitativa e os dados foram analisados conforme princípios da Análise de Conteúdo. A análise dos dados permitiu concluir que as atividades expostas nas coleções envolvem apreensões operatórias, discursiva, perceptiva e raramente sequencial ao abordar conceitos/conteúdos de noções primitivas, posições relativas entre duas retas, reta e plano, dois planos, propriedades de paralelismo e perpendicularismo, projeções ortogonais sobre um plano e distâncias no espaço. No entanto, não foram exploradas atividades envolvendo secções, polígonos reversos, apreensões operatórias do tipo mereológicas e óticas, bem como demonstrações.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/265
url https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/265/607
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Gepem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Gepem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
dc.source.none.fl_str_mv Boletim GEPEM; n. 74 (2019): BOLETIM GEPEM 74; 56 – 71
2176-2988
0104-9739
reponame:Boletim GEPEM (Online)
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Boletim GEPEM (Online)
collection Boletim GEPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv mbairral@ufrrj.com
_version_ 1803387600105373696