Geometria Espacial de Posição: análise de duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim GEPEM (Online) |
Texto Completo: | https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/265 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo analisar, nas atividades apresentadas por duas coleções de livros didáticos, a ocorrência das proposições de Duval relativas às ideias de Geometria Espacial de Posição, segundo um ponto de vista cognitivo. Foram adotados os pressupostos da pesquisa qualitativa e os dados foram analisados conforme princípios da Análise de Conteúdo. A análise dos dados permitiu concluir que as atividades expostas nas coleções envolvem apreensões operatórias, discursiva, perceptiva e raramente sequencial ao abordar conceitos/conteúdos de noções primitivas, posições relativas entre duas retas, reta e plano, dois planos, propriedades de paralelismo e perpendicularismo, projeções ortogonais sobre um plano e distâncias no espaço. No entanto, não foram exploradas atividades envolvendo secções, polígonos reversos, apreensões operatórias do tipo mereológicas e óticas, bem como demonstrações. |
id |
UFRRJ-5_529bda91d5dfceca379a976fe439268c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/265 |
network_acronym_str |
UFRRJ-5 |
network_name_str |
Boletim GEPEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Geometria Espacial de Posição: análise de duas coleções de livros didáticos do Ensino MédioEsta pesquisa tem por objetivo analisar, nas atividades apresentadas por duas coleções de livros didáticos, a ocorrência das proposições de Duval relativas às ideias de Geometria Espacial de Posição, segundo um ponto de vista cognitivo. Foram adotados os pressupostos da pesquisa qualitativa e os dados foram analisados conforme princípios da Análise de Conteúdo. A análise dos dados permitiu concluir que as atividades expostas nas coleções envolvem apreensões operatórias, discursiva, perceptiva e raramente sequencial ao abordar conceitos/conteúdos de noções primitivas, posições relativas entre duas retas, reta e plano, dois planos, propriedades de paralelismo e perpendicularismo, projeções ortogonais sobre um plano e distâncias no espaço. No entanto, não foram exploradas atividades envolvendo secções, polígonos reversos, apreensões operatórias do tipo mereológicas e óticas, bem como demonstrações.Gepem/EDUR2019-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/265Boletim GEPEM; n. 74 (2019): BOLETIM GEPEM 74; 56 – 712176-29880104-9739reponame:Boletim GEPEM (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/265/607Copyright (c) 2019 Boletim Gepeminfo:eu-repo/semantics/openAccessFerner, Dienifer da LuzSoares, Maria Arlita da SilveiraMariani, Rita de Cássia Pistóia2021-06-03T01:01:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/265Revistahttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/PUBhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/oaimbairral@ufrrj.com2176-29880104-9739opendoar:2021-06-03T01:01:27Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geometria Espacial de Posição: análise de duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio |
title |
Geometria Espacial de Posição: análise de duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio |
spellingShingle |
Geometria Espacial de Posição: análise de duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio Ferner, Dienifer da Luz |
title_short |
Geometria Espacial de Posição: análise de duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio |
title_full |
Geometria Espacial de Posição: análise de duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio |
title_fullStr |
Geometria Espacial de Posição: análise de duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Geometria Espacial de Posição: análise de duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio |
title_sort |
Geometria Espacial de Posição: análise de duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio |
author |
Ferner, Dienifer da Luz |
author_facet |
Ferner, Dienifer da Luz Soares, Maria Arlita da Silveira Mariani, Rita de Cássia Pistóia |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Maria Arlita da Silveira Mariani, Rita de Cássia Pistóia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferner, Dienifer da Luz Soares, Maria Arlita da Silveira Mariani, Rita de Cássia Pistóia |
description |
Esta pesquisa tem por objetivo analisar, nas atividades apresentadas por duas coleções de livros didáticos, a ocorrência das proposições de Duval relativas às ideias de Geometria Espacial de Posição, segundo um ponto de vista cognitivo. Foram adotados os pressupostos da pesquisa qualitativa e os dados foram analisados conforme princípios da Análise de Conteúdo. A análise dos dados permitiu concluir que as atividades expostas nas coleções envolvem apreensões operatórias, discursiva, perceptiva e raramente sequencial ao abordar conceitos/conteúdos de noções primitivas, posições relativas entre duas retas, reta e plano, dois planos, propriedades de paralelismo e perpendicularismo, projeções ortogonais sobre um plano e distâncias no espaço. No entanto, não foram exploradas atividades envolvendo secções, polígonos reversos, apreensões operatórias do tipo mereológicas e óticas, bem como demonstrações. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/265 |
url |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/265 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/265/607 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Boletim Gepem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Boletim Gepem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Gepem/EDUR |
publisher.none.fl_str_mv |
Gepem/EDUR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim GEPEM; n. 74 (2019): BOLETIM GEPEM 74; 56 – 71 2176-2988 0104-9739 reponame:Boletim GEPEM (Online) instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
instacron_str |
UFRRJ |
institution |
UFRRJ |
reponame_str |
Boletim GEPEM (Online) |
collection |
Boletim GEPEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
mbairral@ufrrj.com |
_version_ |
1803387600105373696 |