Produção textual na aula de Matemática: por que não?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ewellen Tenorio de
Data de Publicação: 1969
Outros Autores: Pontes da Silva, Arlam Dielcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim GEPEM (Online)
Texto Completo: https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/134
Resumo: Relata-se o desenvolvimento de uma atividade referente à Educação Financeira com estudantes de uma turma do 3º Ano do Ensino Médio, em contexto de introdução ao trabalho com a Matemática Financeira. Nos últimos anos, diferentes autores têm apontado a importância do trabalho com a Educação Financeira Escolar e acreditamos que a Matemática Financeira possa consistir em uma importante ponte para esse trabalho, especialmente no Ensino Médio. Assim, buscou-se explorar pré-concepções dos próprios estudantes frente a tal articulação, isto é, entender o que os mesmos pensam sobre a importância do contato com a Educação Financeira para suas vidas, no contexto atual. Foi possível perceber que esses estudantes já possuem uma boa base para discussões dessa natureza, visto que discutem, em suas produções, ideias importantes associadas à Educação Financeira, como consumismo, o papel da mídia/publicidade e a necessidade da conscientização da população. Tais concepções dos estudantes foram levantadas a partir da solicitação de uma produção textual, o que provocou reações que nos levam, ainda, a levantar um questionamento importante sobre um ensino de Matemática associado à proposição de discussões e reflexões por diferentes meios, como, por exemplo, a produção de textos dissertativos: por que não?  Palavras-chave: Educação Financeira Escolar; Matemática Financeira; Produção Textual; Ensino Médio.
id UFRRJ-5_7acdbec9843580e3055f7afd9d0b44f0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/134
network_acronym_str UFRRJ-5
network_name_str Boletim GEPEM (Online)
repository_id_str
spelling Produção textual na aula de Matemática: por que não?Relata-se o desenvolvimento de uma atividade referente à Educação Financeira com estudantes de uma turma do 3º Ano do Ensino Médio, em contexto de introdução ao trabalho com a Matemática Financeira. Nos últimos anos, diferentes autores têm apontado a importância do trabalho com a Educação Financeira Escolar e acreditamos que a Matemática Financeira possa consistir em uma importante ponte para esse trabalho, especialmente no Ensino Médio. Assim, buscou-se explorar pré-concepções dos próprios estudantes frente a tal articulação, isto é, entender o que os mesmos pensam sobre a importância do contato com a Educação Financeira para suas vidas, no contexto atual. Foi possível perceber que esses estudantes já possuem uma boa base para discussões dessa natureza, visto que discutem, em suas produções, ideias importantes associadas à Educação Financeira, como consumismo, o papel da mídia/publicidade e a necessidade da conscientização da população. Tais concepções dos estudantes foram levantadas a partir da solicitação de uma produção textual, o que provocou reações que nos levam, ainda, a levantar um questionamento importante sobre um ensino de Matemática associado à proposição de discussões e reflexões por diferentes meios, como, por exemplo, a produção de textos dissertativos: por que não?  Palavras-chave: Educação Financeira Escolar; Matemática Financeira; Produção Textual; Ensino Médio.Gepem/EDUR1969-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/134Boletim GEPEM; n. 74 (2019): BOLETIM GEPEM 74; 144 – 1542176-29880104-9739reponame:Boletim GEPEM (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/134/610https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/134/611Copyright (c) 2019 Boletim Gepeminfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Ewellen Tenorio dePontes da Silva, Arlam Dielcio2021-08-19T03:40:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/134Revistahttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/PUBhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/oaimbairral@ufrrj.com2176-29880104-9739opendoar:2021-08-19T03:40:27Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção textual na aula de Matemática: por que não?
title Produção textual na aula de Matemática: por que não?
spellingShingle Produção textual na aula de Matemática: por que não?
Lima, Ewellen Tenorio de
title_short Produção textual na aula de Matemática: por que não?
title_full Produção textual na aula de Matemática: por que não?
title_fullStr Produção textual na aula de Matemática: por que não?
title_full_unstemmed Produção textual na aula de Matemática: por que não?
title_sort Produção textual na aula de Matemática: por que não?
author Lima, Ewellen Tenorio de
author_facet Lima, Ewellen Tenorio de
Pontes da Silva, Arlam Dielcio
author_role author
author2 Pontes da Silva, Arlam Dielcio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Ewellen Tenorio de
Pontes da Silva, Arlam Dielcio
description Relata-se o desenvolvimento de uma atividade referente à Educação Financeira com estudantes de uma turma do 3º Ano do Ensino Médio, em contexto de introdução ao trabalho com a Matemática Financeira. Nos últimos anos, diferentes autores têm apontado a importância do trabalho com a Educação Financeira Escolar e acreditamos que a Matemática Financeira possa consistir em uma importante ponte para esse trabalho, especialmente no Ensino Médio. Assim, buscou-se explorar pré-concepções dos próprios estudantes frente a tal articulação, isto é, entender o que os mesmos pensam sobre a importância do contato com a Educação Financeira para suas vidas, no contexto atual. Foi possível perceber que esses estudantes já possuem uma boa base para discussões dessa natureza, visto que discutem, em suas produções, ideias importantes associadas à Educação Financeira, como consumismo, o papel da mídia/publicidade e a necessidade da conscientização da população. Tais concepções dos estudantes foram levantadas a partir da solicitação de uma produção textual, o que provocou reações que nos levam, ainda, a levantar um questionamento importante sobre um ensino de Matemática associado à proposição de discussões e reflexões por diferentes meios, como, por exemplo, a produção de textos dissertativos: por que não?  Palavras-chave: Educação Financeira Escolar; Matemática Financeira; Produção Textual; Ensino Médio.
publishDate 1969
dc.date.none.fl_str_mv 1969-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/134
url https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/134/610
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/134/611
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Gepem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Gepem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
dc.source.none.fl_str_mv Boletim GEPEM; n. 74 (2019): BOLETIM GEPEM 74; 144 – 154
2176-2988
0104-9739
reponame:Boletim GEPEM (Online)
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Boletim GEPEM (Online)
collection Boletim GEPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv mbairral@ufrrj.com
_version_ 1803387600093839360