Produção textual na aula de Matemática: por que não?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1969 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim GEPEM (Online) |
Texto Completo: | https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/134 |
Resumo: | Relata-se o desenvolvimento de uma atividade referente à Educação Financeira com estudantes de uma turma do 3º Ano do Ensino Médio, em contexto de introdução ao trabalho com a Matemática Financeira. Nos últimos anos, diferentes autores têm apontado a importância do trabalho com a Educação Financeira Escolar e acreditamos que a Matemática Financeira possa consistir em uma importante ponte para esse trabalho, especialmente no Ensino Médio. Assim, buscou-se explorar pré-concepções dos próprios estudantes frente a tal articulação, isto é, entender o que os mesmos pensam sobre a importância do contato com a Educação Financeira para suas vidas, no contexto atual. Foi possível perceber que esses estudantes já possuem uma boa base para discussões dessa natureza, visto que discutem, em suas produções, ideias importantes associadas à Educação Financeira, como consumismo, o papel da mídia/publicidade e a necessidade da conscientização da população. Tais concepções dos estudantes foram levantadas a partir da solicitação de uma produção textual, o que provocou reações que nos levam, ainda, a levantar um questionamento importante sobre um ensino de Matemática associado à proposição de discussões e reflexões por diferentes meios, como, por exemplo, a produção de textos dissertativos: por que não? Palavras-chave: Educação Financeira Escolar; Matemática Financeira; Produção Textual; Ensino Médio. |
id |
UFRRJ-5_7acdbec9843580e3055f7afd9d0b44f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/134 |
network_acronym_str |
UFRRJ-5 |
network_name_str |
Boletim GEPEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Produção textual na aula de Matemática: por que não?Relata-se o desenvolvimento de uma atividade referente à Educação Financeira com estudantes de uma turma do 3º Ano do Ensino Médio, em contexto de introdução ao trabalho com a Matemática Financeira. Nos últimos anos, diferentes autores têm apontado a importância do trabalho com a Educação Financeira Escolar e acreditamos que a Matemática Financeira possa consistir em uma importante ponte para esse trabalho, especialmente no Ensino Médio. Assim, buscou-se explorar pré-concepções dos próprios estudantes frente a tal articulação, isto é, entender o que os mesmos pensam sobre a importância do contato com a Educação Financeira para suas vidas, no contexto atual. Foi possível perceber que esses estudantes já possuem uma boa base para discussões dessa natureza, visto que discutem, em suas produções, ideias importantes associadas à Educação Financeira, como consumismo, o papel da mídia/publicidade e a necessidade da conscientização da população. Tais concepções dos estudantes foram levantadas a partir da solicitação de uma produção textual, o que provocou reações que nos levam, ainda, a levantar um questionamento importante sobre um ensino de Matemática associado à proposição de discussões e reflexões por diferentes meios, como, por exemplo, a produção de textos dissertativos: por que não? Palavras-chave: Educação Financeira Escolar; Matemática Financeira; Produção Textual; Ensino Médio.Gepem/EDUR1969-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/134Boletim GEPEM; n. 74 (2019): BOLETIM GEPEM 74; 144 – 1542176-29880104-9739reponame:Boletim GEPEM (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/134/610https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/134/611Copyright (c) 2019 Boletim Gepeminfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Ewellen Tenorio dePontes da Silva, Arlam Dielcio2021-08-19T03:40:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/134Revistahttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/PUBhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/oaimbairral@ufrrj.com2176-29880104-9739opendoar:2021-08-19T03:40:27Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção textual na aula de Matemática: por que não? |
title |
Produção textual na aula de Matemática: por que não? |
spellingShingle |
Produção textual na aula de Matemática: por que não? Lima, Ewellen Tenorio de |
title_short |
Produção textual na aula de Matemática: por que não? |
title_full |
Produção textual na aula de Matemática: por que não? |
title_fullStr |
Produção textual na aula de Matemática: por que não? |
title_full_unstemmed |
Produção textual na aula de Matemática: por que não? |
title_sort |
Produção textual na aula de Matemática: por que não? |
author |
Lima, Ewellen Tenorio de |
author_facet |
Lima, Ewellen Tenorio de Pontes da Silva, Arlam Dielcio |
author_role |
author |
author2 |
Pontes da Silva, Arlam Dielcio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Ewellen Tenorio de Pontes da Silva, Arlam Dielcio |
description |
Relata-se o desenvolvimento de uma atividade referente à Educação Financeira com estudantes de uma turma do 3º Ano do Ensino Médio, em contexto de introdução ao trabalho com a Matemática Financeira. Nos últimos anos, diferentes autores têm apontado a importância do trabalho com a Educação Financeira Escolar e acreditamos que a Matemática Financeira possa consistir em uma importante ponte para esse trabalho, especialmente no Ensino Médio. Assim, buscou-se explorar pré-concepções dos próprios estudantes frente a tal articulação, isto é, entender o que os mesmos pensam sobre a importância do contato com a Educação Financeira para suas vidas, no contexto atual. Foi possível perceber que esses estudantes já possuem uma boa base para discussões dessa natureza, visto que discutem, em suas produções, ideias importantes associadas à Educação Financeira, como consumismo, o papel da mídia/publicidade e a necessidade da conscientização da população. Tais concepções dos estudantes foram levantadas a partir da solicitação de uma produção textual, o que provocou reações que nos levam, ainda, a levantar um questionamento importante sobre um ensino de Matemática associado à proposição de discussões e reflexões por diferentes meios, como, por exemplo, a produção de textos dissertativos: por que não? Palavras-chave: Educação Financeira Escolar; Matemática Financeira; Produção Textual; Ensino Médio. |
publishDate |
1969 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1969-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/134 |
url |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/134/610 https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/134/611 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Boletim Gepem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Boletim Gepem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Gepem/EDUR |
publisher.none.fl_str_mv |
Gepem/EDUR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim GEPEM; n. 74 (2019): BOLETIM GEPEM 74; 144 – 154 2176-2988 0104-9739 reponame:Boletim GEPEM (Online) instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
instacron_str |
UFRRJ |
institution |
UFRRJ |
reponame_str |
Boletim GEPEM (Online) |
collection |
Boletim GEPEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
mbairral@ufrrj.com |
_version_ |
1803387600093839360 |