Como a Emergência de Conceitos identifica a Reorganização do Pensamento no estudo das Funções Logarítmicas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Karine Socorro Pugas da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim GEPEM (Online)
Texto Completo: https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/97
Resumo: O artigo produzido foi desenvolvido numa turma de primeiro semestre de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), cujo objetivo consistiu em verificar se a metodologia de Emergência de Conceitos pode identificar a reorganização do pensamento no estudo das funções logarítmicas. A pesquisa foi qualitativa, mas a metodologia pôde ser modelada ao longo do processo. O aporte teórico utilizado para balizar este estudo encontra-se na Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau, e no uso da Tecnologia na Educação Matemática. A análise dos dados obtidos aconteceu a partir da escolha de dois softwares livres, o Tropes (para análise semântica) e o Gephi, para análise de Redes; ambos compõem a metodologia de Emergência de Conceitos. O feedback positivo dessa pesquisa foi produzido durante toda a aplicação da sequência didática, análise e devolutiva dos alunos ao final do trabalho.
id UFRRJ-5_ce20497c652899b8d40fab1111d59813
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/97
network_acronym_str UFRRJ-5
network_name_str Boletim GEPEM (Online)
repository_id_str
spelling Como a Emergência de Conceitos identifica a Reorganização do Pensamento no estudo das Funções Logarítmicas?O artigo produzido foi desenvolvido numa turma de primeiro semestre de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), cujo objetivo consistiu em verificar se a metodologia de Emergência de Conceitos pode identificar a reorganização do pensamento no estudo das funções logarítmicas. A pesquisa foi qualitativa, mas a metodologia pôde ser modelada ao longo do processo. O aporte teórico utilizado para balizar este estudo encontra-se na Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau, e no uso da Tecnologia na Educação Matemática. A análise dos dados obtidos aconteceu a partir da escolha de dois softwares livres, o Tropes (para análise semântica) e o Gephi, para análise de Redes; ambos compõem a metodologia de Emergência de Conceitos. O feedback positivo dessa pesquisa foi produzido durante toda a aplicação da sequência didática, análise e devolutiva dos alunos ao final do trabalho.Gepem/EDUR2019-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/97Boletim GEPEM; n. 74 (2019): BOLETIM GEPEM 74; 110 – 1262176-29880104-9739reponame:Boletim GEPEM (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/97/602Copyright (c) 2019 Boletim Gepeminfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Karine Socorro Pugas daPinheiro, Marcus Túlio de Freitas2021-06-03T01:01:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/97Revistahttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/PUBhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/oaimbairral@ufrrj.com2176-29880104-9739opendoar:2021-06-03T01:01:27Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Como a Emergência de Conceitos identifica a Reorganização do Pensamento no estudo das Funções Logarítmicas?
title Como a Emergência de Conceitos identifica a Reorganização do Pensamento no estudo das Funções Logarítmicas?
spellingShingle Como a Emergência de Conceitos identifica a Reorganização do Pensamento no estudo das Funções Logarítmicas?
Silva, Karine Socorro Pugas da
title_short Como a Emergência de Conceitos identifica a Reorganização do Pensamento no estudo das Funções Logarítmicas?
title_full Como a Emergência de Conceitos identifica a Reorganização do Pensamento no estudo das Funções Logarítmicas?
title_fullStr Como a Emergência de Conceitos identifica a Reorganização do Pensamento no estudo das Funções Logarítmicas?
title_full_unstemmed Como a Emergência de Conceitos identifica a Reorganização do Pensamento no estudo das Funções Logarítmicas?
title_sort Como a Emergência de Conceitos identifica a Reorganização do Pensamento no estudo das Funções Logarítmicas?
author Silva, Karine Socorro Pugas da
author_facet Silva, Karine Socorro Pugas da
Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas
author_role author
author2 Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Karine Socorro Pugas da
Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas
description O artigo produzido foi desenvolvido numa turma de primeiro semestre de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), cujo objetivo consistiu em verificar se a metodologia de Emergência de Conceitos pode identificar a reorganização do pensamento no estudo das funções logarítmicas. A pesquisa foi qualitativa, mas a metodologia pôde ser modelada ao longo do processo. O aporte teórico utilizado para balizar este estudo encontra-se na Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau, e no uso da Tecnologia na Educação Matemática. A análise dos dados obtidos aconteceu a partir da escolha de dois softwares livres, o Tropes (para análise semântica) e o Gephi, para análise de Redes; ambos compõem a metodologia de Emergência de Conceitos. O feedback positivo dessa pesquisa foi produzido durante toda a aplicação da sequência didática, análise e devolutiva dos alunos ao final do trabalho.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/97
url https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/97
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/97/602
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Gepem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Gepem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
dc.source.none.fl_str_mv Boletim GEPEM; n. 74 (2019): BOLETIM GEPEM 74; 110 – 126
2176-2988
0104-9739
reponame:Boletim GEPEM (Online)
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Boletim GEPEM (Online)
collection Boletim GEPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv mbairral@ufrrj.com
_version_ 1803387600082305024