O Ensino e a Aprendizagem de Matemática para Alunos com Deficiência Visual: as contribuições de uma escola especializada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo, Fábio Garcia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Segadas-Vianna, Claudia, Barbosa, Paula Marcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim GEPEM (Online)
Texto Completo: https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/514
Resumo: Neste trabalho apresentamos um breve histórico do surgimento das primeiras escolas especializadas na educação de pessoas com deficiência visual (DV), as contribuições dessas escolas para a sociedade e os aspectos que permeiam o ensino de matemática para o público que atendem. Realizamos também duas entrevistas com professores do Instituto Benjamin Constant (IBC), que é um centro de referência nacional na educação de pessoas com DV, com a finalidade de investigar e  discutir questões acerca do uso de materiais e recursos, metodologias de ensino e outras questões que envolvem o ensino e a aprendizagem de pessoas com DV. Como resultados, destacamos a importância do Sistema Braille, o uso de materiais e recursos pensados para o aluno com DV, bem como a emergência do desafio de atender alunos com múltiplas deficiências no espaço escolar. 
id UFRRJ-5_d7cb73f99e17ef360392f40eabd4820d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/514
network_acronym_str UFRRJ-5
network_name_str Boletim GEPEM (Online)
repository_id_str
spelling O Ensino e a Aprendizagem de Matemática para Alunos com Deficiência Visual: as contribuições de uma escola especializadaNeste trabalho apresentamos um breve histórico do surgimento das primeiras escolas especializadas na educação de pessoas com deficiência visual (DV), as contribuições dessas escolas para a sociedade e os aspectos que permeiam o ensino de matemática para o público que atendem. Realizamos também duas entrevistas com professores do Instituto Benjamin Constant (IBC), que é um centro de referência nacional na educação de pessoas com DV, com a finalidade de investigar e  discutir questões acerca do uso de materiais e recursos, metodologias de ensino e outras questões que envolvem o ensino e a aprendizagem de pessoas com DV. Como resultados, destacamos a importância do Sistema Braille, o uso de materiais e recursos pensados para o aluno com DV, bem como a emergência do desafio de atender alunos com múltiplas deficiências no espaço escolar. Gepem/EDUR2020-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/514Boletim GEPEM; n. 76 (2020): Boletim Gepem 76 - Inclusão e Educação Matemática; 32-502176-29880104-9739reponame:Boletim GEPEM (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/514/882Copyright (c) 2020 Boletim Gepeminfo:eu-repo/semantics/openAccessBernardo, Fábio GarciaSegadas-Vianna, ClaudiaBarbosa, Paula Marcia2020-09-17T03:26:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/514Revistahttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/PUBhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/oaimbairral@ufrrj.com2176-29880104-9739opendoar:2020-09-17T03:26:09Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino e a Aprendizagem de Matemática para Alunos com Deficiência Visual: as contribuições de uma escola especializada
title O Ensino e a Aprendizagem de Matemática para Alunos com Deficiência Visual: as contribuições de uma escola especializada
spellingShingle O Ensino e a Aprendizagem de Matemática para Alunos com Deficiência Visual: as contribuições de uma escola especializada
Bernardo, Fábio Garcia
title_short O Ensino e a Aprendizagem de Matemática para Alunos com Deficiência Visual: as contribuições de uma escola especializada
title_full O Ensino e a Aprendizagem de Matemática para Alunos com Deficiência Visual: as contribuições de uma escola especializada
title_fullStr O Ensino e a Aprendizagem de Matemática para Alunos com Deficiência Visual: as contribuições de uma escola especializada
title_full_unstemmed O Ensino e a Aprendizagem de Matemática para Alunos com Deficiência Visual: as contribuições de uma escola especializada
title_sort O Ensino e a Aprendizagem de Matemática para Alunos com Deficiência Visual: as contribuições de uma escola especializada
author Bernardo, Fábio Garcia
author_facet Bernardo, Fábio Garcia
Segadas-Vianna, Claudia
Barbosa, Paula Marcia
author_role author
author2 Segadas-Vianna, Claudia
Barbosa, Paula Marcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardo, Fábio Garcia
Segadas-Vianna, Claudia
Barbosa, Paula Marcia
description Neste trabalho apresentamos um breve histórico do surgimento das primeiras escolas especializadas na educação de pessoas com deficiência visual (DV), as contribuições dessas escolas para a sociedade e os aspectos que permeiam o ensino de matemática para o público que atendem. Realizamos também duas entrevistas com professores do Instituto Benjamin Constant (IBC), que é um centro de referência nacional na educação de pessoas com DV, com a finalidade de investigar e  discutir questões acerca do uso de materiais e recursos, metodologias de ensino e outras questões que envolvem o ensino e a aprendizagem de pessoas com DV. Como resultados, destacamos a importância do Sistema Braille, o uso de materiais e recursos pensados para o aluno com DV, bem como a emergência do desafio de atender alunos com múltiplas deficiências no espaço escolar. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/514
url https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/514/882
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Gepem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Gepem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
dc.source.none.fl_str_mv Boletim GEPEM; n. 76 (2020): Boletim Gepem 76 - Inclusão e Educação Matemática; 32-50
2176-2988
0104-9739
reponame:Boletim GEPEM (Online)
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Boletim GEPEM (Online)
collection Boletim GEPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv mbairral@ufrrj.com
_version_ 1803387600177725440