O Ensino e a Aprendizagem de Matemática para Alunos com Deficiência Visual: as contribuições de uma escola especializada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim GEPEM (Online) |
Texto Completo: | https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/514 |
Resumo: | Neste trabalho apresentamos um breve histórico do surgimento das primeiras escolas especializadas na educação de pessoas com deficiência visual (DV), as contribuições dessas escolas para a sociedade e os aspectos que permeiam o ensino de matemática para o público que atendem. Realizamos também duas entrevistas com professores do Instituto Benjamin Constant (IBC), que é um centro de referência nacional na educação de pessoas com DV, com a finalidade de investigar e discutir questões acerca do uso de materiais e recursos, metodologias de ensino e outras questões que envolvem o ensino e a aprendizagem de pessoas com DV. Como resultados, destacamos a importância do Sistema Braille, o uso de materiais e recursos pensados para o aluno com DV, bem como a emergência do desafio de atender alunos com múltiplas deficiências no espaço escolar. |
id |
UFRRJ-5_d7cb73f99e17ef360392f40eabd4820d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/514 |
network_acronym_str |
UFRRJ-5 |
network_name_str |
Boletim GEPEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Ensino e a Aprendizagem de Matemática para Alunos com Deficiência Visual: as contribuições de uma escola especializadaNeste trabalho apresentamos um breve histórico do surgimento das primeiras escolas especializadas na educação de pessoas com deficiência visual (DV), as contribuições dessas escolas para a sociedade e os aspectos que permeiam o ensino de matemática para o público que atendem. Realizamos também duas entrevistas com professores do Instituto Benjamin Constant (IBC), que é um centro de referência nacional na educação de pessoas com DV, com a finalidade de investigar e discutir questões acerca do uso de materiais e recursos, metodologias de ensino e outras questões que envolvem o ensino e a aprendizagem de pessoas com DV. Como resultados, destacamos a importância do Sistema Braille, o uso de materiais e recursos pensados para o aluno com DV, bem como a emergência do desafio de atender alunos com múltiplas deficiências no espaço escolar. Gepem/EDUR2020-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/514Boletim GEPEM; n. 76 (2020): Boletim Gepem 76 - Inclusão e Educação Matemática; 32-502176-29880104-9739reponame:Boletim GEPEM (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/514/882Copyright (c) 2020 Boletim Gepeminfo:eu-repo/semantics/openAccessBernardo, Fábio GarciaSegadas-Vianna, ClaudiaBarbosa, Paula Marcia2020-09-17T03:26:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/514Revistahttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/PUBhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/oaimbairral@ufrrj.com2176-29880104-9739opendoar:2020-09-17T03:26:09Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino e a Aprendizagem de Matemática para Alunos com Deficiência Visual: as contribuições de uma escola especializada |
title |
O Ensino e a Aprendizagem de Matemática para Alunos com Deficiência Visual: as contribuições de uma escola especializada |
spellingShingle |
O Ensino e a Aprendizagem de Matemática para Alunos com Deficiência Visual: as contribuições de uma escola especializada Bernardo, Fábio Garcia |
title_short |
O Ensino e a Aprendizagem de Matemática para Alunos com Deficiência Visual: as contribuições de uma escola especializada |
title_full |
O Ensino e a Aprendizagem de Matemática para Alunos com Deficiência Visual: as contribuições de uma escola especializada |
title_fullStr |
O Ensino e a Aprendizagem de Matemática para Alunos com Deficiência Visual: as contribuições de uma escola especializada |
title_full_unstemmed |
O Ensino e a Aprendizagem de Matemática para Alunos com Deficiência Visual: as contribuições de uma escola especializada |
title_sort |
O Ensino e a Aprendizagem de Matemática para Alunos com Deficiência Visual: as contribuições de uma escola especializada |
author |
Bernardo, Fábio Garcia |
author_facet |
Bernardo, Fábio Garcia Segadas-Vianna, Claudia Barbosa, Paula Marcia |
author_role |
author |
author2 |
Segadas-Vianna, Claudia Barbosa, Paula Marcia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardo, Fábio Garcia Segadas-Vianna, Claudia Barbosa, Paula Marcia |
description |
Neste trabalho apresentamos um breve histórico do surgimento das primeiras escolas especializadas na educação de pessoas com deficiência visual (DV), as contribuições dessas escolas para a sociedade e os aspectos que permeiam o ensino de matemática para o público que atendem. Realizamos também duas entrevistas com professores do Instituto Benjamin Constant (IBC), que é um centro de referência nacional na educação de pessoas com DV, com a finalidade de investigar e discutir questões acerca do uso de materiais e recursos, metodologias de ensino e outras questões que envolvem o ensino e a aprendizagem de pessoas com DV. Como resultados, destacamos a importância do Sistema Braille, o uso de materiais e recursos pensados para o aluno com DV, bem como a emergência do desafio de atender alunos com múltiplas deficiências no espaço escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/514 |
url |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/514 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/514/882 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Boletim Gepem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Boletim Gepem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Gepem/EDUR |
publisher.none.fl_str_mv |
Gepem/EDUR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim GEPEM; n. 76 (2020): Boletim Gepem 76 - Inclusão e Educação Matemática; 32-50 2176-2988 0104-9739 reponame:Boletim GEPEM (Online) instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
instacron_str |
UFRRJ |
institution |
UFRRJ |
reponame_str |
Boletim GEPEM (Online) |
collection |
Boletim GEPEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
mbairral@ufrrj.com |
_version_ |
1803387600177725440 |