Caminhos da Escola com tecnologias digitais, comunicação e Educação Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim GEPEM (Online) |
Texto Completo: | https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/211 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma discussão a respeito da direção que a escola vem assumindo com as tecnologias digitais e comunicação na relação com a Educação Matemática. O destaque é para pesquisas qualitativas sobre o tema, aplicáveis em sala de aula, envolvendo jogos digitais on-line de matemática, realidade aumentada, objetos virtuais de aprendizagem, atividades com software e resolução de problemas, que vêm sendo determinantes à construção de conceitos matemáticos na escola de Educação Básica. O trabalho na escola tem proporcionado a constatação de que os estudantes estão imersos nas tecnologias digitais, já que utilizam a internet para contatos sociais, relacionamentos e criação de novos grupos, além de divertir-se com games, pesquisar e produzir conhecimento. Os resultados do estudo evidenciam que o envolvimento dos professores, dos estudantes e da escola com o meio digital é crescente e que os processos de evocação e comunicação tornam essas tecnologias grandes aliadas da aprendizagem matemática. |
id |
UFRRJ-5_f7ce5b132993f069d44b50360e81da48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/211 |
network_acronym_str |
UFRRJ-5 |
network_name_str |
Boletim GEPEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Caminhos da Escola com tecnologias digitais, comunicação e Educação MatemáticaEste artigo apresenta uma discussão a respeito da direção que a escola vem assumindo com as tecnologias digitais e comunicação na relação com a Educação Matemática. O destaque é para pesquisas qualitativas sobre o tema, aplicáveis em sala de aula, envolvendo jogos digitais on-line de matemática, realidade aumentada, objetos virtuais de aprendizagem, atividades com software e resolução de problemas, que vêm sendo determinantes à construção de conceitos matemáticos na escola de Educação Básica. O trabalho na escola tem proporcionado a constatação de que os estudantes estão imersos nas tecnologias digitais, já que utilizam a internet para contatos sociais, relacionamentos e criação de novos grupos, além de divertir-se com games, pesquisar e produzir conhecimento. Os resultados do estudo evidenciam que o envolvimento dos professores, dos estudantes e da escola com o meio digital é crescente e que os processos de evocação e comunicação tornam essas tecnologias grandes aliadas da aprendizagem matemática.Gepem/EDUR2019-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/211Boletim GEPEM; n. 74 (2019): BOLETIM GEPEM 74; 4 - 192176-29880104-9739reponame:Boletim GEPEM (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/211/598Copyright (c) 2019 Boletim Gepeminfo:eu-repo/semantics/openAccessScheffer, Nilce Fátima2021-06-03T01:01:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/211Revistahttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/PUBhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/oaimbairral@ufrrj.com2176-29880104-9739opendoar:2021-06-03T01:01:27Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caminhos da Escola com tecnologias digitais, comunicação e Educação Matemática |
title |
Caminhos da Escola com tecnologias digitais, comunicação e Educação Matemática |
spellingShingle |
Caminhos da Escola com tecnologias digitais, comunicação e Educação Matemática Scheffer, Nilce Fátima |
title_short |
Caminhos da Escola com tecnologias digitais, comunicação e Educação Matemática |
title_full |
Caminhos da Escola com tecnologias digitais, comunicação e Educação Matemática |
title_fullStr |
Caminhos da Escola com tecnologias digitais, comunicação e Educação Matemática |
title_full_unstemmed |
Caminhos da Escola com tecnologias digitais, comunicação e Educação Matemática |
title_sort |
Caminhos da Escola com tecnologias digitais, comunicação e Educação Matemática |
author |
Scheffer, Nilce Fátima |
author_facet |
Scheffer, Nilce Fátima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scheffer, Nilce Fátima |
description |
Este artigo apresenta uma discussão a respeito da direção que a escola vem assumindo com as tecnologias digitais e comunicação na relação com a Educação Matemática. O destaque é para pesquisas qualitativas sobre o tema, aplicáveis em sala de aula, envolvendo jogos digitais on-line de matemática, realidade aumentada, objetos virtuais de aprendizagem, atividades com software e resolução de problemas, que vêm sendo determinantes à construção de conceitos matemáticos na escola de Educação Básica. O trabalho na escola tem proporcionado a constatação de que os estudantes estão imersos nas tecnologias digitais, já que utilizam a internet para contatos sociais, relacionamentos e criação de novos grupos, além de divertir-se com games, pesquisar e produzir conhecimento. Os resultados do estudo evidenciam que o envolvimento dos professores, dos estudantes e da escola com o meio digital é crescente e que os processos de evocação e comunicação tornam essas tecnologias grandes aliadas da aprendizagem matemática. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/211 |
url |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/211 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/211/598 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Boletim Gepem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Boletim Gepem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Gepem/EDUR |
publisher.none.fl_str_mv |
Gepem/EDUR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim GEPEM; n. 74 (2019): BOLETIM GEPEM 74; 4 - 19 2176-2988 0104-9739 reponame:Boletim GEPEM (Online) instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
instacron_str |
UFRRJ |
institution |
UFRRJ |
reponame_str |
Boletim GEPEM (Online) |
collection |
Boletim GEPEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
mbairral@ufrrj.com |
_version_ |
1803387600101179392 |