Caminhos da Escola com tecnologias digitais, comunicação e Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scheffer, Nilce Fátima
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim GEPEM (Online)
Texto Completo: https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/211
Resumo: Este artigo apresenta uma discussão a respeito da direção que a escola vem assumindo com as tecnologias digitais e comunicação na relação com a Educação Matemática. O destaque é para pesquisas qualitativas sobre o tema, aplicáveis em sala de aula, envolvendo jogos digitais on-line de matemática, realidade aumentada, objetos virtuais de aprendizagem, atividades com software e resolução de problemas, que vêm sendo determinantes à construção de conceitos matemáticos na escola de Educação Básica. O trabalho na escola tem proporcionado a constatação de que os estudantes estão imersos nas tecnologias digitais, já que utilizam a internet para contatos sociais, relacionamentos e criação de novos grupos, além de divertir-se com games, pesquisar e produzir conhecimento. Os resultados do estudo evidenciam que o envolvimento dos professores, dos estudantes e da escola com o meio digital é crescente e que os processos de evocação e comunicação tornam essas tecnologias grandes aliadas da aprendizagem matemática.
id UFRRJ-5_f7ce5b132993f069d44b50360e81da48
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/211
network_acronym_str UFRRJ-5
network_name_str Boletim GEPEM (Online)
repository_id_str
spelling Caminhos da Escola com tecnologias digitais, comunicação e Educação MatemáticaEste artigo apresenta uma discussão a respeito da direção que a escola vem assumindo com as tecnologias digitais e comunicação na relação com a Educação Matemática. O destaque é para pesquisas qualitativas sobre o tema, aplicáveis em sala de aula, envolvendo jogos digitais on-line de matemática, realidade aumentada, objetos virtuais de aprendizagem, atividades com software e resolução de problemas, que vêm sendo determinantes à construção de conceitos matemáticos na escola de Educação Básica. O trabalho na escola tem proporcionado a constatação de que os estudantes estão imersos nas tecnologias digitais, já que utilizam a internet para contatos sociais, relacionamentos e criação de novos grupos, além de divertir-se com games, pesquisar e produzir conhecimento. Os resultados do estudo evidenciam que o envolvimento dos professores, dos estudantes e da escola com o meio digital é crescente e que os processos de evocação e comunicação tornam essas tecnologias grandes aliadas da aprendizagem matemática.Gepem/EDUR2019-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/211Boletim GEPEM; n. 74 (2019): BOLETIM GEPEM 74; 4 - 192176-29880104-9739reponame:Boletim GEPEM (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/211/598Copyright (c) 2019 Boletim Gepeminfo:eu-repo/semantics/openAccessScheffer, Nilce Fátima2021-06-03T01:01:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/211Revistahttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/PUBhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/oaimbairral@ufrrj.com2176-29880104-9739opendoar:2021-06-03T01:01:27Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Caminhos da Escola com tecnologias digitais, comunicação e Educação Matemática
title Caminhos da Escola com tecnologias digitais, comunicação e Educação Matemática
spellingShingle Caminhos da Escola com tecnologias digitais, comunicação e Educação Matemática
Scheffer, Nilce Fátima
title_short Caminhos da Escola com tecnologias digitais, comunicação e Educação Matemática
title_full Caminhos da Escola com tecnologias digitais, comunicação e Educação Matemática
title_fullStr Caminhos da Escola com tecnologias digitais, comunicação e Educação Matemática
title_full_unstemmed Caminhos da Escola com tecnologias digitais, comunicação e Educação Matemática
title_sort Caminhos da Escola com tecnologias digitais, comunicação e Educação Matemática
author Scheffer, Nilce Fátima
author_facet Scheffer, Nilce Fátima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scheffer, Nilce Fátima
description Este artigo apresenta uma discussão a respeito da direção que a escola vem assumindo com as tecnologias digitais e comunicação na relação com a Educação Matemática. O destaque é para pesquisas qualitativas sobre o tema, aplicáveis em sala de aula, envolvendo jogos digitais on-line de matemática, realidade aumentada, objetos virtuais de aprendizagem, atividades com software e resolução de problemas, que vêm sendo determinantes à construção de conceitos matemáticos na escola de Educação Básica. O trabalho na escola tem proporcionado a constatação de que os estudantes estão imersos nas tecnologias digitais, já que utilizam a internet para contatos sociais, relacionamentos e criação de novos grupos, além de divertir-se com games, pesquisar e produzir conhecimento. Os resultados do estudo evidenciam que o envolvimento dos professores, dos estudantes e da escola com o meio digital é crescente e que os processos de evocação e comunicação tornam essas tecnologias grandes aliadas da aprendizagem matemática.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/211
url https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/211/598
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Gepem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Gepem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
dc.source.none.fl_str_mv Boletim GEPEM; n. 74 (2019): BOLETIM GEPEM 74; 4 - 19
2176-2988
0104-9739
reponame:Boletim GEPEM (Online)
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Boletim GEPEM (Online)
collection Boletim GEPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv mbairral@ufrrj.com
_version_ 1803387600101179392