Escolas bilíngues de fronteira: inclusão de discentes venezuelanos nas escolas municipais da área urbana de Pacaraima

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sandra Elaine Trindade da Paz
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRR
Texto Completo: http://www.bdtd.ufrr.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=400
Resumo: A pesquisa Escolas Bilíngues de Fronteira: inclusão de discentes venezuelanos nas escolas da área urbana de Pacaraima, buscou analisar a inclusão social de discentes que diariamente cruzam a linha de fronteira, matriculados em escolas participantes do Programa Escolas Bilíngues de Fronteira, no município de Pacaraima no estado de Roraima. A pesquisa, sob a luz das teorias da identidade, pluralidade cultural e inclusão no sistema educacional brasileiro, identifica as políticas públicas implantadas no sistema de ensino que consideram a inclusão social destes discentes, contextualizando o papel da escola face à pluralidade cultural, analisando as práticas curriculares desenvolvidas no contexto da sala de aula. Como procedimentos metodológicos, fez-se uma busca documental em órgãos como: Prefeitura Municipal de Pacaraima; Secretaria de Educação Municipal de Pacaraima; nas escolas cadastradas no Programa Escolas Bilíngues de Fronteira da área urbana de Pacaraima, junto as respectivas secretarias, com acesso às matrículas dos discentes; no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; além do levantamento de dados do Censo Escolar, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A pesquisa de campo ocorreu através da observação participativa nas escolas municipais Alcides da Conceição Lima e Casimiro de Abreu, que fazem parte do Programa Escolas Bilíngue de Fronteira, do qual se fez uso do método indutivo, analisando e descrevendo as ações quanto a inclusão dos discentes venezuelanos no contexto escolar e na sala de aula, durante o processo ensino aprendizagem. Detectou-se que, desde 2009, o Programa Escola Bilíngue de Fronteira, nesta cidade, não vem sendo executado, ocasionado por problemas políticos e econômicos, no entanto mais de 30% dos discentes das duas escolas cruzam a linha de fronteira para estudar no Brasil. A identidade nacionalista do discente venezuelano se faz presente nas atividades desenvolvidas em sala de aula, mas não é ressaltado no ambiente escolar. O processo inclusivo ocorre em todas as esferas do setor educacional, desde o gestor municipal que custeia o translado até a receptividade dispensada pelo docente, que o acolhe com respeito, ocorrendo um convívio harmônico entre discentes/discentes e docentes/discentes.
id UFRR_402b1b9871e660d71511e2d42376c531
oai_identifier_str oai:bdtd.ufrr.br:322
network_acronym_str UFRR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRR
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscolas bilíngues de fronteira: inclusão de discentes venezuelanos nas escolas municipais da área urbana de Pacaraima 2016-08-05Ana Lia Farias Valehttp://lattes.cnpq.br/7266116635347700http://lattes.cnpq.br/9288907416775647Sandra Elaine Trindade da PazUniversidade Federal de RoraimaPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Fronteiras - PPGSOFUFRRBRidentidade inclusão políticas públicas educação escolas bilíngue de Fronteiraidentity inclusion public policy education frontier bilingual schools.SOCIOLOGIAA pesquisa Escolas Bilíngues de Fronteira: inclusão de discentes venezuelanos nas escolas da área urbana de Pacaraima, buscou analisar a inclusão social de discentes que diariamente cruzam a linha de fronteira, matriculados em escolas participantes do Programa Escolas Bilíngues de Fronteira, no município de Pacaraima no estado de Roraima. A pesquisa, sob a luz das teorias da identidade, pluralidade cultural e inclusão no sistema educacional brasileiro, identifica as políticas públicas implantadas no sistema de ensino que consideram a inclusão social destes discentes, contextualizando o papel da escola face à pluralidade cultural, analisando as práticas curriculares desenvolvidas no contexto da sala de aula. Como procedimentos metodológicos, fez-se uma busca documental em órgãos como: Prefeitura Municipal de Pacaraima; Secretaria de Educação Municipal de Pacaraima; nas escolas cadastradas no Programa Escolas Bilíngues de Fronteira da área urbana de Pacaraima, junto as respectivas secretarias, com acesso às matrículas dos discentes; no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; além do levantamento de dados do Censo Escolar, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A pesquisa de campo ocorreu através da observação participativa nas escolas municipais Alcides da Conceição Lima e Casimiro de Abreu, que fazem parte do Programa Escolas Bilíngue de Fronteira, do qual se fez uso do método indutivo, analisando e descrevendo as ações quanto a inclusão dos discentes venezuelanos no contexto escolar e na sala de aula, durante o processo ensino aprendizagem. Detectou-se que, desde 2009, o Programa Escola Bilíngue de Fronteira, nesta cidade, não vem sendo executado, ocasionado por problemas políticos e econômicos, no entanto mais de 30% dos discentes das duas escolas cruzam a linha de fronteira para estudar no Brasil. A identidade nacionalista do discente venezuelano se faz presente nas atividades desenvolvidas em sala de aula, mas não é ressaltado no ambiente escolar. O processo inclusivo ocorre em todas as esferas do setor educacional, desde o gestor municipal que custeia o translado até a receptividade dispensada pelo docente, que o acolhe com respeito, ocorrendo um convívio harmônico entre discentes/discentes e docentes/discentes.The research "Frontier Bilingual Schools: inclusion of Venezuelan students in schools of urban area Pacaraima", aimed to analyze the social inclusion of students who daily cross the border line, enrolled in schools participating in the Bilingual Schools Program Frontier in Pacaraima, a small town in the state of Roraima. The research, according to identity, cultural diversity and inclusion theories in Brazilian educational system, identifyes the public policies implemented in the education system that consider the social inclusion of these students, contextualizing the role of the school in the face of cultural diversity, analyzing the curricular practices developed in the context of the classroom. As methodological procedures, there was a documental search in public agencies such as: Pacaraima City Hall; Municipal Department of Education Pacaraima; in schools enrolled in the Bilingual Schools Program Frontier urban area of Pacaraima, with their secretariats, with access enrollment of students; the Brazilian Institute of Geography and Statistics; in addition to the School Census data collection, through the National Institute of Educational Studies Anísio Teixeira. The field research was through participant observation in municipal schools Alcides da Conceição Lima and Casimiro de Abreu, which are part of the Bilingual Schools Program Frontier. We used inductive method, analyzing and describing the actions as the inclusion of students Venezuelans in the school context and in the classroom during the learning process. It was found that since 2009 the Bilingual School Programme Border, in this city is not running, caused by political and economic problems, however more than 30% of students of the two schools cross the border line to study in Brazil. The nationalist identity of the Venezuelan student is present in the activities developed in the classroom, but is not emphasized in the school environment. The inclusive process occurs at all levels of the education sector from the municipal manager who pays the transportation to the receptivity dispensed by the teacher, who hosts with respect, experiencing a harmonious coexistence between students students and teachers/students.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorhttp://www.bdtd.ufrr.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=400application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRR2024-09-13T15:15:15Zoai:bdtd.ufrr.br:322Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.ufrr.br/tde_busca/index.phpPUBhttp://www.bdtd.ufrr.br/tde_oai/oai3.phpbiblioteca.central@ufrr.br||biblioteca.central@ufrr.bropendoar:2017-12-09T10:40:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.pt.fl_str_mv Escolas bilíngues de fronteira: inclusão de discentes venezuelanos nas escolas municipais da área urbana de Pacaraima
title Escolas bilíngues de fronteira: inclusão de discentes venezuelanos nas escolas municipais da área urbana de Pacaraima
spellingShingle Escolas bilíngues de fronteira: inclusão de discentes venezuelanos nas escolas municipais da área urbana de Pacaraima
Sandra Elaine Trindade da Paz
title_short Escolas bilíngues de fronteira: inclusão de discentes venezuelanos nas escolas municipais da área urbana de Pacaraima
title_full Escolas bilíngues de fronteira: inclusão de discentes venezuelanos nas escolas municipais da área urbana de Pacaraima
title_fullStr Escolas bilíngues de fronteira: inclusão de discentes venezuelanos nas escolas municipais da área urbana de Pacaraima
title_full_unstemmed Escolas bilíngues de fronteira: inclusão de discentes venezuelanos nas escolas municipais da área urbana de Pacaraima
title_sort Escolas bilíngues de fronteira: inclusão de discentes venezuelanos nas escolas municipais da área urbana de Pacaraima
author Sandra Elaine Trindade da Paz
author_facet Sandra Elaine Trindade da Paz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ana Lia Farias Vale
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7266116635347700
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9288907416775647
dc.contributor.author.fl_str_mv Sandra Elaine Trindade da Paz
contributor_str_mv Ana Lia Farias Vale
description A pesquisa Escolas Bilíngues de Fronteira: inclusão de discentes venezuelanos nas escolas da área urbana de Pacaraima, buscou analisar a inclusão social de discentes que diariamente cruzam a linha de fronteira, matriculados em escolas participantes do Programa Escolas Bilíngues de Fronteira, no município de Pacaraima no estado de Roraima. A pesquisa, sob a luz das teorias da identidade, pluralidade cultural e inclusão no sistema educacional brasileiro, identifica as políticas públicas implantadas no sistema de ensino que consideram a inclusão social destes discentes, contextualizando o papel da escola face à pluralidade cultural, analisando as práticas curriculares desenvolvidas no contexto da sala de aula. Como procedimentos metodológicos, fez-se uma busca documental em órgãos como: Prefeitura Municipal de Pacaraima; Secretaria de Educação Municipal de Pacaraima; nas escolas cadastradas no Programa Escolas Bilíngues de Fronteira da área urbana de Pacaraima, junto as respectivas secretarias, com acesso às matrículas dos discentes; no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; além do levantamento de dados do Censo Escolar, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A pesquisa de campo ocorreu através da observação participativa nas escolas municipais Alcides da Conceição Lima e Casimiro de Abreu, que fazem parte do Programa Escolas Bilíngue de Fronteira, do qual se fez uso do método indutivo, analisando e descrevendo as ações quanto a inclusão dos discentes venezuelanos no contexto escolar e na sala de aula, durante o processo ensino aprendizagem. Detectou-se que, desde 2009, o Programa Escola Bilíngue de Fronteira, nesta cidade, não vem sendo executado, ocasionado por problemas políticos e econômicos, no entanto mais de 30% dos discentes das duas escolas cruzam a linha de fronteira para estudar no Brasil. A identidade nacionalista do discente venezuelano se faz presente nas atividades desenvolvidas em sala de aula, mas não é ressaltado no ambiente escolar. O processo inclusivo ocorre em todas as esferas do setor educacional, desde o gestor municipal que custeia o translado até a receptividade dispensada pelo docente, que o acolhe com respeito, ocorrendo um convívio harmônico entre discentes/discentes e docentes/discentes.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.ufrr.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=400
url http://www.bdtd.ufrr.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Sociedade e Fronteiras - PPGSOF
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRR
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRR
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@ufrr.br||biblioteca.central@ufrr.br
_version_ 1810105773181632512