Experiências autoetnográficas na educação literária em língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/v39p47 |
Resumo: | Este artigo problematiza as potencialidades e limitações de aulas, envolvendo a leitura colaborativa de textos literários em inglês produzidos por mulheres de grupos não-hegemônicos. O referencial teórico é constituído por estudos sobre educação literária nas perspectivas decoloniais e colaborativas. A materialidade empírica deste estudo autoetnográfico é construída pelas interações em sala de aula, entrevistas com seis participantes e um diário reflexivo escrito pela professora da turma. As discussões apontaram para a permanência de colonialidades na relação professora e alunas/os, de modo a evidenciar a visão, por parte das/os aprendizes, de professora/professor como a/o detentora/detentor do saber literário. |
id |
UFS-10_043629b11ed4cd0bd9051436052fbd60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19149 |
network_acronym_str |
UFS-10 |
network_name_str |
Interdisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiências autoetnográficas na educação literária em língua inglesaAutoethnographic experiences in the literary education in englishAutoetnografiaEducação literária(De)colonialidadesLíngua inglesaAutoethnographyLiterary education(De)colonialitiesEnglishEste artigo problematiza as potencialidades e limitações de aulas, envolvendo a leitura colaborativa de textos literários em inglês produzidos por mulheres de grupos não-hegemônicos. O referencial teórico é constituído por estudos sobre educação literária nas perspectivas decoloniais e colaborativas. A materialidade empírica deste estudo autoetnográfico é construída pelas interações em sala de aula, entrevistas com seis participantes e um diário reflexivo escrito pela professora da turma. As discussões apontaram para a permanência de colonialidades na relação professora e alunas/os, de modo a evidenciar a visão, por parte das/os aprendizes, de professora/professor como a/o detentora/detentor do saber literário.This paper problematizes the potentialities and limitations from the perceptions of the students who participated in my doctorate research concerning the classes involving the collaborative reading of literary texts in English written by non-hegemonic women. The theoretical framework was built on studies about literary education from decolonial and collaborative perspectives. The empirical materiality that supports my discussions in this autoethnographic study is composed of the interactions during literary conversations in groups, final conversations with the participants, and a reflexive diary written by me, the professor. The discussions pointed to the permanence of coloniality in the professor and students relationship since the empirical material showed an insight by one of the participants concerning the fact that the professor should have talked more than her classmates in the conversations with the whole group.Carlos Magno Santos2023-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/v39p4710.47250/intrell.v39i1.p47-64Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 39: Ano XVIII - jan-jun de 2023 | A autoetnografia e a literatura: a voz de quem lê e interpreta uma obra literária na atualidade; 47-64Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 39: Ano XVIII - jan-jun de 2023 | A autoetnografia e a literatura: a voz de quem lê e interpreta uma obra literária na atualidade; 47-64Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 39: Ano XVIII - jan-jun de 2023 | A autoetnografia e a literatura: a voz de quem lê e interpreta uma obra literária na atualidade; 47-641980-887910.47250/intrell.v39i1reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/v39p47/v39p47Copyright (c) 2023 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccessTiraboschi, Fernanda Franco2023-08-07T08:21:17Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19149Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2023-08-07T08:21:17Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências autoetnográficas na educação literária em língua inglesa Autoethnographic experiences in the literary education in english |
title |
Experiências autoetnográficas na educação literária em língua inglesa |
spellingShingle |
Experiências autoetnográficas na educação literária em língua inglesa Tiraboschi, Fernanda Franco Autoetnografia Educação literária (De)colonialidades Língua inglesa Autoethnography Literary education (De)colonialities English |
title_short |
Experiências autoetnográficas na educação literária em língua inglesa |
title_full |
Experiências autoetnográficas na educação literária em língua inglesa |
title_fullStr |
Experiências autoetnográficas na educação literária em língua inglesa |
title_full_unstemmed |
Experiências autoetnográficas na educação literária em língua inglesa |
title_sort |
Experiências autoetnográficas na educação literária em língua inglesa |
author |
Tiraboschi, Fernanda Franco |
author_facet |
Tiraboschi, Fernanda Franco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tiraboschi, Fernanda Franco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoetnografia Educação literária (De)colonialidades Língua inglesa Autoethnography Literary education (De)colonialities English |
topic |
Autoetnografia Educação literária (De)colonialidades Língua inglesa Autoethnography Literary education (De)colonialities English |
description |
Este artigo problematiza as potencialidades e limitações de aulas, envolvendo a leitura colaborativa de textos literários em inglês produzidos por mulheres de grupos não-hegemônicos. O referencial teórico é constituído por estudos sobre educação literária nas perspectivas decoloniais e colaborativas. A materialidade empírica deste estudo autoetnográfico é construída pelas interações em sala de aula, entrevistas com seis participantes e um diário reflexivo escrito pela professora da turma. As discussões apontaram para a permanência de colonialidades na relação professora e alunas/os, de modo a evidenciar a visão, por parte das/os aprendizes, de professora/professor como a/o detentora/detentor do saber literário. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/v39p47 10.47250/intrell.v39i1.p47-64 |
url |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/v39p47 |
identifier_str_mv |
10.47250/intrell.v39i1.p47-64 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/v39p47/v39p47 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 39: Ano XVIII - jan-jun de 2023 | A autoetnografia e a literatura: a voz de quem lê e interpreta uma obra literária na atualidade; 47-64 Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 39: Ano XVIII - jan-jun de 2023 | A autoetnografia e a literatura: a voz de quem lê e interpreta uma obra literária na atualidade; 47-64 Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 39: Ano XVIII - jan-jun de 2023 | A autoetnografia e a literatura: a voz de quem lê e interpreta uma obra literária na atualidade; 47-64 1980-8879 10.47250/intrell.v39i1 reponame:Interdisciplinar instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Interdisciplinar |
collection |
Interdisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
calmag@bol.com.br |
_version_ |
1797052877567426560 |