Experiências autoetnográficas na educação literária em língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tiraboschi, Fernanda Franco
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/v39p47
Resumo: Este artigo problematiza as potencialidades e limitações de aulas, envolvendo a leitura colaborativa de textos literários em inglês produzidos por mulheres de grupos não-hegemônicos. O referencial teórico é constituído por estudos sobre educação literária nas perspectivas decoloniais e colaborativas. A materialidade empírica deste estudo autoetnográfico é construída pelas interações em sala de aula, entrevistas com seis participantes e um diário reflexivo escrito pela professora da turma. As discussões apontaram para a permanência de colonialidades na relação professora e alunas/os, de modo a evidenciar a visão, por parte das/os aprendizes, de professora/professor como a/o detentora/detentor do saber literário.
id UFS-10_043629b11ed4cd0bd9051436052fbd60
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19149
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling Experiências autoetnográficas na educação literária em língua inglesaAutoethnographic experiences in the literary education in englishAutoetnografiaEducação literária(De)colonialidadesLíngua inglesaAutoethnographyLiterary education(De)colonialitiesEnglishEste artigo problematiza as potencialidades e limitações de aulas, envolvendo a leitura colaborativa de textos literários em inglês produzidos por mulheres de grupos não-hegemônicos. O referencial teórico é constituído por estudos sobre educação literária nas perspectivas decoloniais e colaborativas. A materialidade empírica deste estudo autoetnográfico é construída pelas interações em sala de aula, entrevistas com seis participantes e um diário reflexivo escrito pela professora da turma. As discussões apontaram para a permanência de colonialidades na relação professora e alunas/os, de modo a evidenciar a visão, por parte das/os aprendizes, de professora/professor como a/o detentora/detentor do saber literário.This paper problematizes the potentialities and limitations from the perceptions of the students who participated in my doctorate research concerning the classes involving the collaborative reading of literary texts in English written by non-hegemonic women. The theoretical framework was built on studies about literary education from decolonial and collaborative perspectives. The empirical materiality that supports my discussions in this autoethnographic study is composed of the interactions during literary conversations in groups, final conversations with the participants, and a reflexive diary written by me, the professor. The discussions pointed to the permanence of coloniality in the professor and students relationship since the empirical material showed an insight by one of the participants concerning the fact that the professor should have talked more than her classmates in the conversations with the whole group.Carlos Magno Santos2023-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/v39p4710.47250/intrell.v39i1.p47-64Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 39: Ano XVIII - jan-jun de 2023 | A autoetnografia e a literatura: a voz de quem lê e interpreta uma obra literária na atualidade; 47-64Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 39: Ano XVIII - jan-jun de 2023 | A autoetnografia e a literatura: a voz de quem lê e interpreta uma obra literária na atualidade; 47-64Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 39: Ano XVIII - jan-jun de 2023 | A autoetnografia e a literatura: a voz de quem lê e interpreta uma obra literária na atualidade; 47-641980-887910.47250/intrell.v39i1reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/v39p47/v39p47Copyright (c) 2023 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccessTiraboschi, Fernanda Franco2023-08-07T08:21:17Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19149Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2023-08-07T08:21:17Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências autoetnográficas na educação literária em língua inglesa
Autoethnographic experiences in the literary education in english
title Experiências autoetnográficas na educação literária em língua inglesa
spellingShingle Experiências autoetnográficas na educação literária em língua inglesa
Tiraboschi, Fernanda Franco
Autoetnografia
Educação literária
(De)colonialidades
Língua inglesa
Autoethnography
Literary education
(De)colonialities
English
title_short Experiências autoetnográficas na educação literária em língua inglesa
title_full Experiências autoetnográficas na educação literária em língua inglesa
title_fullStr Experiências autoetnográficas na educação literária em língua inglesa
title_full_unstemmed Experiências autoetnográficas na educação literária em língua inglesa
title_sort Experiências autoetnográficas na educação literária em língua inglesa
author Tiraboschi, Fernanda Franco
author_facet Tiraboschi, Fernanda Franco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tiraboschi, Fernanda Franco
dc.subject.por.fl_str_mv Autoetnografia
Educação literária
(De)colonialidades
Língua inglesa
Autoethnography
Literary education
(De)colonialities
English
topic Autoetnografia
Educação literária
(De)colonialidades
Língua inglesa
Autoethnography
Literary education
(De)colonialities
English
description Este artigo problematiza as potencialidades e limitações de aulas, envolvendo a leitura colaborativa de textos literários em inglês produzidos por mulheres de grupos não-hegemônicos. O referencial teórico é constituído por estudos sobre educação literária nas perspectivas decoloniais e colaborativas. A materialidade empírica deste estudo autoetnográfico é construída pelas interações em sala de aula, entrevistas com seis participantes e um diário reflexivo escrito pela professora da turma. As discussões apontaram para a permanência de colonialidades na relação professora e alunas/os, de modo a evidenciar a visão, por parte das/os aprendizes, de professora/professor como a/o detentora/detentor do saber literário.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/v39p47
10.47250/intrell.v39i1.p47-64
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/v39p47
identifier_str_mv 10.47250/intrell.v39i1.p47-64
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/v39p47/v39p47
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 39: Ano XVIII - jan-jun de 2023 | A autoetnografia e a literatura: a voz de quem lê e interpreta uma obra literária na atualidade; 47-64
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 39: Ano XVIII - jan-jun de 2023 | A autoetnografia e a literatura: a voz de quem lê e interpreta uma obra literária na atualidade; 47-64
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 39: Ano XVIII - jan-jun de 2023 | A autoetnografia e a literatura: a voz de quem lê e interpreta uma obra literária na atualidade; 47-64
1980-8879
10.47250/intrell.v39i1
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052877567426560