ANTROPOLOGIA INUMANA EM FOUCAULT E SAFATLE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/11492 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo problematizar a educação segundo o conceito de inumano em Foucault (2007) e Safatle (2012), para confrontá-lo com um modo de pensar o homem na antropologia. Esses filósofos colocam em xeque os sujeitos, as sociedades e o homem; questionam o modo de ser mesmo do homem e a antropologia. Nesse questionamento, a capacidade de representação como organizadora dos modos de vida humana é colocada em questão. Neste contexto, cabe indagar: se a educação parece estar voltada para a formação do homem, em que consistiria uma educação do ponto de vista de uma antropologia inumana? Palavras-chave: Inumano. Educação. Representação. Filosofia. |
id |
UFS-10_0a08b769ddc7ffb00e33fa100b26e2c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11492 |
network_acronym_str |
UFS-10 |
network_name_str |
Interdisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
ANTROPOLOGIA INUMANA EM FOUCAULT E SAFATLEINHUMAN ANTHROPOLOGY IN FOUCAULT AND SAFATLEEste artigo tem como objetivo problematizar a educação segundo o conceito de inumano em Foucault (2007) e Safatle (2012), para confrontá-lo com um modo de pensar o homem na antropologia. Esses filósofos colocam em xeque os sujeitos, as sociedades e o homem; questionam o modo de ser mesmo do homem e a antropologia. Nesse questionamento, a capacidade de representação como organizadora dos modos de vida humana é colocada em questão. Neste contexto, cabe indagar: se a educação parece estar voltada para a formação do homem, em que consistiria uma educação do ponto de vista de uma antropologia inumana? Palavras-chave: Inumano. Educação. Representação. Filosofia.This article aims to problematize education according to the concept of inhuman in Foucault (2007) and Safatle (2012). To a last extent, this is meant to confront a way of thinking man in Anthropology. These philosophers put in check the subjects, the man; they question the very way of being man and the anthropology. The capacity of representation as the organizer of the human ways of life is put in question. It should be asked: if education seems to be directed towards the formation of man, what would be an education from the point of view of an inhuman anthropology? Keywords: Inhuman. Education. Representation. Philosophy.Carlos Magno Santos2019-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1149210.47250/intrell.v31i1.11492Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 31: Ano XIV - jan-jun de 2019 | Dossiês temáticos 1 e 2; 137-152Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 31: Ano XIV - jan-jun de 2019 | Dossiês temáticos 1 e 2; 137-152Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 31: Ano XIV - jan-jun de 2019 | Dossiês temáticos 1 e 2; 137-1521980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/11492/8744Copyright (c) 2019 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, DamiGuido, Humberto Aparecido de Oliveira2020-10-05T18:31:53Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11492Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2020-10-05T18:31:53Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANTROPOLOGIA INUMANA EM FOUCAULT E SAFATLE INHUMAN ANTHROPOLOGY IN FOUCAULT AND SAFATLE |
title |
ANTROPOLOGIA INUMANA EM FOUCAULT E SAFATLE |
spellingShingle |
ANTROPOLOGIA INUMANA EM FOUCAULT E SAFATLE da Silva, Dami |
title_short |
ANTROPOLOGIA INUMANA EM FOUCAULT E SAFATLE |
title_full |
ANTROPOLOGIA INUMANA EM FOUCAULT E SAFATLE |
title_fullStr |
ANTROPOLOGIA INUMANA EM FOUCAULT E SAFATLE |
title_full_unstemmed |
ANTROPOLOGIA INUMANA EM FOUCAULT E SAFATLE |
title_sort |
ANTROPOLOGIA INUMANA EM FOUCAULT E SAFATLE |
author |
da Silva, Dami |
author_facet |
da Silva, Dami Guido, Humberto Aparecido de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Guido, Humberto Aparecido de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Dami Guido, Humberto Aparecido de Oliveira |
description |
Este artigo tem como objetivo problematizar a educação segundo o conceito de inumano em Foucault (2007) e Safatle (2012), para confrontá-lo com um modo de pensar o homem na antropologia. Esses filósofos colocam em xeque os sujeitos, as sociedades e o homem; questionam o modo de ser mesmo do homem e a antropologia. Nesse questionamento, a capacidade de representação como organizadora dos modos de vida humana é colocada em questão. Neste contexto, cabe indagar: se a educação parece estar voltada para a formação do homem, em que consistiria uma educação do ponto de vista de uma antropologia inumana? Palavras-chave: Inumano. Educação. Representação. Filosofia. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/11492 10.47250/intrell.v31i1.11492 |
url |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/11492 |
identifier_str_mv |
10.47250/intrell.v31i1.11492 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/11492/8744 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 31: Ano XIV - jan-jun de 2019 | Dossiês temáticos 1 e 2; 137-152 Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 31: Ano XIV - jan-jun de 2019 | Dossiês temáticos 1 e 2; 137-152 Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 31: Ano XIV - jan-jun de 2019 | Dossiês temáticos 1 e 2; 137-152 1980-8879 reponame:Interdisciplinar instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Interdisciplinar |
collection |
Interdisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
calmag@bol.com.br |
_version_ |
1797052877198327808 |