UM MERGULHO NO HUMOR INDÍGENA: A LEITURA DOS CONTOS DE THOMAS KING E O ENSINO DA LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Rubelise da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1791
Resumo: O objetivo deste artigo é demonstrar o potencial transformador do estudo das narrativas indígenas nos cursos de Literaturas de Língua Inglesa através da análise dos contos “A Coyote Columbus Story” (1993) e “A Short History of Indians in Canada” (2005) Ao recuperarem elementos das narrativas tradicionais dos Blackfoot, ao mesmo tempo em que situam o leitor no Canadá contemporâneo, os contos de King confirmam o humor indígena como um espaço estratégico e efetivo para construir conhecimento sobre o passado colonial do Canadá e repensar o país a partir das diferentes identidades culturais presentes em seu território. A inclusão dessas narrativas nos programas das disciplinas confirma a importância do ensino-aprendizagem da língua inglesa a partir de uma perspectiva transcultural.
id UFS-10_0ac84f3a1c453c47d710dc1aa56cd741
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1791
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling UM MERGULHO NO HUMOR INDÍGENA: A LEITURA DOS CONTOS DE THOMAS KING E O ENSINO DA LITERATURA DE LÍNGUA INGLESAO objetivo deste artigo é demonstrar o potencial transformador do estudo das narrativas indígenas nos cursos de Literaturas de Língua Inglesa através da análise dos contos “A Coyote Columbus Story” (1993) e “A Short History of Indians in Canada” (2005) Ao recuperarem elementos das narrativas tradicionais dos Blackfoot, ao mesmo tempo em que situam o leitor no Canadá contemporâneo, os contos de King confirmam o humor indígena como um espaço estratégico e efetivo para construir conhecimento sobre o passado colonial do Canadá e repensar o país a partir das diferentes identidades culturais presentes em seu território. A inclusão dessas narrativas nos programas das disciplinas confirma a importância do ensino-aprendizagem da língua inglesa a partir de uma perspectiva transcultural.Carlos Magno Santos2013-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1791Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e EducaçãoInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e EducaçãoInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e Educação1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1791/1577Cunha, Rubelise dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-11T02:55:48Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1791Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-03-11T02:55:48Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv UM MERGULHO NO HUMOR INDÍGENA: A LEITURA DOS CONTOS DE THOMAS KING E O ENSINO DA LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA
title UM MERGULHO NO HUMOR INDÍGENA: A LEITURA DOS CONTOS DE THOMAS KING E O ENSINO DA LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA
spellingShingle UM MERGULHO NO HUMOR INDÍGENA: A LEITURA DOS CONTOS DE THOMAS KING E O ENSINO DA LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA
Cunha, Rubelise da
title_short UM MERGULHO NO HUMOR INDÍGENA: A LEITURA DOS CONTOS DE THOMAS KING E O ENSINO DA LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA
title_full UM MERGULHO NO HUMOR INDÍGENA: A LEITURA DOS CONTOS DE THOMAS KING E O ENSINO DA LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA
title_fullStr UM MERGULHO NO HUMOR INDÍGENA: A LEITURA DOS CONTOS DE THOMAS KING E O ENSINO DA LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA
title_full_unstemmed UM MERGULHO NO HUMOR INDÍGENA: A LEITURA DOS CONTOS DE THOMAS KING E O ENSINO DA LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA
title_sort UM MERGULHO NO HUMOR INDÍGENA: A LEITURA DOS CONTOS DE THOMAS KING E O ENSINO DA LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA
author Cunha, Rubelise da
author_facet Cunha, Rubelise da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Rubelise da
description O objetivo deste artigo é demonstrar o potencial transformador do estudo das narrativas indígenas nos cursos de Literaturas de Língua Inglesa através da análise dos contos “A Coyote Columbus Story” (1993) e “A Short History of Indians in Canada” (2005) Ao recuperarem elementos das narrativas tradicionais dos Blackfoot, ao mesmo tempo em que situam o leitor no Canadá contemporâneo, os contos de King confirmam o humor indígena como um espaço estratégico e efetivo para construir conhecimento sobre o passado colonial do Canadá e repensar o país a partir das diferentes identidades culturais presentes em seu território. A inclusão dessas narrativas nos programas das disciplinas confirma a importância do ensino-aprendizagem da língua inglesa a partir de uma perspectiva transcultural.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1791
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1791/1577
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e Educação
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e Educação
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e Educação
1980-8879
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052876295503873