UM MERGULHO NO HUMOR INDÍGENA: A LEITURA DOS CONTOS DE THOMAS KING E O ENSINO DA LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1791 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é demonstrar o potencial transformador do estudo das narrativas indígenas nos cursos de Literaturas de Língua Inglesa através da análise dos contos “A Coyote Columbus Story” (1993) e “A Short History of Indians in Canada” (2005) Ao recuperarem elementos das narrativas tradicionais dos Blackfoot, ao mesmo tempo em que situam o leitor no Canadá contemporâneo, os contos de King confirmam o humor indígena como um espaço estratégico e efetivo para construir conhecimento sobre o passado colonial do Canadá e repensar o país a partir das diferentes identidades culturais presentes em seu território. A inclusão dessas narrativas nos programas das disciplinas confirma a importância do ensino-aprendizagem da língua inglesa a partir de uma perspectiva transcultural. |
id |
UFS-10_0ac84f3a1c453c47d710dc1aa56cd741 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1791 |
network_acronym_str |
UFS-10 |
network_name_str |
Interdisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
UM MERGULHO NO HUMOR INDÍGENA: A LEITURA DOS CONTOS DE THOMAS KING E O ENSINO DA LITERATURA DE LÍNGUA INGLESAO objetivo deste artigo é demonstrar o potencial transformador do estudo das narrativas indígenas nos cursos de Literaturas de Língua Inglesa através da análise dos contos “A Coyote Columbus Story” (1993) e “A Short History of Indians in Canada” (2005) Ao recuperarem elementos das narrativas tradicionais dos Blackfoot, ao mesmo tempo em que situam o leitor no Canadá contemporâneo, os contos de King confirmam o humor indígena como um espaço estratégico e efetivo para construir conhecimento sobre o passado colonial do Canadá e repensar o país a partir das diferentes identidades culturais presentes em seu território. A inclusão dessas narrativas nos programas das disciplinas confirma a importância do ensino-aprendizagem da língua inglesa a partir de uma perspectiva transcultural.Carlos Magno Santos2013-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1791Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e EducaçãoInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e EducaçãoInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e Educação1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1791/1577Cunha, Rubelise dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-11T02:55:48Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1791Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-03-11T02:55:48Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM MERGULHO NO HUMOR INDÍGENA: A LEITURA DOS CONTOS DE THOMAS KING E O ENSINO DA LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA |
title |
UM MERGULHO NO HUMOR INDÍGENA: A LEITURA DOS CONTOS DE THOMAS KING E O ENSINO DA LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA |
spellingShingle |
UM MERGULHO NO HUMOR INDÍGENA: A LEITURA DOS CONTOS DE THOMAS KING E O ENSINO DA LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA Cunha, Rubelise da |
title_short |
UM MERGULHO NO HUMOR INDÍGENA: A LEITURA DOS CONTOS DE THOMAS KING E O ENSINO DA LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA |
title_full |
UM MERGULHO NO HUMOR INDÍGENA: A LEITURA DOS CONTOS DE THOMAS KING E O ENSINO DA LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA |
title_fullStr |
UM MERGULHO NO HUMOR INDÍGENA: A LEITURA DOS CONTOS DE THOMAS KING E O ENSINO DA LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA |
title_full_unstemmed |
UM MERGULHO NO HUMOR INDÍGENA: A LEITURA DOS CONTOS DE THOMAS KING E O ENSINO DA LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA |
title_sort |
UM MERGULHO NO HUMOR INDÍGENA: A LEITURA DOS CONTOS DE THOMAS KING E O ENSINO DA LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA |
author |
Cunha, Rubelise da |
author_facet |
Cunha, Rubelise da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Rubelise da |
description |
O objetivo deste artigo é demonstrar o potencial transformador do estudo das narrativas indígenas nos cursos de Literaturas de Língua Inglesa através da análise dos contos “A Coyote Columbus Story” (1993) e “A Short History of Indians in Canada” (2005) Ao recuperarem elementos das narrativas tradicionais dos Blackfoot, ao mesmo tempo em que situam o leitor no Canadá contemporâneo, os contos de King confirmam o humor indígena como um espaço estratégico e efetivo para construir conhecimento sobre o passado colonial do Canadá e repensar o país a partir das diferentes identidades culturais presentes em seu território. A inclusão dessas narrativas nos programas das disciplinas confirma a importância do ensino-aprendizagem da língua inglesa a partir de uma perspectiva transcultural. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1791 |
url |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1791 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1791/1577 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e Educação Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e Educação Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e Educação 1980-8879 reponame:Interdisciplinar instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Interdisciplinar |
collection |
Interdisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
calmag@bol.com.br |
_version_ |
1797052876295503873 |