LETRAMENTOS SOCIAIS: A REPRESENTATIVIDADE NEGRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maidana de Vargas Farias, Ynara
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Veronice Camargo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/17780
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender de que forma o papel étnico-racial de personagens negros, presentes em histórias de literatura infanto-juvenil na contemporaneidade, dialoga com práticas de letramentos sociais. A pesquisa ocorreu digitalmente, tendo em vista as singularidades impostas pela COVID-19. A metodologia foi de abordagem qualitativa com análise documental de três livros da literatura infanto-juvenil produzidos por escritores brasileiros negros contemporâneos em que trazem em suas histórias literárias, a representatividade étnico-racial. Os dados apontam que a partir de autores contemporâneos da literatura infanto-juvenil, percebe-se visibilidade significativa do protagonismo negro o que favorece um trabalho pedagógico alinhado à construção da identidade étnica, cultural e social ao contexto em que o aluno (a) está inserido. Compreendendo assim, a importância do Letramento Literário, do qual que tem por finalidade designar a construção de sentido a partir da sua relação com a escrita (COSSON, 2009) e agindo como agente de transformação social (STREET, 2014).
id UFS-10_101e69e6a7241f9a07f1ed40ed28a9ef
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17780
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling LETRAMENTOS SOCIAIS: A REPRESENTATIVIDADE NEGRABLACK REPRESENTATIVENESS: SOCIAL LITERACYPractices of Social LiteracyBlack ProtagonismChildren's LiteraturePráticas de Letramentos SociaisProtagonismo NegroLiteratura infanto-juvenil.O presente trabalho tem como objetivo compreender de que forma o papel étnico-racial de personagens negros, presentes em histórias de literatura infanto-juvenil na contemporaneidade, dialoga com práticas de letramentos sociais. A pesquisa ocorreu digitalmente, tendo em vista as singularidades impostas pela COVID-19. A metodologia foi de abordagem qualitativa com análise documental de três livros da literatura infanto-juvenil produzidos por escritores brasileiros negros contemporâneos em que trazem em suas histórias literárias, a representatividade étnico-racial. Os dados apontam que a partir de autores contemporâneos da literatura infanto-juvenil, percebe-se visibilidade significativa do protagonismo negro o que favorece um trabalho pedagógico alinhado à construção da identidade étnica, cultural e social ao contexto em que o aluno (a) está inserido. Compreendendo assim, a importância do Letramento Literário, do qual que tem por finalidade designar a construção de sentido a partir da sua relação com a escrita (COSSON, 2009) e agindo como agente de transformação social (STREET, 2014).The present work aims to understand how the ethno-racial role of black characters in contemporary children’s literature stories dialogues with social literacy practices. The research took place digitally, in view of the singularities imposed by COVID-19. The methodology was a qualitative approach with documentary analysis of three books of children’s literature produced by contemporary black Brazilian writers who bring in their literary stories, ethnic-racial representation. The data indicate that, based on contemporary authors of children’s literature, there is significant visibility of black protagonism, which favors pedagogical work aligned with the construction of ethnic, cultural and social identity in the context where the student is inserted. Thus, understanding the importance of Literary Literacy, which aims to designate the construction of meaning from its relationship with writing (COSSON, 2009) and acting as an agent of social transformation (STREET, 2014).Carlos Magno Santos2022-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1778010.47250/intrell.v37i1.p123-139Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 37: Ano XVII - jan-jun de 2022 | A literatura em espaços escolares e não escolares; 123-139Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 37: Ano XVII - jan-jun de 2022 | A literatura em espaços escolares e não escolares; 123-139Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 37: Ano XVII - jan-jun de 2022 | A literatura em espaços escolares e não escolares; 123-1391980-887910.47250/intrell.v37i1reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/17780/13169Copyright (c) 2022 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess Maidana de Vargas Farias, YnaraSilva, Veronice Camargo2022-11-11T22:48:09Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17780Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2022-11-11T22:48:09Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv LETRAMENTOS SOCIAIS: A REPRESENTATIVIDADE NEGRA
BLACK REPRESENTATIVENESS: SOCIAL LITERACY
title LETRAMENTOS SOCIAIS: A REPRESENTATIVIDADE NEGRA
spellingShingle LETRAMENTOS SOCIAIS: A REPRESENTATIVIDADE NEGRA
Maidana de Vargas Farias, Ynara
Practices of Social Literacy
Black Protagonism
Children's Literature
Práticas de Letramentos Sociais
Protagonismo Negro
Literatura infanto-juvenil.
title_short LETRAMENTOS SOCIAIS: A REPRESENTATIVIDADE NEGRA
title_full LETRAMENTOS SOCIAIS: A REPRESENTATIVIDADE NEGRA
title_fullStr LETRAMENTOS SOCIAIS: A REPRESENTATIVIDADE NEGRA
title_full_unstemmed LETRAMENTOS SOCIAIS: A REPRESENTATIVIDADE NEGRA
title_sort LETRAMENTOS SOCIAIS: A REPRESENTATIVIDADE NEGRA
author Maidana de Vargas Farias, Ynara
author_facet Maidana de Vargas Farias, Ynara
Silva, Veronice Camargo
author_role author
author2 Silva, Veronice Camargo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maidana de Vargas Farias, Ynara
Silva, Veronice Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Practices of Social Literacy
Black Protagonism
Children's Literature
Práticas de Letramentos Sociais
Protagonismo Negro
Literatura infanto-juvenil.
topic Practices of Social Literacy
Black Protagonism
Children's Literature
Práticas de Letramentos Sociais
Protagonismo Negro
Literatura infanto-juvenil.
description O presente trabalho tem como objetivo compreender de que forma o papel étnico-racial de personagens negros, presentes em histórias de literatura infanto-juvenil na contemporaneidade, dialoga com práticas de letramentos sociais. A pesquisa ocorreu digitalmente, tendo em vista as singularidades impostas pela COVID-19. A metodologia foi de abordagem qualitativa com análise documental de três livros da literatura infanto-juvenil produzidos por escritores brasileiros negros contemporâneos em que trazem em suas histórias literárias, a representatividade étnico-racial. Os dados apontam que a partir de autores contemporâneos da literatura infanto-juvenil, percebe-se visibilidade significativa do protagonismo negro o que favorece um trabalho pedagógico alinhado à construção da identidade étnica, cultural e social ao contexto em que o aluno (a) está inserido. Compreendendo assim, a importância do Letramento Literário, do qual que tem por finalidade designar a construção de sentido a partir da sua relação com a escrita (COSSON, 2009) e agindo como agente de transformação social (STREET, 2014).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/17780
10.47250/intrell.v37i1.p123-139
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/17780
identifier_str_mv 10.47250/intrell.v37i1.p123-139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/17780/13169
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 37: Ano XVII - jan-jun de 2022 | A literatura em espaços escolares e não escolares; 123-139
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 37: Ano XVII - jan-jun de 2022 | A literatura em espaços escolares e não escolares; 123-139
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 37: Ano XVII - jan-jun de 2022 | A literatura em espaços escolares e não escolares; 123-139
1980-8879
10.47250/intrell.v37i1
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052877348274176