LETRAMENTOS SOCIAIS: A REPRESENTATIVIDADE NEGRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/17780 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo compreender de que forma o papel étnico-racial de personagens negros, presentes em histórias de literatura infanto-juvenil na contemporaneidade, dialoga com práticas de letramentos sociais. A pesquisa ocorreu digitalmente, tendo em vista as singularidades impostas pela COVID-19. A metodologia foi de abordagem qualitativa com análise documental de três livros da literatura infanto-juvenil produzidos por escritores brasileiros negros contemporâneos em que trazem em suas histórias literárias, a representatividade étnico-racial. Os dados apontam que a partir de autores contemporâneos da literatura infanto-juvenil, percebe-se visibilidade significativa do protagonismo negro o que favorece um trabalho pedagógico alinhado à construção da identidade étnica, cultural e social ao contexto em que o aluno (a) está inserido. Compreendendo assim, a importância do Letramento Literário, do qual que tem por finalidade designar a construção de sentido a partir da sua relação com a escrita (COSSON, 2009) e agindo como agente de transformação social (STREET, 2014). |
id |
UFS-10_101e69e6a7241f9a07f1ed40ed28a9ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17780 |
network_acronym_str |
UFS-10 |
network_name_str |
Interdisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
LETRAMENTOS SOCIAIS: A REPRESENTATIVIDADE NEGRABLACK REPRESENTATIVENESS: SOCIAL LITERACYPractices of Social LiteracyBlack ProtagonismChildren's LiteraturePráticas de Letramentos SociaisProtagonismo NegroLiteratura infanto-juvenil.O presente trabalho tem como objetivo compreender de que forma o papel étnico-racial de personagens negros, presentes em histórias de literatura infanto-juvenil na contemporaneidade, dialoga com práticas de letramentos sociais. A pesquisa ocorreu digitalmente, tendo em vista as singularidades impostas pela COVID-19. A metodologia foi de abordagem qualitativa com análise documental de três livros da literatura infanto-juvenil produzidos por escritores brasileiros negros contemporâneos em que trazem em suas histórias literárias, a representatividade étnico-racial. Os dados apontam que a partir de autores contemporâneos da literatura infanto-juvenil, percebe-se visibilidade significativa do protagonismo negro o que favorece um trabalho pedagógico alinhado à construção da identidade étnica, cultural e social ao contexto em que o aluno (a) está inserido. Compreendendo assim, a importância do Letramento Literário, do qual que tem por finalidade designar a construção de sentido a partir da sua relação com a escrita (COSSON, 2009) e agindo como agente de transformação social (STREET, 2014).The present work aims to understand how the ethno-racial role of black characters in contemporary children’s literature stories dialogues with social literacy practices. The research took place digitally, in view of the singularities imposed by COVID-19. The methodology was a qualitative approach with documentary analysis of three books of children’s literature produced by contemporary black Brazilian writers who bring in their literary stories, ethnic-racial representation. The data indicate that, based on contemporary authors of children’s literature, there is significant visibility of black protagonism, which favors pedagogical work aligned with the construction of ethnic, cultural and social identity in the context where the student is inserted. Thus, understanding the importance of Literary Literacy, which aims to designate the construction of meaning from its relationship with writing (COSSON, 2009) and acting as an agent of social transformation (STREET, 2014).Carlos Magno Santos2022-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1778010.47250/intrell.v37i1.p123-139Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 37: Ano XVII - jan-jun de 2022 | A literatura em espaços escolares e não escolares; 123-139Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 37: Ano XVII - jan-jun de 2022 | A literatura em espaços escolares e não escolares; 123-139Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 37: Ano XVII - jan-jun de 2022 | A literatura em espaços escolares e não escolares; 123-1391980-887910.47250/intrell.v37i1reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/17780/13169Copyright (c) 2022 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess Maidana de Vargas Farias, YnaraSilva, Veronice Camargo2022-11-11T22:48:09Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17780Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2022-11-11T22:48:09Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LETRAMENTOS SOCIAIS: A REPRESENTATIVIDADE NEGRA BLACK REPRESENTATIVENESS: SOCIAL LITERACY |
title |
LETRAMENTOS SOCIAIS: A REPRESENTATIVIDADE NEGRA |
spellingShingle |
LETRAMENTOS SOCIAIS: A REPRESENTATIVIDADE NEGRA Maidana de Vargas Farias, Ynara Practices of Social Literacy Black Protagonism Children's Literature Práticas de Letramentos Sociais Protagonismo Negro Literatura infanto-juvenil. |
title_short |
LETRAMENTOS SOCIAIS: A REPRESENTATIVIDADE NEGRA |
title_full |
LETRAMENTOS SOCIAIS: A REPRESENTATIVIDADE NEGRA |
title_fullStr |
LETRAMENTOS SOCIAIS: A REPRESENTATIVIDADE NEGRA |
title_full_unstemmed |
LETRAMENTOS SOCIAIS: A REPRESENTATIVIDADE NEGRA |
title_sort |
LETRAMENTOS SOCIAIS: A REPRESENTATIVIDADE NEGRA |
author |
Maidana de Vargas Farias, Ynara |
author_facet |
Maidana de Vargas Farias, Ynara Silva, Veronice Camargo |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Veronice Camargo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maidana de Vargas Farias, Ynara Silva, Veronice Camargo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Practices of Social Literacy Black Protagonism Children's Literature Práticas de Letramentos Sociais Protagonismo Negro Literatura infanto-juvenil. |
topic |
Practices of Social Literacy Black Protagonism Children's Literature Práticas de Letramentos Sociais Protagonismo Negro Literatura infanto-juvenil. |
description |
O presente trabalho tem como objetivo compreender de que forma o papel étnico-racial de personagens negros, presentes em histórias de literatura infanto-juvenil na contemporaneidade, dialoga com práticas de letramentos sociais. A pesquisa ocorreu digitalmente, tendo em vista as singularidades impostas pela COVID-19. A metodologia foi de abordagem qualitativa com análise documental de três livros da literatura infanto-juvenil produzidos por escritores brasileiros negros contemporâneos em que trazem em suas histórias literárias, a representatividade étnico-racial. Os dados apontam que a partir de autores contemporâneos da literatura infanto-juvenil, percebe-se visibilidade significativa do protagonismo negro o que favorece um trabalho pedagógico alinhado à construção da identidade étnica, cultural e social ao contexto em que o aluno (a) está inserido. Compreendendo assim, a importância do Letramento Literário, do qual que tem por finalidade designar a construção de sentido a partir da sua relação com a escrita (COSSON, 2009) e agindo como agente de transformação social (STREET, 2014). |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/17780 10.47250/intrell.v37i1.p123-139 |
url |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/17780 |
identifier_str_mv |
10.47250/intrell.v37i1.p123-139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/17780/13169 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 37: Ano XVII - jan-jun de 2022 | A literatura em espaços escolares e não escolares; 123-139 Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 37: Ano XVII - jan-jun de 2022 | A literatura em espaços escolares e não escolares; 123-139 Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 37: Ano XVII - jan-jun de 2022 | A literatura em espaços escolares e não escolares; 123-139 1980-8879 10.47250/intrell.v37i1 reponame:Interdisciplinar instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Interdisciplinar |
collection |
Interdisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
calmag@bol.com.br |
_version_ |
1797052877348274176 |