AUTHORSHIP EVIDENCE IN MEDIATIONS WITH POETRY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/14178 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar produções textuais de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Uberaba/MG, visando identificar indícios de autoria que resultaram do trabalho de leitura e interpretação de poesias. As produções analisadas compõem os resultados de uma pesquisa que focou a constituição de leitor com base na leitura significativa, contextualizada e colaborativa nas aulas de Língua Portuguesa. A proposta de intervenção, realizada para pesquisa e escrita da dissertação de mestrado para obtenção do título de mestre, pela primeira autora deste artigo, no Profletras da UFTM, foi composta pela produção e aplicação de uma sequência didática, tal como proposta por Cosson (2014). Além das poesias, foram usados, para despertar a identificação dos alunos com a proposta de leitura, vídeos, músicas e imagens. A base teórica de análise está composta por Possenti (2002), Bakhtin (2003), Geraldi (2013) e Zilberman (2009). Com as análises, concluímos que o diálogo e trabalho com os recursos linguísticos, desenvolvidos pelo aluno com o texto poético, são constitutivos de um sujeito que, ao interpretar, deixa importantes indícios sobre a constituição da autoria. Palavras-chave: Poesia. Mediação. Leitura. Escrita. Autoria. |
id |
UFS-10_1ca2d64b7af3de080ee8fd6c5a6b66af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14178 |
network_acronym_str |
UFS-10 |
network_name_str |
Interdisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
AUTHORSHIP EVIDENCE IN MEDIATIONS WITH POETRYINDÍCIOS DE AUTORIA EM MEDIAÇÕES COM TEXTOS POÉTICOSO objetivo deste artigo é analisar produções textuais de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Uberaba/MG, visando identificar indícios de autoria que resultaram do trabalho de leitura e interpretação de poesias. As produções analisadas compõem os resultados de uma pesquisa que focou a constituição de leitor com base na leitura significativa, contextualizada e colaborativa nas aulas de Língua Portuguesa. A proposta de intervenção, realizada para pesquisa e escrita da dissertação de mestrado para obtenção do título de mestre, pela primeira autora deste artigo, no Profletras da UFTM, foi composta pela produção e aplicação de uma sequência didática, tal como proposta por Cosson (2014). Além das poesias, foram usados, para despertar a identificação dos alunos com a proposta de leitura, vídeos, músicas e imagens. A base teórica de análise está composta por Possenti (2002), Bakhtin (2003), Geraldi (2013) e Zilberman (2009). Com as análises, concluímos que o diálogo e trabalho com os recursos linguísticos, desenvolvidos pelo aluno com o texto poético, são constitutivos de um sujeito que, ao interpretar, deixa importantes indícios sobre a constituição da autoria. Palavras-chave: Poesia. Mediação. Leitura. Escrita. Autoria.The purpose of this article is to analyze textual productions of 7th grade students from a public elementary school in the Uberaba city / Minas Gerais State, aiming to identify evidence of authorship that resulted from the work of reading and interpreting poetry.The analyzed productions compose the research that focused on the constitution of readers based on meaningful, contextualized and collaborative reading in Portuguese language classes.The intervention proposal carried out for research and writing of the master’s thesis to obtain the title of master, by the first author of this article, by “Profletras at UFTM”, was composed of a didactic sequence (COSSON, 2014). Besides poetry, videos, music and images were used to awaken the wishing of students with the proposal of reading. The theoretical basis of analysis is composed by Possenti (2002), Bakhtin (2003), Geraldi (2013) and Zilberman (2009). Through the analysis, we concluded that the dialogue and work with the linguistic resources, developed by the student with the poetic text, are constitutive of a subject that, when interpreting, leaves important indications about the constitution of authorship. Keywords: Poetry. Mediation. Reading. Writing. Authorship.Carlos Magno Santos2020-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1417810.47250/intrell.v33i1.14178Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 33: Ano XV - jan-jun de 2020 | Leituras Literárias Compartilhadas; 68-83Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 33: Year XV - jan-jun 2020 | Shared literary readings; 68-83Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 33: Año XV - ene-jun 2020 | Lecturas literarias compartidas; 68-831980-887910.47250/intrell.2020v33i1reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/14178/10802Copyright (c) 2020 INTERDISCIPLINAR - Revista de Estudos em Língua e Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccessProcópio Dias Santana, ÍrisVieira Barbosa, Marinalva2020-12-11T19:30:16Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14178Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2020-12-11T19:30:16Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AUTHORSHIP EVIDENCE IN MEDIATIONS WITH POETRY INDÍCIOS DE AUTORIA EM MEDIAÇÕES COM TEXTOS POÉTICOS |
title |
AUTHORSHIP EVIDENCE IN MEDIATIONS WITH POETRY |
spellingShingle |
AUTHORSHIP EVIDENCE IN MEDIATIONS WITH POETRY Procópio Dias Santana, Íris |
title_short |
AUTHORSHIP EVIDENCE IN MEDIATIONS WITH POETRY |
title_full |
AUTHORSHIP EVIDENCE IN MEDIATIONS WITH POETRY |
title_fullStr |
AUTHORSHIP EVIDENCE IN MEDIATIONS WITH POETRY |
title_full_unstemmed |
AUTHORSHIP EVIDENCE IN MEDIATIONS WITH POETRY |
title_sort |
AUTHORSHIP EVIDENCE IN MEDIATIONS WITH POETRY |
author |
Procópio Dias Santana, Íris |
author_facet |
Procópio Dias Santana, Íris Vieira Barbosa, Marinalva |
author_role |
author |
author2 |
Vieira Barbosa, Marinalva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Procópio Dias Santana, Íris Vieira Barbosa, Marinalva |
description |
O objetivo deste artigo é analisar produções textuais de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Uberaba/MG, visando identificar indícios de autoria que resultaram do trabalho de leitura e interpretação de poesias. As produções analisadas compõem os resultados de uma pesquisa que focou a constituição de leitor com base na leitura significativa, contextualizada e colaborativa nas aulas de Língua Portuguesa. A proposta de intervenção, realizada para pesquisa e escrita da dissertação de mestrado para obtenção do título de mestre, pela primeira autora deste artigo, no Profletras da UFTM, foi composta pela produção e aplicação de uma sequência didática, tal como proposta por Cosson (2014). Além das poesias, foram usados, para despertar a identificação dos alunos com a proposta de leitura, vídeos, músicas e imagens. A base teórica de análise está composta por Possenti (2002), Bakhtin (2003), Geraldi (2013) e Zilberman (2009). Com as análises, concluímos que o diálogo e trabalho com os recursos linguísticos, desenvolvidos pelo aluno com o texto poético, são constitutivos de um sujeito que, ao interpretar, deixa importantes indícios sobre a constituição da autoria. Palavras-chave: Poesia. Mediação. Leitura. Escrita. Autoria. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/14178 10.47250/intrell.v33i1.14178 |
url |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/14178 |
identifier_str_mv |
10.47250/intrell.v33i1.14178 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/14178/10802 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 INTERDISCIPLINAR - Revista de Estudos em Língua e Literatura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 INTERDISCIPLINAR - Revista de Estudos em Língua e Literatura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 33: Ano XV - jan-jun de 2020 | Leituras Literárias Compartilhadas; 68-83 Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 33: Year XV - jan-jun 2020 | Shared literary readings; 68-83 Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 33: Año XV - ene-jun 2020 | Lecturas literarias compartidas; 68-83 1980-8879 10.47250/intrell.2020v33i1 reponame:Interdisciplinar instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Interdisciplinar |
collection |
Interdisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
calmag@bol.com.br |
_version_ |
1797052877257048064 |