AUTHORSHIP EVIDENCE IN MEDIATIONS WITH POETRY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Procópio Dias Santana, Íris
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vieira Barbosa, Marinalva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/14178
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar produções textuais de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Uberaba/MG, visando identificar indícios de autoria que resultaram do trabalho de leitura e interpretação de poesias. As produções analisadas compõem os resultados de uma pesquisa que focou a constituição de leitor com base na leitura significativa, contextualizada e colaborativa nas aulas de Língua Portuguesa. A proposta de intervenção, realizada para pesquisa e escrita da dissertação de mestrado para obtenção do título de mestre, pela primeira autora deste artigo, no Profletras da UFTM, foi composta pela produção e aplicação de uma sequência didática, tal como proposta por Cosson (2014). Além das poesias, foram usados, para despertar a identificação dos alunos com a proposta de leitura, vídeos, músicas e imagens. A base teórica de análise está composta por Possenti (2002), Bakhtin (2003), Geraldi (2013) e Zilberman (2009). Com as análises, concluímos que o diálogo e trabalho com os recursos linguísticos, desenvolvidos pelo aluno com o texto poético, são constitutivos de um sujeito que, ao interpretar, deixa importantes indícios sobre a constituição da autoria. Palavras-chave: Poesia. Mediação. Leitura. Escrita. Autoria.
id UFS-10_1ca2d64b7af3de080ee8fd6c5a6b66af
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14178
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling AUTHORSHIP EVIDENCE IN MEDIATIONS WITH POETRYINDÍCIOS DE AUTORIA EM MEDIAÇÕES COM TEXTOS POÉTICOSO objetivo deste artigo é analisar produções textuais de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Uberaba/MG, visando identificar indícios de autoria que resultaram do trabalho de leitura e interpretação de poesias. As produções analisadas compõem os resultados de uma pesquisa que focou a constituição de leitor com base na leitura significativa, contextualizada e colaborativa nas aulas de Língua Portuguesa. A proposta de intervenção, realizada para pesquisa e escrita da dissertação de mestrado para obtenção do título de mestre, pela primeira autora deste artigo, no Profletras da UFTM, foi composta pela produção e aplicação de uma sequência didática, tal como proposta por Cosson (2014). Além das poesias, foram usados, para despertar a identificação dos alunos com a proposta de leitura, vídeos, músicas e imagens. A base teórica de análise está composta por Possenti (2002), Bakhtin (2003), Geraldi (2013) e Zilberman (2009). Com as análises, concluímos que o diálogo e trabalho com os recursos linguísticos, desenvolvidos pelo aluno com o texto poético, são constitutivos de um sujeito que, ao interpretar, deixa importantes indícios sobre a constituição da autoria. Palavras-chave: Poesia. Mediação. Leitura. Escrita. Autoria.The purpose of this article is to analyze textual productions of 7th grade students from a public elementary school in the Uberaba city / Minas Gerais State, aiming to identify evidence of authorship that resulted from the work of reading and interpreting poetry.The analyzed productions compose the research that focused on the constitution of readers based on meaningful, contextualized and collaborative reading in Portuguese language classes.The intervention proposal carried out for research and writing of the master’s thesis to obtain the title of master, by the first author of this article, by “Profletras at UFTM”, was composed of a didactic sequence (COSSON, 2014). Besides poetry, videos, music and images were used to awaken the wishing of students with the proposal of reading. The theoretical basis of analysis is composed by Possenti (2002), Bakhtin (2003), Geraldi (2013) and Zilberman (2009). Through the analysis, we concluded that the dialogue and work with the linguistic resources, developed by the student with the poetic text, are constitutive of a subject that, when interpreting, leaves important indications about the constitution of authorship. Keywords: Poetry. Mediation. Reading. Writing. Authorship.Carlos Magno Santos2020-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1417810.47250/intrell.v33i1.14178Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 33: Ano XV - jan-jun de 2020 | Leituras Literárias Compartilhadas; 68-83Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 33: Year XV - jan-jun 2020 | Shared literary readings; 68-83Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 33: Año XV - ene-jun 2020 | Lecturas literarias compartidas; 68-831980-887910.47250/intrell.2020v33i1reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/14178/10802Copyright (c) 2020 INTERDISCIPLINAR - Revista de Estudos em Língua e Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccessProcópio Dias Santana, ÍrisVieira Barbosa, Marinalva2020-12-11T19:30:16Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14178Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2020-12-11T19:30:16Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv AUTHORSHIP EVIDENCE IN MEDIATIONS WITH POETRY
INDÍCIOS DE AUTORIA EM MEDIAÇÕES COM TEXTOS POÉTICOS
title AUTHORSHIP EVIDENCE IN MEDIATIONS WITH POETRY
spellingShingle AUTHORSHIP EVIDENCE IN MEDIATIONS WITH POETRY
Procópio Dias Santana, Íris
title_short AUTHORSHIP EVIDENCE IN MEDIATIONS WITH POETRY
title_full AUTHORSHIP EVIDENCE IN MEDIATIONS WITH POETRY
title_fullStr AUTHORSHIP EVIDENCE IN MEDIATIONS WITH POETRY
title_full_unstemmed AUTHORSHIP EVIDENCE IN MEDIATIONS WITH POETRY
title_sort AUTHORSHIP EVIDENCE IN MEDIATIONS WITH POETRY
author Procópio Dias Santana, Íris
author_facet Procópio Dias Santana, Íris
Vieira Barbosa, Marinalva
author_role author
author2 Vieira Barbosa, Marinalva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Procópio Dias Santana, Íris
Vieira Barbosa, Marinalva
description O objetivo deste artigo é analisar produções textuais de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Uberaba/MG, visando identificar indícios de autoria que resultaram do trabalho de leitura e interpretação de poesias. As produções analisadas compõem os resultados de uma pesquisa que focou a constituição de leitor com base na leitura significativa, contextualizada e colaborativa nas aulas de Língua Portuguesa. A proposta de intervenção, realizada para pesquisa e escrita da dissertação de mestrado para obtenção do título de mestre, pela primeira autora deste artigo, no Profletras da UFTM, foi composta pela produção e aplicação de uma sequência didática, tal como proposta por Cosson (2014). Além das poesias, foram usados, para despertar a identificação dos alunos com a proposta de leitura, vídeos, músicas e imagens. A base teórica de análise está composta por Possenti (2002), Bakhtin (2003), Geraldi (2013) e Zilberman (2009). Com as análises, concluímos que o diálogo e trabalho com os recursos linguísticos, desenvolvidos pelo aluno com o texto poético, são constitutivos de um sujeito que, ao interpretar, deixa importantes indícios sobre a constituição da autoria. Palavras-chave: Poesia. Mediação. Leitura. Escrita. Autoria.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/14178
10.47250/intrell.v33i1.14178
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/14178
identifier_str_mv 10.47250/intrell.v33i1.14178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/14178/10802
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 INTERDISCIPLINAR - Revista de Estudos em Língua e Literatura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 INTERDISCIPLINAR - Revista de Estudos em Língua e Literatura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 33: Ano XV - jan-jun de 2020 | Leituras Literárias Compartilhadas; 68-83
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 33: Year XV - jan-jun 2020 | Shared literary readings; 68-83
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 33: Año XV - ene-jun 2020 | Lecturas literarias compartidas; 68-83
1980-8879
10.47250/intrell.2020v33i1
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052877257048064