DIMENSÃO IDENTITÁRIA NAS INTERAÇÕES COMUNICATIVAS: O REFORÇO NARCÍSICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo, Aline Cajé
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1340
Resumo: A língua inglesa é considerada como língua internacional na atualidade e o idioma estrangeiro mais ensinado na escola regular. Visto que a aprendizagem de um idioma envolve uma dimensão identitária, pois proporciona ao aluno a possibilidade de aprender mais sobre si mesmo e a perceber-se na sua alteridade, este artigo, baseado em uma pesquisa de mestrado, teve como objetivo analisar de que maneira o fato de os alunos conseguirem efetivar uma comunicação com estrangeiros poderia afetar sua relação com o idioma e com eles próprios. Tomamos como orientação teórica, principalmente, a teoria da Relação com o Saber (CHARLOT, 2000; 2005), e os estudos de Develay (1996), Revuz (1998) e Almeida Filho (2005). Como instrumentos de coleta de dados foram aplicados 115 questionários e realizadas 15 entrevistas com alunos de uma escola pública e outra particular do ensino fundamental. As interações comunicativas resultaram em um reforço narcísico no caso daqueles alunos que obtiveram êxito nessas interações, repercutindo em sua relação com a aprendizagem, exercendo um efeito positivo sobre o conceito que eles têm de si mesmos e mobilizando-os a quererem aprender mais sobre o idioma.
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