PROVA BRASIL E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLETINDO SOBRE A GLOCALIZAÇÃO DE PRÁTICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2856 |
Resumo: | O presente artigo trata da Glocalização como um fenômeno presente nas práticas sociais de ensino de Leitura e Escrita; traz uma reflexão acerca das avaliações estandardizadas, em específico a Prova Brasil; e apresenta o quadro de propostas e monitoramentos de práticas da Secretaria de Estado da Educação, a fim de atingir os rankings avaliativos, que são marcas de mudança discursivas oriundas de práticas globalistas na escola. O aporte teórico para a discussão proposta neste trabalho é ratificado pelos trabalhos de Fairclough (2006), Robertson (2000), a partir dos estudos acerca dos discursos em mudança, práticas sociais e os processos reais de Globalização. A exposição apresentou o quadro de transição pelo qual passa a escola e como a orientação para o trabalho docente está caminhando para um conjunto de proposições resultantes de um processo glocal no ensino de Língua Materna da Educação Básica. |
id |
UFS-10_309448a4fae255b8afb5975123c0680d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2856 |
network_acronym_str |
UFS-10 |
network_name_str |
Interdisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
PROVA BRASIL E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLETINDO SOBRE A GLOCALIZAÇÃO DE PRÁTICASO presente artigo trata da Glocalização como um fenômeno presente nas práticas sociais de ensino de Leitura e Escrita; traz uma reflexão acerca das avaliações estandardizadas, em específico a Prova Brasil; e apresenta o quadro de propostas e monitoramentos de práticas da Secretaria de Estado da Educação, a fim de atingir os rankings avaliativos, que são marcas de mudança discursivas oriundas de práticas globalistas na escola. O aporte teórico para a discussão proposta neste trabalho é ratificado pelos trabalhos de Fairclough (2006), Robertson (2000), a partir dos estudos acerca dos discursos em mudança, práticas sociais e os processos reais de Globalização. A exposição apresentou o quadro de transição pelo qual passa a escola e como a orientação para o trabalho docente está caminhando para um conjunto de proposições resultantes de um processo glocal no ensino de Língua Materna da Educação Básica.Carlos Magno Santos2014-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2856Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 20: Ano IX - jan-jun de 2014 | Edição temática: Os desafios do PROFLETRAS para melhorar o ensino de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 20: Ano IX - jan-jun de 2014 | Edição temática: Os desafios do PROFLETRAS para melhorar o ensino de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 20: Ano IX - jan-jun de 2014 | Edição temática: Os desafios do PROFLETRAS para melhorar o ensino de Língua Portuguesa1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2856/2546Damaceno, Taysa Mércia dos Santos SouzaPedrosa, Cleide Emília Fayeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-11T02:55:27Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2856Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-03-11T02:55:27Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROVA BRASIL E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLETINDO SOBRE A GLOCALIZAÇÃO DE PRÁTICAS |
title |
PROVA BRASIL E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLETINDO SOBRE A GLOCALIZAÇÃO DE PRÁTICAS |
spellingShingle |
PROVA BRASIL E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLETINDO SOBRE A GLOCALIZAÇÃO DE PRÁTICAS Damaceno, Taysa Mércia dos Santos Souza |
title_short |
PROVA BRASIL E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLETINDO SOBRE A GLOCALIZAÇÃO DE PRÁTICAS |
title_full |
PROVA BRASIL E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLETINDO SOBRE A GLOCALIZAÇÃO DE PRÁTICAS |
title_fullStr |
PROVA BRASIL E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLETINDO SOBRE A GLOCALIZAÇÃO DE PRÁTICAS |
title_full_unstemmed |
PROVA BRASIL E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLETINDO SOBRE A GLOCALIZAÇÃO DE PRÁTICAS |
title_sort |
PROVA BRASIL E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLETINDO SOBRE A GLOCALIZAÇÃO DE PRÁTICAS |
author |
Damaceno, Taysa Mércia dos Santos Souza |
author_facet |
Damaceno, Taysa Mércia dos Santos Souza Pedrosa, Cleide Emília Faye |
author_role |
author |
author2 |
Pedrosa, Cleide Emília Faye |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damaceno, Taysa Mércia dos Santos Souza Pedrosa, Cleide Emília Faye |
description |
O presente artigo trata da Glocalização como um fenômeno presente nas práticas sociais de ensino de Leitura e Escrita; traz uma reflexão acerca das avaliações estandardizadas, em específico a Prova Brasil; e apresenta o quadro de propostas e monitoramentos de práticas da Secretaria de Estado da Educação, a fim de atingir os rankings avaliativos, que são marcas de mudança discursivas oriundas de práticas globalistas na escola. O aporte teórico para a discussão proposta neste trabalho é ratificado pelos trabalhos de Fairclough (2006), Robertson (2000), a partir dos estudos acerca dos discursos em mudança, práticas sociais e os processos reais de Globalização. A exposição apresentou o quadro de transição pelo qual passa a escola e como a orientação para o trabalho docente está caminhando para um conjunto de proposições resultantes de um processo glocal no ensino de Língua Materna da Educação Básica. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2856 |
url |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2856/2546 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 20: Ano IX - jan-jun de 2014 | Edição temática: Os desafios do PROFLETRAS para melhorar o ensino de Língua Portuguesa Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 20: Ano IX - jan-jun de 2014 | Edição temática: Os desafios do PROFLETRAS para melhorar o ensino de Língua Portuguesa Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 20: Ano IX - jan-jun de 2014 | Edição temática: Os desafios do PROFLETRAS para melhorar o ensino de Língua Portuguesa 1980-8879 reponame:Interdisciplinar instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Interdisciplinar |
collection |
Interdisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
calmag@bol.com.br |
_version_ |
1797052876373098496 |