GÊNERO MULTIMODAL: MOBILIZANDO ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO E ESCRITA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3832 |
Resumo: | O presente artigo analisa a multimodalidade como estratégia para aprodução de textos com vistas para o processamento de escrita e produção desentidos. Dessa forma, o estudo descreve uma aula de Língua Portuguesa em que osestudantes desenham e escrevem textos com o propósito de reproduzir, segundosuas impressões, o trajeto de casa à escola. Com o propósito de compreender comose dá a construção de sentidos pelos alunos no tocante à interação entre oselementos verbais e imagéticos, nesta atividade, além da produção escrita e doletramento multimodal, evidencia-se uma discussão acerca da relevância de novasperspectivas de escrita que trabalhem a modalidade visual de forma sistematizada,com o intuito de despertar o interesse desses alunos pela escrita. |
id |
UFS-10_3a1abe3d310be0cb3f48f4e26843eabd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3832 |
network_acronym_str |
UFS-10 |
network_name_str |
Interdisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
GÊNERO MULTIMODAL: MOBILIZANDO ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO E ESCRITAO presente artigo analisa a multimodalidade como estratégia para aprodução de textos com vistas para o processamento de escrita e produção desentidos. Dessa forma, o estudo descreve uma aula de Língua Portuguesa em que osestudantes desenham e escrevem textos com o propósito de reproduzir, segundosuas impressões, o trajeto de casa à escola. Com o propósito de compreender comose dá a construção de sentidos pelos alunos no tocante à interação entre oselementos verbais e imagéticos, nesta atividade, além da produção escrita e doletramento multimodal, evidencia-se uma discussão acerca da relevância de novasperspectivas de escrita que trabalhem a modalidade visual de forma sistematizada,com o intuito de despertar o interesse desses alunos pela escrita.Carlos Magno Santos2015-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3832Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua Portuguesa1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3832/3234Henz, Rossana RamosXavier, Germano VianaMedeiros, Adelmo Francisco da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-11T02:55:01Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3832Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-03-11T02:55:01Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GÊNERO MULTIMODAL: MOBILIZANDO ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO E ESCRITA |
title |
GÊNERO MULTIMODAL: MOBILIZANDO ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO E ESCRITA |
spellingShingle |
GÊNERO MULTIMODAL: MOBILIZANDO ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO E ESCRITA Henz, Rossana Ramos |
title_short |
GÊNERO MULTIMODAL: MOBILIZANDO ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO E ESCRITA |
title_full |
GÊNERO MULTIMODAL: MOBILIZANDO ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO E ESCRITA |
title_fullStr |
GÊNERO MULTIMODAL: MOBILIZANDO ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO E ESCRITA |
title_full_unstemmed |
GÊNERO MULTIMODAL: MOBILIZANDO ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO E ESCRITA |
title_sort |
GÊNERO MULTIMODAL: MOBILIZANDO ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO E ESCRITA |
author |
Henz, Rossana Ramos |
author_facet |
Henz, Rossana Ramos Xavier, Germano Viana Medeiros, Adelmo Francisco da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Xavier, Germano Viana Medeiros, Adelmo Francisco da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henz, Rossana Ramos Xavier, Germano Viana Medeiros, Adelmo Francisco da Silva |
description |
O presente artigo analisa a multimodalidade como estratégia para aprodução de textos com vistas para o processamento de escrita e produção desentidos. Dessa forma, o estudo descreve uma aula de Língua Portuguesa em que osestudantes desenham e escrevem textos com o propósito de reproduzir, segundosuas impressões, o trajeto de casa à escola. Com o propósito de compreender comose dá a construção de sentidos pelos alunos no tocante à interação entre oselementos verbais e imagéticos, nesta atividade, além da produção escrita e doletramento multimodal, evidencia-se uma discussão acerca da relevância de novasperspectivas de escrita que trabalhem a modalidade visual de forma sistematizada,com o intuito de despertar o interesse desses alunos pela escrita. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3832 |
url |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3832 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3832/3234 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua Portuguesa Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua Portuguesa Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua Portuguesa 1980-8879 reponame:Interdisciplinar instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Interdisciplinar |
collection |
Interdisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
calmag@bol.com.br |
_version_ |
1797052876384632832 |