GÊNERO MULTIMODAL: MOBILIZANDO ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO E ESCRITA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henz, Rossana Ramos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Xavier, Germano Viana, Medeiros, Adelmo Francisco da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3832
Resumo: O presente artigo analisa a multimodalidade como estratégia para aprodução de textos com vistas para o processamento de escrita e produção desentidos. Dessa forma, o estudo descreve uma aula de Língua Portuguesa em que osestudantes desenham e escrevem textos com o propósito de reproduzir, segundosuas impressões, o trajeto de casa à escola. Com o propósito de compreender comose dá a construção de sentidos pelos alunos no tocante à interação entre oselementos verbais e imagéticos, nesta atividade, além da produção escrita e doletramento multimodal, evidencia-se uma discussão acerca da relevância de novasperspectivas de escrita que trabalhem a modalidade visual de forma sistematizada,com o intuito de despertar o interesse desses alunos pela escrita.
id UFS-10_3a1abe3d310be0cb3f48f4e26843eabd
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3832
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling GÊNERO MULTIMODAL: MOBILIZANDO ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO E ESCRITAO presente artigo analisa a multimodalidade como estratégia para aprodução de textos com vistas para o processamento de escrita e produção desentidos. Dessa forma, o estudo descreve uma aula de Língua Portuguesa em que osestudantes desenham e escrevem textos com o propósito de reproduzir, segundosuas impressões, o trajeto de casa à escola. Com o propósito de compreender comose dá a construção de sentidos pelos alunos no tocante à interação entre oselementos verbais e imagéticos, nesta atividade, além da produção escrita e doletramento multimodal, evidencia-se uma discussão acerca da relevância de novasperspectivas de escrita que trabalhem a modalidade visual de forma sistematizada,com o intuito de despertar o interesse desses alunos pela escrita.Carlos Magno Santos2015-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3832Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua Portuguesa1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3832/3234Henz, Rossana RamosXavier, Germano VianaMedeiros, Adelmo Francisco da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-11T02:55:01Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3832Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-03-11T02:55:01Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv GÊNERO MULTIMODAL: MOBILIZANDO ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO E ESCRITA
title GÊNERO MULTIMODAL: MOBILIZANDO ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO E ESCRITA
spellingShingle GÊNERO MULTIMODAL: MOBILIZANDO ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO E ESCRITA
Henz, Rossana Ramos
title_short GÊNERO MULTIMODAL: MOBILIZANDO ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO E ESCRITA
title_full GÊNERO MULTIMODAL: MOBILIZANDO ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO E ESCRITA
title_fullStr GÊNERO MULTIMODAL: MOBILIZANDO ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO E ESCRITA
title_full_unstemmed GÊNERO MULTIMODAL: MOBILIZANDO ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO E ESCRITA
title_sort GÊNERO MULTIMODAL: MOBILIZANDO ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO E ESCRITA
author Henz, Rossana Ramos
author_facet Henz, Rossana Ramos
Xavier, Germano Viana
Medeiros, Adelmo Francisco da Silva
author_role author
author2 Xavier, Germano Viana
Medeiros, Adelmo Francisco da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henz, Rossana Ramos
Xavier, Germano Viana
Medeiros, Adelmo Francisco da Silva
description O presente artigo analisa a multimodalidade como estratégia para aprodução de textos com vistas para o processamento de escrita e produção desentidos. Dessa forma, o estudo descreve uma aula de Língua Portuguesa em que osestudantes desenham e escrevem textos com o propósito de reproduzir, segundosuas impressões, o trajeto de casa à escola. Com o propósito de compreender comose dá a construção de sentidos pelos alunos no tocante à interação entre oselementos verbais e imagéticos, nesta atividade, além da produção escrita e doletramento multimodal, evidencia-se uma discussão acerca da relevância de novasperspectivas de escrita que trabalhem a modalidade visual de forma sistematizada,com o intuito de despertar o interesse desses alunos pela escrita.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3832
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3832/3234
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua Portuguesa
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua Portuguesa
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua Portuguesa
1980-8879
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052876384632832