JUSFEMINISM AND LITERATURE: THE WORKING WOMAN IN BRECHT
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/14950 |
Resumo: | O presente trabalho tem como premissa estrutural e metodológica a relação interdisciplinar entre direito, literatura e teatro. Através da obra do dramaturgo, diretor e escritor alemão Bertold Brecht, especificamente, da peça A Santa Joana dos Matadouros, serão articuladas abordagens jusfeministas para pensar a mulher trabalhadora. Por meio da fenomenologia-existencial, o direito é aqui pensado em sua narratividade, intertextualidade e intersubjetividade, não como um fim em si mesmo, mas como uma dinâmica dialética e histórica de relações humanas. A arte é para Brecht um espaço científico (PEIXOTO, 1974), assim como os estudos em direito e literatura são caminhos humanistas de encontro com o outro (GONZALEZ, 2016). Este lugar de alteridade coloca o leitor-espectador ao lado da Joana Dark brasileira, por meio do reconhecimento crítico do modo de produção capitalista e da divisão sexual do trabalho. A desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho é uma fratura exposta, onde ao homem cabe o prestigio e a produtividade e à mulher a exaustão, a inferioridade e a mera reprodutividade (CISNE, 2015). Palavras-chave: Bertold Brecht. Estética jusliterária. Mulher trabalhadora. Capitalismo. Divisão sexual do trabalho. |
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JUSFEMINISM AND LITERATURE: THE WORKING WOMAN IN BRECHTJUSFEMINISMO E LITERATURA: A MULHER TRABALHADORA EM BRECHTO presente trabalho tem como premissa estrutural e metodológica a relação interdisciplinar entre direito, literatura e teatro. Através da obra do dramaturgo, diretor e escritor alemão Bertold Brecht, especificamente, da peça A Santa Joana dos Matadouros, serão articuladas abordagens jusfeministas para pensar a mulher trabalhadora. Por meio da fenomenologia-existencial, o direito é aqui pensado em sua narratividade, intertextualidade e intersubjetividade, não como um fim em si mesmo, mas como uma dinâmica dialética e histórica de relações humanas. A arte é para Brecht um espaço científico (PEIXOTO, 1974), assim como os estudos em direito e literatura são caminhos humanistas de encontro com o outro (GONZALEZ, 2016). Este lugar de alteridade coloca o leitor-espectador ao lado da Joana Dark brasileira, por meio do reconhecimento crítico do modo de produção capitalista e da divisão sexual do trabalho. A desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho é uma fratura exposta, onde ao homem cabe o prestigio e a produtividade e à mulher a exaustão, a inferioridade e a mera reprodutividade (CISNE, 2015). Palavras-chave: Bertold Brecht. Estética jusliterária. Mulher trabalhadora. Capitalismo. Divisão sexual do trabalho.The present work has as structural and methodological premise the interdisciplinary relationship between law, literature and theater. Through the work of the German playwright, director and writer Bertold Brecht, specifically, of the play A Santa Joana dos Matadouros, jusfeminist approaches to thinking working women will be articulated. Through existential phenomenology, the right is thought here of its nartivity, intertextuality and intersubjectivity, not as an end in itself, but as a dialectical and historical dynamics of human relations. Art is for Brecht a scientific space (PEIXOTO, 1974), as well as studies in law and literature are humanist paths of encounter with each other (GONZALEZ, 2016). This place of otherness places the reader-spectator next to the Brazilian Joana Dark, through the critical recognition of the capitalist mode of production and the sexual division of labor. Inequality between men and women in the labor market is an exposed fracture, where men are prestigious and productive and women are responsible for exhaustion, inferiority and mere reproductivity (CISNE, 2015). Keywords: Bertold Brecht. Jusliterária aesthetics. Working women. Capitalism. Sexual division of labour.Carlos Magno Santos2020-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1495010.47250/intrell.v33i1.14950Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 33: Ano XV - jan-jun de 2020 | Leituras Literárias Compartilhadas; 201-217Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 33: Year XV - jan-jun 2020 | Shared literary readings; 201-217Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 33: Año XV - ene-jun 2020 | Lecturas literarias compartidas; 201-2171980-887910.47250/intrell.2020v33i1reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/14950/11251Copyright (c) 2020 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccessCaldas, Kelly Helena SantosAlves, Míriam Coutinho de FariaCouvre, Tâmis Hora Batista Fontes2020-12-11T19:49:29Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14950Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2020-12-11T19:49:29Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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