A PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM: DIVERGÊNCIAS ENTRE AS ORIENTAÇÕES PARA A PRÁTICA E AS DIRETRIZES DE AVALIAÇÃO
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2858 |
Resumo: | O cenário atual da educação básica no Brasil é modelado por uma série de políticas públicas de estado, que vem sistematicamente instituindo avaliações (seletivas e diagnósticas) de larga escala, como Provinha Brasil, Prova Brasil e ENEM. Tais políticas educacionais são pautadas em diretrizes curriculares que, em muitos casos, não dialogam com as diretrizes da academia (universidades e centros de pesquisa e de formação docente), e nem entre si, configurando uma tensa relação dissonante. Neste trabalho, mostramos que a matriz de competência para avaliação da prova redação do ENEM não está em consonância com as diretrizes dadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e com o Programa Nacional do Livro Didático, ao cobrar norma padrão e tipificar os erros em “leves”, “médios” e “graves”, sem, no entanto, apresentar justificativas ou embasamento linguístico (seja teórico, seja empírico). Este cenário de dissonância entre academia e avaliação penaliza o estudante da escola pública, e amplia ainda mais o abismo social existente hoje no Brasil. |
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A PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM: DIVERGÊNCIAS ENTRE AS ORIENTAÇÕES PARA A PRÁTICA E AS DIRETRIZES DE AVALIAÇÃOO cenário atual da educação básica no Brasil é modelado por uma série de políticas públicas de estado, que vem sistematicamente instituindo avaliações (seletivas e diagnósticas) de larga escala, como Provinha Brasil, Prova Brasil e ENEM. Tais políticas educacionais são pautadas em diretrizes curriculares que, em muitos casos, não dialogam com as diretrizes da academia (universidades e centros de pesquisa e de formação docente), e nem entre si, configurando uma tensa relação dissonante. Neste trabalho, mostramos que a matriz de competência para avaliação da prova redação do ENEM não está em consonância com as diretrizes dadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e com o Programa Nacional do Livro Didático, ao cobrar norma padrão e tipificar os erros em “leves”, “médios” e “graves”, sem, no entanto, apresentar justificativas ou embasamento linguístico (seja teórico, seja empírico). Este cenário de dissonância entre academia e avaliação penaliza o estudante da escola pública, e amplia ainda mais o abismo social existente hoje no Brasil.Carlos Magno Santos2014-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2858Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 20: Ano IX - jan-jun de 2014 | Edição temática: Os desafios do PROFLETRAS para melhorar o ensino de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 20: Ano IX - jan-jun de 2014 | Edição temática: Os desafios do PROFLETRAS para melhorar o ensino de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 20: Ano IX - jan-jun de 2014 | Edição temática: Os desafios do PROFLETRAS para melhorar o ensino de Língua Portuguesa1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2858/2548Ko. Freitag, Raquel Meisterinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-11T02:55:27Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2858Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-03-11T02:55:27Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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