A INCLUSÃO SOCIAL E A COMPETÊNCIA INFORMACIONAL: UMA SITUAÇÃO UNIVERSITÁRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bari, Valéria Aparecida
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1277
Resumo: Este artigo discute a relação entre a inclusão social e a competência informacional, na situação da universidade brasileira da atualidade, na qual as políticas públicas em âmbito federal geram e fomentam diversos programas voltados para grupos sociais anteriormente excluídos das vivências do ensino superior. Conclui que a igualdade de condições na situação da formação universitária deve se dar por meio da disponibilização de bens culturais, privilegiando as necessidades informacionais heterogêneas dos ingressantes, enfatizando as novas funções sociais da Biblioteca Universitária no contexto da formação da competência informacional.
id UFS-10_7bf5f2cc665de028a13d40ba6338bc59
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1277
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling A INCLUSÃO SOCIAL E A COMPETÊNCIA INFORMACIONAL: UMA SITUAÇÃO UNIVERSITÁRIAEste artigo discute a relação entre a inclusão social e a competência informacional, na situação da universidade brasileira da atualidade, na qual as políticas públicas em âmbito federal geram e fomentam diversos programas voltados para grupos sociais anteriormente excluídos das vivências do ensino superior. Conclui que a igualdade de condições na situação da formação universitária deve se dar por meio da disponibilização de bens culturais, privilegiando as necessidades informacionais heterogêneas dos ingressantes, enfatizando as novas funções sociais da Biblioteca Universitária no contexto da formação da competência informacional.Carlos Magno Santos2013-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1277Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 11: Ano V - jan-jun de 2010 | DOSSIÊ - Estudos de gênero: da estética às questões afro-brasileirasInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 11: Ano V - jan-jun de 2010 | DOSSIÊ - Estudos de gênero: da estética às questões afro-brasileirasInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 11: Ano V - jan-jun de 2010 | DOSSIÊ - Estudos de gênero: da estética às questões afro-brasileiras1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1277/1113Bari, Valéria Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-28T19:12:18Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1277Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2013-07-28T19:12:18Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A INCLUSÃO SOCIAL E A COMPETÊNCIA INFORMACIONAL: UMA SITUAÇÃO UNIVERSITÁRIA
title A INCLUSÃO SOCIAL E A COMPETÊNCIA INFORMACIONAL: UMA SITUAÇÃO UNIVERSITÁRIA
spellingShingle A INCLUSÃO SOCIAL E A COMPETÊNCIA INFORMACIONAL: UMA SITUAÇÃO UNIVERSITÁRIA
Bari, Valéria Aparecida
title_short A INCLUSÃO SOCIAL E A COMPETÊNCIA INFORMACIONAL: UMA SITUAÇÃO UNIVERSITÁRIA
title_full A INCLUSÃO SOCIAL E A COMPETÊNCIA INFORMACIONAL: UMA SITUAÇÃO UNIVERSITÁRIA
title_fullStr A INCLUSÃO SOCIAL E A COMPETÊNCIA INFORMACIONAL: UMA SITUAÇÃO UNIVERSITÁRIA
title_full_unstemmed A INCLUSÃO SOCIAL E A COMPETÊNCIA INFORMACIONAL: UMA SITUAÇÃO UNIVERSITÁRIA
title_sort A INCLUSÃO SOCIAL E A COMPETÊNCIA INFORMACIONAL: UMA SITUAÇÃO UNIVERSITÁRIA
author Bari, Valéria Aparecida
author_facet Bari, Valéria Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bari, Valéria Aparecida
description Este artigo discute a relação entre a inclusão social e a competência informacional, na situação da universidade brasileira da atualidade, na qual as políticas públicas em âmbito federal geram e fomentam diversos programas voltados para grupos sociais anteriormente excluídos das vivências do ensino superior. Conclui que a igualdade de condições na situação da formação universitária deve se dar por meio da disponibilização de bens culturais, privilegiando as necessidades informacionais heterogêneas dos ingressantes, enfatizando as novas funções sociais da Biblioteca Universitária no contexto da formação da competência informacional.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1277
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1277/1113
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 11: Ano V - jan-jun de 2010 | DOSSIÊ - Estudos de gênero: da estética às questões afro-brasileiras
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 11: Ano V - jan-jun de 2010 | DOSSIÊ - Estudos de gênero: da estética às questões afro-brasileiras
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 11: Ano V - jan-jun de 2010 | DOSSIÊ - Estudos de gênero: da estética às questões afro-brasileiras
1980-8879
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052875913822208