Competência informacional e a missão em bibliotecas universitárias: níveis de integração em bibliotecas universitárias de Moçambique
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1842 |
Resumo: | Trata-se dos resultados da dissertação de mestrado em Ciência da Informação, cujo objetivo foi identificar e mapear os níveis de incorporação da competência informacional nas bibliotecas universitárias de Moçambique, decorrente da contínua ampliação das suas funções educacionais. A pesquisa caracterizou-se por ser descritiva, cuja investigação se deu a partir do levantamento de atividades que, em teoria, podem potencializar a competência informacional dos usuários. O procedimento de coleta de dados foi através da observação direta nos sites das instituições de ensino superior (IES) nacionais e a análise de dados se realizou a partir das abordagens quali-quanti. Os resultados mostraram a incorporação incipiente dos programas de competência informacional nas IES nacionais, tendo como foco a biblioteca como espaço de aprendizagem e investigação. Constatou-se que as atividades de formação de usuários desenvolvidas por essas bibliotecas universitárias se enquadra no modelo tradicional, cujo foco são as fontes de informação e os recursos tecnológicos existentes. Há, por isso, necessidade de aprofundamento teórico e metodológico desses programas, tendo em vista os modelos teóricos definidos por organizações internacionais ligadas à competência informacional, que enfatizam a necessidade de focalizar a formação nos usuários que, em um processo construtivista, apropriam e atribuem significados à informação. |
id |
UNB-7_1717c2d37b759a0898fd418deb40d9bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1842 |
network_acronym_str |
UNB-7 |
network_name_str |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
Competência informacional e a missão em bibliotecas universitárias: níveis de integração em bibliotecas universitárias de Moçambiquepol´ítica de informaçãotecnologias de informaçãoestudo de usuárioscompetencias em informaçãoMoçambiquebibliotecas universitáriaspolitica de informacióntecnologias de informaciónestudio de usuarioscompetencias en informaciónMozambiquebibliotecas universitariasinformation policiyinformation technologiesuser studiesinformation competenciesMozambiqueacademic librariesTrata-se dos resultados da dissertação de mestrado em Ciência da Informação, cujo objetivo foi identificar e mapear os níveis de incorporação da competência informacional nas bibliotecas universitárias de Moçambique, decorrente da contínua ampliação das suas funções educacionais. A pesquisa caracterizou-se por ser descritiva, cuja investigação se deu a partir do levantamento de atividades que, em teoria, podem potencializar a competência informacional dos usuários. O procedimento de coleta de dados foi através da observação direta nos sites das instituições de ensino superior (IES) nacionais e a análise de dados se realizou a partir das abordagens quali-quanti. Os resultados mostraram a incorporação incipiente dos programas de competência informacional nas IES nacionais, tendo como foco a biblioteca como espaço de aprendizagem e investigação. Constatou-se que as atividades de formação de usuários desenvolvidas por essas bibliotecas universitárias se enquadra no modelo tradicional, cujo foco são as fontes de informação e os recursos tecnológicos existentes. Há, por isso, necessidade de aprofundamento teórico e metodológico desses programas, tendo em vista os modelos teóricos definidos por organizações internacionais ligadas à competência informacional, que enfatizam a necessidade de focalizar a formação nos usuários que, em um processo construtivista, apropriam e atribuem significados à informação.Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/184210.26512/rici.v7.n1.2014.1842Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 7 No. 1 (2014); 17-31Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 7 Núm. 1 (2014); 17-31Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 7 n. 1 (2014); 17-311983-521310.26512/rici.v7.n1.2014reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1842/1621Manhique, Ilídio Lobato Ernestoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-26T03:51:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1842Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai||rici@unb.br1983-52131983-5213opendoar:2019-07-26T03:51:18Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competência informacional e a missão em bibliotecas universitárias: níveis de integração em bibliotecas universitárias de Moçambique |
title |
Competência informacional e a missão em bibliotecas universitárias: níveis de integração em bibliotecas universitárias de Moçambique |
spellingShingle |
Competência informacional e a missão em bibliotecas universitárias: níveis de integração em bibliotecas universitárias de Moçambique Manhique, Ilídio Lobato Ernesto pol´ítica de informação tecnologias de informação estudo de usuários competencias em informação Moçambique bibliotecas universitárias politica de información tecnologias de información estudio de usuarios competencias en información Mozambique bibliotecas universitarias information policiy information technologies user studies information competencies Mozambique academic libraries |
title_short |
Competência informacional e a missão em bibliotecas universitárias: níveis de integração em bibliotecas universitárias de Moçambique |
title_full |
Competência informacional e a missão em bibliotecas universitárias: níveis de integração em bibliotecas universitárias de Moçambique |
title_fullStr |
Competência informacional e a missão em bibliotecas universitárias: níveis de integração em bibliotecas universitárias de Moçambique |
title_full_unstemmed |
Competência informacional e a missão em bibliotecas universitárias: níveis de integração em bibliotecas universitárias de Moçambique |
title_sort |
Competência informacional e a missão em bibliotecas universitárias: níveis de integração em bibliotecas universitárias de Moçambique |
author |
Manhique, Ilídio Lobato Ernesto |
author_facet |
Manhique, Ilídio Lobato Ernesto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Manhique, Ilídio Lobato Ernesto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pol´ítica de informação tecnologias de informação estudo de usuários competencias em informação Moçambique bibliotecas universitárias politica de información tecnologias de información estudio de usuarios competencias en información Mozambique bibliotecas universitarias information policiy information technologies user studies information competencies Mozambique academic libraries |
topic |
pol´ítica de informação tecnologias de informação estudo de usuários competencias em informação Moçambique bibliotecas universitárias politica de información tecnologias de información estudio de usuarios competencias en información Mozambique bibliotecas universitarias information policiy information technologies user studies information competencies Mozambique academic libraries |
description |
Trata-se dos resultados da dissertação de mestrado em Ciência da Informação, cujo objetivo foi identificar e mapear os níveis de incorporação da competência informacional nas bibliotecas universitárias de Moçambique, decorrente da contínua ampliação das suas funções educacionais. A pesquisa caracterizou-se por ser descritiva, cuja investigação se deu a partir do levantamento de atividades que, em teoria, podem potencializar a competência informacional dos usuários. O procedimento de coleta de dados foi através da observação direta nos sites das instituições de ensino superior (IES) nacionais e a análise de dados se realizou a partir das abordagens quali-quanti. Os resultados mostraram a incorporação incipiente dos programas de competência informacional nas IES nacionais, tendo como foco a biblioteca como espaço de aprendizagem e investigação. Constatou-se que as atividades de formação de usuários desenvolvidas por essas bibliotecas universitárias se enquadra no modelo tradicional, cujo foco são as fontes de informação e os recursos tecnológicos existentes. Há, por isso, necessidade de aprofundamento teórico e metodológico desses programas, tendo em vista os modelos teóricos definidos por organizações internacionais ligadas à competência informacional, que enfatizam a necessidade de focalizar a formação nos usuários que, em um processo construtivista, apropriam e atribuem significados à informação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1842 10.26512/rici.v7.n1.2014.1842 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1842 |
identifier_str_mv |
10.26512/rici.v7.n1.2014.1842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1842/1621 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 7 No. 1 (2014); 17-31 Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 7 Núm. 1 (2014); 17-31 Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 7 n. 1 (2014); 17-31 1983-5213 10.26512/rici.v7.n1.2014 reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informação instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
collection |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rici@unb.br |
_version_ |
1800210997679489024 |