Competência informacional e a missão em bibliotecas universitárias: níveis de integração em bibliotecas universitárias de Moçambique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manhique, Ilídio Lobato Ernesto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1842
Resumo: Trata-se dos resultados da dissertação de mestrado em Ciência da Informação, cujo objetivo foi identificar e mapear os níveis de incorporação da competência informacional nas bibliotecas universitárias de Moçambique, decorrente da contínua ampliação das suas funções educacionais. A pesquisa caracterizou-se por ser descritiva, cuja investigação se deu a partir do levantamento de atividades que, em teoria, podem potencializar a competência informacional dos usuários. O procedimento de coleta de dados foi através da observação direta nos sites das instituições de ensino superior (IES) nacionais e a análise de dados se realizou a partir das abordagens quali-quanti. Os resultados mostraram a incorporação incipiente dos programas de competência informacional nas IES nacionais, tendo como foco a biblioteca como espaço de aprendizagem e investigação. Constatou-se que as atividades de formação de usuários desenvolvidas por essas bibliotecas universitárias se enquadra no modelo tradicional, cujo foco são as fontes de informação e os recursos tecnológicos existentes. Há, por isso, necessidade de aprofundamento teórico e metodológico desses programas, tendo em vista os modelos teóricos definidos por organizações internacionais ligadas à competência informacional, que enfatizam a necessidade de focalizar a formação nos usuários que, em um processo construtivista, apropriam e atribuem significados à informação.
id UNB-7_1717c2d37b759a0898fd418deb40d9bb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1842
network_acronym_str UNB-7
network_name_str Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Competência informacional e a missão em bibliotecas universitárias: níveis de integração em bibliotecas universitárias de Moçambiquepol´ítica de informaçãotecnologias de informaçãoestudo de usuárioscompetencias em informaçãoMoçambiquebibliotecas universitáriaspolitica de informacióntecnologias de informaciónestudio de usuarioscompetencias en informaciónMozambiquebibliotecas universitariasinformation policiyinformation technologiesuser studiesinformation competenciesMozambiqueacademic librariesTrata-se dos resultados da dissertação de mestrado em Ciência da Informação, cujo objetivo foi identificar e mapear os níveis de incorporação da competência informacional nas bibliotecas universitárias de Moçambique, decorrente da contínua ampliação das suas funções educacionais. A pesquisa caracterizou-se por ser descritiva, cuja investigação se deu a partir do levantamento de atividades que, em teoria, podem potencializar a competência informacional dos usuários. O procedimento de coleta de dados foi através da observação direta nos sites das instituições de ensino superior (IES) nacionais e a análise de dados se realizou a partir das abordagens quali-quanti. Os resultados mostraram a incorporação incipiente dos programas de competência informacional nas IES nacionais, tendo como foco a biblioteca como espaço de aprendizagem e investigação. Constatou-se que as atividades de formação de usuários desenvolvidas por essas bibliotecas universitárias se enquadra no modelo tradicional, cujo foco são as fontes de informação e os recursos tecnológicos existentes. Há, por isso, necessidade de aprofundamento teórico e metodológico desses programas, tendo em vista os modelos teóricos definidos por organizações internacionais ligadas à competência informacional, que enfatizam a necessidade de focalizar a formação nos usuários que, em um processo construtivista, apropriam e atribuem significados à informação.Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/184210.26512/rici.v7.n1.2014.1842Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 7 No. 1 (2014); 17-31Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 7 Núm. 1 (2014); 17-31Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 7 n. 1 (2014); 17-311983-521310.26512/rici.v7.n1.2014reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1842/1621Manhique, Ilídio Lobato Ernestoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-26T03:51:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1842Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai||rici@unb.br1983-52131983-5213opendoar:2019-07-26T03:51:18Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Competência informacional e a missão em bibliotecas universitárias: níveis de integração em bibliotecas universitárias de Moçambique
title Competência informacional e a missão em bibliotecas universitárias: níveis de integração em bibliotecas universitárias de Moçambique
spellingShingle Competência informacional e a missão em bibliotecas universitárias: níveis de integração em bibliotecas universitárias de Moçambique
Manhique, Ilídio Lobato Ernesto
pol´ítica de informação
tecnologias de informação
estudo de usuários
competencias em informação
Moçambique
bibliotecas universitárias
politica de información
tecnologias de información
estudio de usuarios
competencias en información
Mozambique
bibliotecas universitarias
information policiy
information technologies
user studies
information competencies
Mozambique
academic libraries
title_short Competência informacional e a missão em bibliotecas universitárias: níveis de integração em bibliotecas universitárias de Moçambique
title_full Competência informacional e a missão em bibliotecas universitárias: níveis de integração em bibliotecas universitárias de Moçambique
title_fullStr Competência informacional e a missão em bibliotecas universitárias: níveis de integração em bibliotecas universitárias de Moçambique
title_full_unstemmed Competência informacional e a missão em bibliotecas universitárias: níveis de integração em bibliotecas universitárias de Moçambique
title_sort Competência informacional e a missão em bibliotecas universitárias: níveis de integração em bibliotecas universitárias de Moçambique
author Manhique, Ilídio Lobato Ernesto
author_facet Manhique, Ilídio Lobato Ernesto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Manhique, Ilídio Lobato Ernesto
dc.subject.por.fl_str_mv pol´ítica de informação
tecnologias de informação
estudo de usuários
competencias em informação
Moçambique
bibliotecas universitárias
politica de información
tecnologias de información
estudio de usuarios
competencias en información
Mozambique
bibliotecas universitarias
information policiy
information technologies
user studies
information competencies
Mozambique
academic libraries
topic pol´ítica de informação
tecnologias de informação
estudo de usuários
competencias em informação
Moçambique
bibliotecas universitárias
politica de información
tecnologias de información
estudio de usuarios
competencias en información
Mozambique
bibliotecas universitarias
information policiy
information technologies
user studies
information competencies
Mozambique
academic libraries
description Trata-se dos resultados da dissertação de mestrado em Ciência da Informação, cujo objetivo foi identificar e mapear os níveis de incorporação da competência informacional nas bibliotecas universitárias de Moçambique, decorrente da contínua ampliação das suas funções educacionais. A pesquisa caracterizou-se por ser descritiva, cuja investigação se deu a partir do levantamento de atividades que, em teoria, podem potencializar a competência informacional dos usuários. O procedimento de coleta de dados foi através da observação direta nos sites das instituições de ensino superior (IES) nacionais e a análise de dados se realizou a partir das abordagens quali-quanti. Os resultados mostraram a incorporação incipiente dos programas de competência informacional nas IES nacionais, tendo como foco a biblioteca como espaço de aprendizagem e investigação. Constatou-se que as atividades de formação de usuários desenvolvidas por essas bibliotecas universitárias se enquadra no modelo tradicional, cujo foco são as fontes de informação e os recursos tecnológicos existentes. Há, por isso, necessidade de aprofundamento teórico e metodológico desses programas, tendo em vista os modelos teóricos definidos por organizações internacionais ligadas à competência informacional, que enfatizam a necessidade de focalizar a formação nos usuários que, em um processo construtivista, apropriam e atribuem significados à informação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1842
10.26512/rici.v7.n1.2014.1842
url https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1842
identifier_str_mv 10.26512/rici.v7.n1.2014.1842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1842/1621
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 7 No. 1 (2014); 17-31
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 7 Núm. 1 (2014); 17-31
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 7 n. 1 (2014); 17-31
1983-5213
10.26512/rici.v7.n1.2014
reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
collection Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv ||rici@unb.br
_version_ 1800210997679489024