RELIGIÃO CRISTÃ NA ESCOLA: APONTAMENTOS SOBRE (DES)CONTINUIDADE RELIGIOSA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Castro, Raimundo Márcio Mota
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Baldino, José Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3841
Resumo: A história de colonização do Brasil tem em suas bases a funçãomercantilista e religiosa proselitista cristã católica. Foram os religiosos católicos queinicialmente efetivaram o processo educativo no Brasil. Este artigo, tem por objetivoapresentar o percurso de permanência da religião cristã católica na escola e asconfigurações decorrentes desse fato em uma República que se intitula laica.Utilizando-se da pesquisa teórico-bibliográfica percebe-se que decorrido mais dequatro séculos de história, a educação escolar brasileira passa a ser projeto deEstado, exigindo a quebra da hegemonia católica do sistema escolar. Conclui -se quemarcada pela continuidade e descontinuidades, fato notória no período republicano,a religião cristã (de vários segmentos denominacionais) tem se mantido presente nosistema educacional brasileiro por meio do Ensino Religioso ou de práticas realizadasna escola.
id UFS-10_98a5ca3bcb24175a5ea3641706f601fe
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3841
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling RELIGIÃO CRISTÃ NA ESCOLA: APONTAMENTOS SOBRE (DES)CONTINUIDADE RELIGIOSA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRAA história de colonização do Brasil tem em suas bases a funçãomercantilista e religiosa proselitista cristã católica. Foram os religiosos católicos queinicialmente efetivaram o processo educativo no Brasil. Este artigo, tem por objetivoapresentar o percurso de permanência da religião cristã católica na escola e asconfigurações decorrentes desse fato em uma República que se intitula laica.Utilizando-se da pesquisa teórico-bibliográfica percebe-se que decorrido mais dequatro séculos de história, a educação escolar brasileira passa a ser projeto deEstado, exigindo a quebra da hegemonia católica do sistema escolar. Conclui -se quemarcada pela continuidade e descontinuidades, fato notória no período republicano,a religião cristã (de vários segmentos denominacionais) tem se mantido presente nosistema educacional brasileiro por meio do Ensino Religioso ou de práticas realizadasna escola.Carlos Magno Santos2015-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3841Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua Portuguesa1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3841/3242de Castro, Raimundo Márcio MotaBaldino, José Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-11T02:55:01Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3841Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-03-11T02:55:01Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv RELIGIÃO CRISTÃ NA ESCOLA: APONTAMENTOS SOBRE (DES)CONTINUIDADE RELIGIOSA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
title RELIGIÃO CRISTÃ NA ESCOLA: APONTAMENTOS SOBRE (DES)CONTINUIDADE RELIGIOSA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
spellingShingle RELIGIÃO CRISTÃ NA ESCOLA: APONTAMENTOS SOBRE (DES)CONTINUIDADE RELIGIOSA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
de Castro, Raimundo Márcio Mota
title_short RELIGIÃO CRISTÃ NA ESCOLA: APONTAMENTOS SOBRE (DES)CONTINUIDADE RELIGIOSA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
title_full RELIGIÃO CRISTÃ NA ESCOLA: APONTAMENTOS SOBRE (DES)CONTINUIDADE RELIGIOSA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
title_fullStr RELIGIÃO CRISTÃ NA ESCOLA: APONTAMENTOS SOBRE (DES)CONTINUIDADE RELIGIOSA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
title_full_unstemmed RELIGIÃO CRISTÃ NA ESCOLA: APONTAMENTOS SOBRE (DES)CONTINUIDADE RELIGIOSA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
title_sort RELIGIÃO CRISTÃ NA ESCOLA: APONTAMENTOS SOBRE (DES)CONTINUIDADE RELIGIOSA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
author de Castro, Raimundo Márcio Mota
author_facet de Castro, Raimundo Márcio Mota
Baldino, José Maria
author_role author
author2 Baldino, José Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Castro, Raimundo Márcio Mota
Baldino, José Maria
description A história de colonização do Brasil tem em suas bases a funçãomercantilista e religiosa proselitista cristã católica. Foram os religiosos católicos queinicialmente efetivaram o processo educativo no Brasil. Este artigo, tem por objetivoapresentar o percurso de permanência da religião cristã católica na escola e asconfigurações decorrentes desse fato em uma República que se intitula laica.Utilizando-se da pesquisa teórico-bibliográfica percebe-se que decorrido mais dequatro séculos de história, a educação escolar brasileira passa a ser projeto deEstado, exigindo a quebra da hegemonia católica do sistema escolar. Conclui -se quemarcada pela continuidade e descontinuidades, fato notória no período republicano,a religião cristã (de vários segmentos denominacionais) tem se mantido presente nosistema educacional brasileiro por meio do Ensino Religioso ou de práticas realizadasna escola.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3841
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3841/3242
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua Portuguesa
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua Portuguesa
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua Portuguesa
1980-8879
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052876394070016