RELIGIÃO CRISTÃ NA ESCOLA: APONTAMENTOS SOBRE (DES)CONTINUIDADE RELIGIOSA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3841 |
Resumo: | A história de colonização do Brasil tem em suas bases a funçãomercantilista e religiosa proselitista cristã católica. Foram os religiosos católicos queinicialmente efetivaram o processo educativo no Brasil. Este artigo, tem por objetivoapresentar o percurso de permanência da religião cristã católica na escola e asconfigurações decorrentes desse fato em uma República que se intitula laica.Utilizando-se da pesquisa teórico-bibliográfica percebe-se que decorrido mais dequatro séculos de história, a educação escolar brasileira passa a ser projeto deEstado, exigindo a quebra da hegemonia católica do sistema escolar. Conclui -se quemarcada pela continuidade e descontinuidades, fato notória no período republicano,a religião cristã (de vários segmentos denominacionais) tem se mantido presente nosistema educacional brasileiro por meio do Ensino Religioso ou de práticas realizadasna escola. |
id |
UFS-10_98a5ca3bcb24175a5ea3641706f601fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3841 |
network_acronym_str |
UFS-10 |
network_name_str |
Interdisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
RELIGIÃO CRISTÃ NA ESCOLA: APONTAMENTOS SOBRE (DES)CONTINUIDADE RELIGIOSA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRAA história de colonização do Brasil tem em suas bases a funçãomercantilista e religiosa proselitista cristã católica. Foram os religiosos católicos queinicialmente efetivaram o processo educativo no Brasil. Este artigo, tem por objetivoapresentar o percurso de permanência da religião cristã católica na escola e asconfigurações decorrentes desse fato em uma República que se intitula laica.Utilizando-se da pesquisa teórico-bibliográfica percebe-se que decorrido mais dequatro séculos de história, a educação escolar brasileira passa a ser projeto deEstado, exigindo a quebra da hegemonia católica do sistema escolar. Conclui -se quemarcada pela continuidade e descontinuidades, fato notória no período republicano,a religião cristã (de vários segmentos denominacionais) tem se mantido presente nosistema educacional brasileiro por meio do Ensino Religioso ou de práticas realizadasna escola.Carlos Magno Santos2015-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3841Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua Portuguesa1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3841/3242de Castro, Raimundo Márcio MotaBaldino, José Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-11T02:55:01Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3841Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-03-11T02:55:01Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELIGIÃO CRISTÃ NA ESCOLA: APONTAMENTOS SOBRE (DES)CONTINUIDADE RELIGIOSA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
title |
RELIGIÃO CRISTÃ NA ESCOLA: APONTAMENTOS SOBRE (DES)CONTINUIDADE RELIGIOSA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
spellingShingle |
RELIGIÃO CRISTÃ NA ESCOLA: APONTAMENTOS SOBRE (DES)CONTINUIDADE RELIGIOSA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA de Castro, Raimundo Márcio Mota |
title_short |
RELIGIÃO CRISTÃ NA ESCOLA: APONTAMENTOS SOBRE (DES)CONTINUIDADE RELIGIOSA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
title_full |
RELIGIÃO CRISTÃ NA ESCOLA: APONTAMENTOS SOBRE (DES)CONTINUIDADE RELIGIOSA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
title_fullStr |
RELIGIÃO CRISTÃ NA ESCOLA: APONTAMENTOS SOBRE (DES)CONTINUIDADE RELIGIOSA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
title_full_unstemmed |
RELIGIÃO CRISTÃ NA ESCOLA: APONTAMENTOS SOBRE (DES)CONTINUIDADE RELIGIOSA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
title_sort |
RELIGIÃO CRISTÃ NA ESCOLA: APONTAMENTOS SOBRE (DES)CONTINUIDADE RELIGIOSA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
author |
de Castro, Raimundo Márcio Mota |
author_facet |
de Castro, Raimundo Márcio Mota Baldino, José Maria |
author_role |
author |
author2 |
Baldino, José Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Castro, Raimundo Márcio Mota Baldino, José Maria |
description |
A história de colonização do Brasil tem em suas bases a funçãomercantilista e religiosa proselitista cristã católica. Foram os religiosos católicos queinicialmente efetivaram o processo educativo no Brasil. Este artigo, tem por objetivoapresentar o percurso de permanência da religião cristã católica na escola e asconfigurações decorrentes desse fato em uma República que se intitula laica.Utilizando-se da pesquisa teórico-bibliográfica percebe-se que decorrido mais dequatro séculos de história, a educação escolar brasileira passa a ser projeto deEstado, exigindo a quebra da hegemonia católica do sistema escolar. Conclui -se quemarcada pela continuidade e descontinuidades, fato notória no período republicano,a religião cristã (de vários segmentos denominacionais) tem se mantido presente nosistema educacional brasileiro por meio do Ensino Religioso ou de práticas realizadasna escola. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3841 |
url |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3841/3242 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua Portuguesa Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua Portuguesa Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua Portuguesa 1980-8879 reponame:Interdisciplinar instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Interdisciplinar |
collection |
Interdisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
calmag@bol.com.br |
_version_ |
1797052876394070016 |