POLÍTICAS DE LEITURA NA BAHIA: DESENCONTRO ENTRE PESQUISA, ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTE
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/15700 |
Resumo: | O trabalho busca refletir criticamente sobre o desencontro entre pesquisa, ensino e formação de professores em direção ao desenvolvimento da autonomia leitora nos estudantes da Educação Básica do Estado da Bahia (VARGENS, 2017). Questiona-se sobre a tradição em torno da proposta de incentivo à leitura, concebendo-a como um equívoco de origem, que impede historicamente a discussão sobre o fomento à pesquisa e a propostas de intervenção escolar visando ao desenvolvimento explícito das habilidades de leitura nos estudantes, através da intermediação do professor. Além disso, a formação mesma de um leitor subjetivo e expressivo (ROUXEL, 2012) fica comprometida na medida em que não se desenvolve ou não se promove autonomia leitora através do ensino explícito das habilidades necessárias para a conquista dessa autonomia. Coloca-se também em questão a necessidade de uma política integrada para promoção da leitura na Bahia. O Estado, embora tenha dado passos significativos em termos curriculares (BAHIA, 2013), ainda deixa a lacuna de uma proposição que vise articular as pesquisas, o ensino e os projetos de formação de professores voltados para a leitura. Pretende-se trazer para a discussão o papel de todos os atores institucionais envolvidos na produção do conhecimento e seu papel para contribuir para a solução desse fracasso secular em ensino de leitura, o qual, como consequência, atinge todos os estudantes brasileiros em todas as idades e séries escolares, principalmente nos estados do Nordeste, como apontam estudos que serão aqui relatados (MEC, 2018). PALAVRAS-CHAVE: Políticas de pesquisa em leitura. Políticas de leitura. Currículo em leitura. Formação docente. |
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POLÍTICAS DE LEITURA NA BAHIA: DESENCONTRO ENTRE PESQUISA, ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTEREADING POLICIES IN BAHIA: MISMATCH BETWEEN RESEARCH, TEACHING AND TEACHING TRAININGO trabalho busca refletir criticamente sobre o desencontro entre pesquisa, ensino e formação de professores em direção ao desenvolvimento da autonomia leitora nos estudantes da Educação Básica do Estado da Bahia (VARGENS, 2017). Questiona-se sobre a tradição em torno da proposta de incentivo à leitura, concebendo-a como um equívoco de origem, que impede historicamente a discussão sobre o fomento à pesquisa e a propostas de intervenção escolar visando ao desenvolvimento explícito das habilidades de leitura nos estudantes, através da intermediação do professor. Além disso, a formação mesma de um leitor subjetivo e expressivo (ROUXEL, 2012) fica comprometida na medida em que não se desenvolve ou não se promove autonomia leitora através do ensino explícito das habilidades necessárias para a conquista dessa autonomia. Coloca-se também em questão a necessidade de uma política integrada para promoção da leitura na Bahia. O Estado, embora tenha dado passos significativos em termos curriculares (BAHIA, 2013), ainda deixa a lacuna de uma proposição que vise articular as pesquisas, o ensino e os projetos de formação de professores voltados para a leitura. Pretende-se trazer para a discussão o papel de todos os atores institucionais envolvidos na produção do conhecimento e seu papel para contribuir para a solução desse fracasso secular em ensino de leitura, o qual, como consequência, atinge todos os estudantes brasileiros em todas as idades e séries escolares, principalmente nos estados do Nordeste, como apontam estudos que serão aqui relatados (MEC, 2018). PALAVRAS-CHAVE: Políticas de pesquisa em leitura. Políticas de leitura. Currículo em leitura. Formação docente.This research seeks to debate critically about the mismatch between research, teaching and teacher training, towards the development of reading autonomy in Basic Education students of the State of Bahia (VARGENS, 2017). It is questioned about the tradition around the concept reading incentive, conceiving it as a misunderstanding of origin, which historically prevents discussion about the explicit development of reading skills at school, through the intermediation of the teacher. In addition, the very training of a subjective and expressive reader (ROUXEL, 2012), is compromised to the extent that reading autonomy is not developed or promoted through explicit teaching of the skills necessary to achieve this autonomy. The need for an integrated policy to promote reading in Bahia is also questioned. The State, although it has taken significant steps in curricular terms (BAHIA, 2013), still leaves the gap of a proposition that aims to articulate research, teaching and teacher training projects focused on reading. It is also questioned the lack of a policy in the state of Bahia, which aims to articulate research, teaching and teacher training projects aimed at teaching reading. It is intended to bring to the discussion the role of all institutional actors involved in the production of knowledge and their role in contributing to the solution of this secular failure in teaching reading, which, as a consequence, affects all Brazilian students at all ages and grades schoolchildren, mainly in the Northeastern states, as indicated by studies that will be reported here (MEC, 2018). KEYWORDS: Reading research policies. Reading policies. Curriculum in reading. Teacher training.Carlos Magno Santos2021-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1570010.47250/intrell.v35i1.15700Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 35: Ano XVI - jan-jun de 2021 | Leituras temáticas: da ficção contemporânea à lírica feminina; 193-212Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 35: Ano XVI - jan-jun de 2021 | Leituras temáticas: da ficção contemporânea à lírica feminina; 193-212Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 35: Ano XVI - jan-jun de 2021 | Leituras temáticas: da ficção contemporânea à lírica feminina; 193-2121980-887910.47250/intrell.v35i1reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/15700/11757Copyright (c) 2021 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Cláudia Martins 2021-05-21T22:52:41Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15700Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2021-05-21T22:52:41Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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