LEITURA EM LÍNGUA INGLESA: ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1337 |
Resumo: | Os PCN (1998) trouxeram para o contexto do ensino de línguas a necessidade de estimular a competência discursiva para que o aprendiz pudesse agir no mundo social. Tal função estaria relacionada ao uso da Língua Estrangeira via leitura. A leitura seria, portanto, o foco do ensino de línguas. Nem mesmo a publicação das OCEM (2006), que retomam o princípio do ensino de línguas através das quatro habilidades lingüísticas, suprimiu a hegemonia do ensino de habilidades de leitura na Educação Básica. Assim, é objetivo deste trabalho fazer uma revisão bibliográfica de textos que discutam estratégias de ensino da língua inglesa e contrastar as informações obtidas com a realidade do Instituto Federal de Sergipe, coletadas a partir de questionários aplicados a alunos do 2º ano. Observamos que autores que estudam a temática afirmam ser importante envolver os discentes em processos de leitura que desenvolvam habilidades como compreensão geral do texto; compreensão de informações específicas, detalhadas; inferências textuais e recepção crítica. Entretanto, as respostas dos alunos revelam que as aulas de inglês continuam centradas na tradução, o que nos permite inferir que nem sempre o trabalho com texto tem ajudado os alunos a desenvolver as habilidades necessárias para a ação em sociedade. |
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LEITURA EM LÍNGUA INGLESA: ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA Os PCN (1998) trouxeram para o contexto do ensino de línguas a necessidade de estimular a competência discursiva para que o aprendiz pudesse agir no mundo social. Tal função estaria relacionada ao uso da Língua Estrangeira via leitura. A leitura seria, portanto, o foco do ensino de línguas. Nem mesmo a publicação das OCEM (2006), que retomam o princípio do ensino de línguas através das quatro habilidades lingüísticas, suprimiu a hegemonia do ensino de habilidades de leitura na Educação Básica. Assim, é objetivo deste trabalho fazer uma revisão bibliográfica de textos que discutam estratégias de ensino da língua inglesa e contrastar as informações obtidas com a realidade do Instituto Federal de Sergipe, coletadas a partir de questionários aplicados a alunos do 2º ano. Observamos que autores que estudam a temática afirmam ser importante envolver os discentes em processos de leitura que desenvolvam habilidades como compreensão geral do texto; compreensão de informações específicas, detalhadas; inferências textuais e recepção crítica. Entretanto, as respostas dos alunos revelam que as aulas de inglês continuam centradas na tradução, o que nos permite inferir que nem sempre o trabalho com texto tem ajudado os alunos a desenvolver as habilidades necessárias para a ação em sociedade. Carlos Magno Santos2013-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1337Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 17: Ano VIII - jan-jun de 2013 | Edição Especial: ABRALIN SergipeInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 17: Ano VIII - jan-jun de 2013 | Edição Especial: ABRALIN SergipeInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 17: Ano VIII - jan-jun de 2013 | Edição Especial: ABRALIN Sergipe1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1337/1186Almeida, Daniele Barbosa de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-25T17:32:08Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1337Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2013-08-25T17:32:08Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 17: Ano VIII - jan-jun de 2013 | Edição Especial: ABRALIN Sergipe Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 17: Ano VIII - jan-jun de 2013 | Edição Especial: ABRALIN Sergipe Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 17: Ano VIII - jan-jun de 2013 | Edição Especial: ABRALIN Sergipe 1980-8879 reponame:Interdisciplinar instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
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