AS MINHAS PALAVRAS E AS PALAVRAS DO OUTRO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DE INGLÊS DA ESCOLA PÚBLICA A RESPEITO DA LÍNGUA QUE ENSINAM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stella, Paulo Rogério
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1798
Resumo: Este artigo pretende abrir um espaço para reflexão sobre formação de professores com base em falas de professores de língua inglesa de escolas públicas no estado de Alagoas. Observamos a recorrência da referência à globalização e à tecnologia nas representações da língua para os professores, implicando aparentemente um possível engajamento do global com o local. Ao tratarem, contudo, da língua inglesa no contexto local de ensino, as falam apontam para uma relação de dominação do global sobre o local, em que os alunos são representados como passivos e submissos à língua homogeneizante. Concluímos a reflexão, buscando trazer à discussão os cursos de licenciatura em inglês oferecidos no estado de Alagoas.
id UFS-10_d20d33028cbdb013f431d591fe4da35b
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1798
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling AS MINHAS PALAVRAS E AS PALAVRAS DO OUTRO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DE INGLÊS DA ESCOLA PÚBLICA A RESPEITO DA LÍNGUA QUE ENSINAM Este artigo pretende abrir um espaço para reflexão sobre formação de professores com base em falas de professores de língua inglesa de escolas públicas no estado de Alagoas. Observamos a recorrência da referência à globalização e à tecnologia nas representações da língua para os professores, implicando aparentemente um possível engajamento do global com o local. Ao tratarem, contudo, da língua inglesa no contexto local de ensino, as falam apontam para uma relação de dominação do global sobre o local, em que os alunos são representados como passivos e submissos à língua homogeneizante. Concluímos a reflexão, buscando trazer à discussão os cursos de licenciatura em inglês oferecidos no estado de Alagoas. Carlos Magno Santos2013-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1798Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e EducaçãoInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e EducaçãoInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e Educação1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1798/1584Stella, Paulo Rogérioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-11T02:55:48Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1798Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-03-11T02:55:48Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv AS MINHAS PALAVRAS E AS PALAVRAS DO OUTRO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DE INGLÊS DA ESCOLA PÚBLICA A RESPEITO DA LÍNGUA QUE ENSINAM
title AS MINHAS PALAVRAS E AS PALAVRAS DO OUTRO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DE INGLÊS DA ESCOLA PÚBLICA A RESPEITO DA LÍNGUA QUE ENSINAM
spellingShingle AS MINHAS PALAVRAS E AS PALAVRAS DO OUTRO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DE INGLÊS DA ESCOLA PÚBLICA A RESPEITO DA LÍNGUA QUE ENSINAM
Stella, Paulo Rogério
title_short AS MINHAS PALAVRAS E AS PALAVRAS DO OUTRO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DE INGLÊS DA ESCOLA PÚBLICA A RESPEITO DA LÍNGUA QUE ENSINAM
title_full AS MINHAS PALAVRAS E AS PALAVRAS DO OUTRO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DE INGLÊS DA ESCOLA PÚBLICA A RESPEITO DA LÍNGUA QUE ENSINAM
title_fullStr AS MINHAS PALAVRAS E AS PALAVRAS DO OUTRO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DE INGLÊS DA ESCOLA PÚBLICA A RESPEITO DA LÍNGUA QUE ENSINAM
title_full_unstemmed AS MINHAS PALAVRAS E AS PALAVRAS DO OUTRO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DE INGLÊS DA ESCOLA PÚBLICA A RESPEITO DA LÍNGUA QUE ENSINAM
title_sort AS MINHAS PALAVRAS E AS PALAVRAS DO OUTRO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DE INGLÊS DA ESCOLA PÚBLICA A RESPEITO DA LÍNGUA QUE ENSINAM
author Stella, Paulo Rogério
author_facet Stella, Paulo Rogério
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stella, Paulo Rogério
description Este artigo pretende abrir um espaço para reflexão sobre formação de professores com base em falas de professores de língua inglesa de escolas públicas no estado de Alagoas. Observamos a recorrência da referência à globalização e à tecnologia nas representações da língua para os professores, implicando aparentemente um possível engajamento do global com o local. Ao tratarem, contudo, da língua inglesa no contexto local de ensino, as falam apontam para uma relação de dominação do global sobre o local, em que os alunos são representados como passivos e submissos à língua homogeneizante. Concluímos a reflexão, buscando trazer à discussão os cursos de licenciatura em inglês oferecidos no estado de Alagoas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1798
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1798/1584
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e Educação
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e Educação
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e Educação
1980-8879
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052876304941056