AS MINHAS PALAVRAS E AS PALAVRAS DO OUTRO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DE INGLÊS DA ESCOLA PÚBLICA A RESPEITO DA LÍNGUA QUE ENSINAM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1798 |
Resumo: | Este artigo pretende abrir um espaço para reflexão sobre formação de professores com base em falas de professores de língua inglesa de escolas públicas no estado de Alagoas. Observamos a recorrência da referência à globalização e à tecnologia nas representações da língua para os professores, implicando aparentemente um possível engajamento do global com o local. Ao tratarem, contudo, da língua inglesa no contexto local de ensino, as falam apontam para uma relação de dominação do global sobre o local, em que os alunos são representados como passivos e submissos à língua homogeneizante. Concluímos a reflexão, buscando trazer à discussão os cursos de licenciatura em inglês oferecidos no estado de Alagoas. |
id |
UFS-10_d20d33028cbdb013f431d591fe4da35b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1798 |
network_acronym_str |
UFS-10 |
network_name_str |
Interdisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
AS MINHAS PALAVRAS E AS PALAVRAS DO OUTRO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DE INGLÊS DA ESCOLA PÚBLICA A RESPEITO DA LÍNGUA QUE ENSINAM Este artigo pretende abrir um espaço para reflexão sobre formação de professores com base em falas de professores de língua inglesa de escolas públicas no estado de Alagoas. Observamos a recorrência da referência à globalização e à tecnologia nas representações da língua para os professores, implicando aparentemente um possível engajamento do global com o local. Ao tratarem, contudo, da língua inglesa no contexto local de ensino, as falam apontam para uma relação de dominação do global sobre o local, em que os alunos são representados como passivos e submissos à língua homogeneizante. Concluímos a reflexão, buscando trazer à discussão os cursos de licenciatura em inglês oferecidos no estado de Alagoas. Carlos Magno Santos2013-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1798Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e EducaçãoInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e EducaçãoInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e Educação1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1798/1584Stella, Paulo Rogérioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-11T02:55:48Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1798Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-03-11T02:55:48Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS MINHAS PALAVRAS E AS PALAVRAS DO OUTRO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DE INGLÊS DA ESCOLA PÚBLICA A RESPEITO DA LÍNGUA QUE ENSINAM |
title |
AS MINHAS PALAVRAS E AS PALAVRAS DO OUTRO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DE INGLÊS DA ESCOLA PÚBLICA A RESPEITO DA LÍNGUA QUE ENSINAM |
spellingShingle |
AS MINHAS PALAVRAS E AS PALAVRAS DO OUTRO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DE INGLÊS DA ESCOLA PÚBLICA A RESPEITO DA LÍNGUA QUE ENSINAM Stella, Paulo Rogério |
title_short |
AS MINHAS PALAVRAS E AS PALAVRAS DO OUTRO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DE INGLÊS DA ESCOLA PÚBLICA A RESPEITO DA LÍNGUA QUE ENSINAM |
title_full |
AS MINHAS PALAVRAS E AS PALAVRAS DO OUTRO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DE INGLÊS DA ESCOLA PÚBLICA A RESPEITO DA LÍNGUA QUE ENSINAM |
title_fullStr |
AS MINHAS PALAVRAS E AS PALAVRAS DO OUTRO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DE INGLÊS DA ESCOLA PÚBLICA A RESPEITO DA LÍNGUA QUE ENSINAM |
title_full_unstemmed |
AS MINHAS PALAVRAS E AS PALAVRAS DO OUTRO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DE INGLÊS DA ESCOLA PÚBLICA A RESPEITO DA LÍNGUA QUE ENSINAM |
title_sort |
AS MINHAS PALAVRAS E AS PALAVRAS DO OUTRO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DE INGLÊS DA ESCOLA PÚBLICA A RESPEITO DA LÍNGUA QUE ENSINAM |
author |
Stella, Paulo Rogério |
author_facet |
Stella, Paulo Rogério |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stella, Paulo Rogério |
description |
Este artigo pretende abrir um espaço para reflexão sobre formação de professores com base em falas de professores de língua inglesa de escolas públicas no estado de Alagoas. Observamos a recorrência da referência à globalização e à tecnologia nas representações da língua para os professores, implicando aparentemente um possível engajamento do global com o local. Ao tratarem, contudo, da língua inglesa no contexto local de ensino, as falam apontam para uma relação de dominação do global sobre o local, em que os alunos são representados como passivos e submissos à língua homogeneizante. Concluímos a reflexão, buscando trazer à discussão os cursos de licenciatura em inglês oferecidos no estado de Alagoas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1798 |
url |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1798 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1798/1584 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e Educação Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e Educação Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e Educação 1980-8879 reponame:Interdisciplinar instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Interdisciplinar |
collection |
Interdisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
calmag@bol.com.br |
_version_ |
1797052876304941056 |