O calar e o ressoar da/na palavra outra da/na outra palavra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart, Anderson Jair
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192107
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2018.
id UFSC_7ada5816d3ecea506b92f81858b002ea
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/192107
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaGoulart, Anderson JairCerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth2018-12-08T03:05:23Z2018-12-08T03:05:23Z2018355670https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192107Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2018.Esta tese tematiza o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa no âmbito da formação continuada de professores, configurando-se como um estudo de delineamento propositivo que integra esfera acadêmica e esfera escolar, mais especificamente, pós-graduados/pós-graduandos em Linguística Aplicada e professores de Língua Portuguesa da Educação Básica, em busca da apropriação conceitual crítica em eventos de letramento (HEATH, 2001 [1982] que focalizam fundamentos filosófico-epistemológicos e bases teórico-metodológicas na educação em linguagem sob uma filiação histórico-cultural. O estudo responde à seguinte questão geral de pesquisa: Considerando como base desta tese uma proposta de pensar com pós-graduados/pós-graduandos em Linguística Aplicada e com professores da Educação Básica o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa, sob a perspectiva da busca pelo encontro de vivências da esfera acadêmica e de vivências da esfera escolar, como compreender, nessa busca pelo encontro, o percurso de heterorregulação da conduta para a prospectada autorregulação da conduta na apropriação de bases filosófico-epistemológicas e teórico-metodológicas para tal docência, considerada uma filiação histórico-cultural em se tratando dos participantes deste estudo, vinculados a cada qual dessas duas esferas, num processo que historia a produção de um Curso de Formação Continuada para outros professores da área? Teorizações do ideário vigotskiano, do Círculo de Bakhtin e dos estudos do letramento constituem o aporte conceitual deste estudo de natureza qualitativa, que envolve nove interactantes as quais participam de um Programa de Extensão cujo mote é a produção de um Curso de Formação Continuada para docência em Língua Portuguesa. O Curso em produção organiza-se em Módulos, em dois dos quais se inserem as participantes desta pesquisa, as quais são acompanhadas ao longo de dois anos em eventos de letramento diversificados, contemplando sessões de estudo, entrevistas, rodas de conversa e produção documental. As diretrizes analíticas desses dados têm como eixo o encontro e tomam como unidade de análise o evento de letramento, composto pelos seguintes constituintes: interactantes as nove participantes do estudo ; cronotopo nele implicados espaços e tempos ao longo dos dois anos de percurso de pesquisa ; esfera da atividade humana escolar e acadêmica ; e ato de dizer nele implicados enunciados cujo conteúdo foi gravado ou que se historiou pela modalidade escrita em documentos produzidos. Os resultados sugerem que a constituição/ressignificação de representações filosófico-epistemológicas e teórico-metodológicas sobre docência em Língua Portuguesa, de base histórico cultural ingrediências da autorregulação da conduta na respectiva docência requerem apropriação conceitual crítica que se historia no encontro das interactantes e no estado de intersubjetividade dele derivado, para o que é condição a ausculta vinculada ao ato responsável, no qual o mundo da cultura respectivamente à abstração teórica se integra ao mundo da vida respectivamente ao agir docente no cotidiano escolar, consolidando a pravda.Abstract : This thesis focuses on the teaching and learning of Portuguese in the context of continuing teacher education, being configured as a proposal-based study that integrates academic and school spheres, more specifically, postgraduate students in Applied Linguistics and teachers of Portuguese in Basic Education, in search of a critical conceptual appropriation in literacy events (HEATH, 2001 [1982]) that focus on philosophical-epistemological foundations and theoretical-methodological bases in language education under a historical-cultural affiliation. The study answers to the following general research question: Considering as basis of this thesis a proposal to think with postgraduate students in Applied Linguistics and with teachers of Basic Education the teaching and learning of Portuguese, from the perspective of a search for the encounter of experiences of the academic sphere with experiences of the school sphere, how should we understand, in this search for the encounter, the route from the hetero regulation of the conduct to the prospected self-regulation of the conduct in the appropriation of philosophical-epistemological and theoretical-methodological bases for such teaching, considered a historical-cultural affiliation in the case of the participants of this study, linked to each of these two spheres, in a process that historicizes the production of a Continuing Formation Course for other teachers in the area? Vygotskian and Bakhtinian theorizations and literacy studies are the conceptual contribution of this qualitative study, involving nine interactants who participate in an Extension Program whose motto is the production of a Continuing Training Course for the teaching of Portuguese. The Course in production is organized in modules, in two of which are included the participants of this research, which are accompanied throughout two years in various literacy events, including study sessions, interviews, round-table discussions and documentary production. The analytical guidelines of this data are based on the encounter and take as a unit of analysis the literacy event, composed of the following constituents: interactants the nine participants of the study; chronotope spaces and times throughout the two years of research; sphere of human activity school and academic; and the act of saying in it implied statements whose content was recorded or that was historicized in written modality in the documents produced. The results suggest that the constitution/re-signification of philosophical-epistemological and theoretical-methodological representations on Portuguese teaching, of cultural historical basis ingrediencies of self-regulation of behavior in the respective teaching require critical conceptual appropriation that is historicized in the encounter of the interactants and in the state of intersubjectivity derived therefrom, for which a condition is the hearing linked to the responsible act, in which the world of culture respectively to theoretical abstraction, is integrated into the world of life, respectively to the teaching act in the daily school life, consolidating pravda.332 p.| il.porLingüísticaLíngua portuguesaProfessoresLetramentoLinguística aplicadaO calar e o ressoar da/na palavra outra da/na outra palavrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPLLG0726-T.pdfPLLG0726-T.pdfapplication/pdf4874792https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/192107/-1/PLLG0726-T.pdf381e060ab683df647a47a9ed4a53b635MD5-1123456789/1921072018-12-08 01:05:23.995oai:repositorio.ufsc.br:123456789/192107Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-12-08T03:05:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O calar e o ressoar da/na palavra outra da/na outra palavra
title O calar e o ressoar da/na palavra outra da/na outra palavra
spellingShingle O calar e o ressoar da/na palavra outra da/na outra palavra
Goulart, Anderson Jair
Lingüística
Língua portuguesa
Professores
Letramento
Linguística aplicada
title_short O calar e o ressoar da/na palavra outra da/na outra palavra
title_full O calar e o ressoar da/na palavra outra da/na outra palavra
title_fullStr O calar e o ressoar da/na palavra outra da/na outra palavra
title_full_unstemmed O calar e o ressoar da/na palavra outra da/na outra palavra
title_sort O calar e o ressoar da/na palavra outra da/na outra palavra
author Goulart, Anderson Jair
author_facet Goulart, Anderson Jair
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Goulart, Anderson Jair
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth
contributor_str_mv Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Lingüística
Língua portuguesa
Professores
Letramento
Linguística aplicada
topic Lingüística
Língua portuguesa
Professores
Letramento
Linguística aplicada
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2018.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-08T03:05:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-08T03:05:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192107
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 355670
identifier_str_mv 355670
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 332 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/192107/-1/PLLG0726-T.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 381e060ab683df647a47a9ed4a53b635
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804970402742272