REMIÇÃO DE PENA PELA LEITURA EM AMBIENTES PRISIONAIS FEMININOS: REFLEXÕES A PARTIR DE ESTUDOS ACADÊMICOS (2019-2022)
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Data de Publicação: | 2022 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/18330 |
Resumo: | Neste artigo, busca-se compreender a remição de pena pela leitura em instituições prisionais femininas no Brasil, a partir de produções acadêmicas sobre a temática em relação com os documentos oficiais sobre o assunto. Optamos por abarcar aqui os anos de 2019 a 2022, período em que esse instituto legal foi mais bem sistematizado pelos documentos oficiais. Para revisão de literatura, utilizamos a base de dados disponível na plataforma do Google Acadêmico, por meio do descritor “remição de pena pela leitura para mulheres”. Foi possível identificar 12 ocorrências de pesquisas e de estudos referentes ao objetivo deste artigo. A partir da exploração desse material, portanto, identificamos e analisamos indicadores relevantes, como temas, modalidade de pesquisa e seus resultados, autores e referências bibliográficas, de modo a conhecer e refletir sobre a temática no momento atual. Os resultados, em síntese, apontam que a leitura é compreendida como um direito para essas mulheres, coerente, assim, com as normativas oficiais mais atualizadas. |
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REMIÇÃO DE PENA PELA LEITURA EM AMBIENTES PRISIONAIS FEMININOS: REFLEXÕES A PARTIR DE ESTUDOS ACADÊMICOS (2019-2022)REMISSION OF SENTENCE BY READING IN FEMALE PRISON ENVIRONMENTS: REFLECTIONS FROM ACADEMIC STUDIES (2019-2022)Remission of sentenceReadingWomen in prisonRemição de penaLeitura na prisãoMulheres em cárcereNeste artigo, busca-se compreender a remição de pena pela leitura em instituições prisionais femininas no Brasil, a partir de produções acadêmicas sobre a temática em relação com os documentos oficiais sobre o assunto. Optamos por abarcar aqui os anos de 2019 a 2022, período em que esse instituto legal foi mais bem sistematizado pelos documentos oficiais. Para revisão de literatura, utilizamos a base de dados disponível na plataforma do Google Acadêmico, por meio do descritor “remição de pena pela leitura para mulheres”. Foi possível identificar 12 ocorrências de pesquisas e de estudos referentes ao objetivo deste artigo. A partir da exploração desse material, portanto, identificamos e analisamos indicadores relevantes, como temas, modalidade de pesquisa e seus resultados, autores e referências bibliográficas, de modo a conhecer e refletir sobre a temática no momento atual. Os resultados, em síntese, apontam que a leitura é compreendida como um direito para essas mulheres, coerente, assim, com as normativas oficiais mais atualizadas.In this article, we aim to understand the practice of remission of sentence by literature reading in female prisons in Brazil, based on academic productions on the subject in relation to official documents on the subject. We chose to cover, in this research, the years 2019 to 2022, a period in which this legal institute was better systematized by official documents. To review the literature, we used the database available on the academic google platform, using the descriptor “penalty remission for reading for women”. It was possible to identify 12 occurrences of research and studies referring to the objective of this article. From the exploration of this material, therefore, we identified and analyzed relevant indicators, such as themes, research modality and its results, authors and bibliographic references, in order to know and reflect on the theme at the current moment. The results, in summary, indicate that reading is understood as a right for these women, thus consistent with the most up-to-date official regulations.Carlos Magno Santos2022-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1833010.47250/intrell.v37i1.p45-62Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 37: Ano XVII - jan-jun de 2022 | A literatura em espaços escolares e não escolares; 45-62Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 37: Ano XVII - jan-jun de 2022 | A literatura em espaços escolares e não escolares; 45-62Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 37: Ano XVII - jan-jun de 2022 | A literatura em espaços escolares e não escolares; 45-621980-887910.47250/intrell.v37i1reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/18330/13164Copyright (c) 2022 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccessPantalena Leal, Rachel Luzia de Rezende, Neide 2022-11-11T22:44:46Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18330Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2022-11-11T22:44:46Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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