LINGUAGEM VISUAL E LIVRO DIDÁTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1651 |
Resumo: | A par da concepção de que a linguagem visual possui um grande poder comunicativo e de que os livros didáticos continuam sendo, na maioria das vezes, o único objeto de incentivo à leitura utilizado na sala de aula de língua portuguesa, este trabalho propõe a discutir o espaço das imagens no livro didático do Ensino Médio. Para tanto, observamos o que caracteriza uma imagem como sendo um texto e como pertencente a um gênero textual. Em seguida, selecionamos para análise a coleção Português: Ensino Médio do autor José de Nicola, adotada na rede estadual do ensino médio no município de Itabaiana/SE. Os resultados mostraram que, embora o material didático analisado apresente atividades envolvendo a compreensão de textos visuais, o espaço destinado a tais atividades é mínino, diante da necessidade de estimular as habilidades de leitura. |
id |
UFS-10_d394eb5b334b57d5b33e1da0a3ec23b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1651 |
network_acronym_str |
UFS-10 |
network_name_str |
Interdisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
LINGUAGEM VISUAL E LIVRO DIDÁTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA A par da concepção de que a linguagem visual possui um grande poder comunicativo e de que os livros didáticos continuam sendo, na maioria das vezes, o único objeto de incentivo à leitura utilizado na sala de aula de língua portuguesa, este trabalho propõe a discutir o espaço das imagens no livro didático do Ensino Médio. Para tanto, observamos o que caracteriza uma imagem como sendo um texto e como pertencente a um gênero textual. Em seguida, selecionamos para análise a coleção Português: Ensino Médio do autor José de Nicola, adotada na rede estadual do ensino médio no município de Itabaiana/SE. Os resultados mostraram que, embora o material didático analisado apresente atividades envolvendo a compreensão de textos visuais, o espaço destinado a tais atividades é mínino, diante da necessidade de estimular as habilidades de leitura. Carlos Magno Santos2013-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1651Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 19: nº 02 - Ano VIII - jul-dez de 2013Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 19: nº 02 - Ano VIII - jul-dez de 2013Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 19: nº 02 - Ano VIII - jul-dez de 20131980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1651/1478dos Santos, Solangeda Silva, Leilane Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-11T02:55:56Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1651Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-03-11T02:55:56Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LINGUAGEM VISUAL E LIVRO DIDÁTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA |
title |
LINGUAGEM VISUAL E LIVRO DIDÁTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA |
spellingShingle |
LINGUAGEM VISUAL E LIVRO DIDÁTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA dos Santos, Solange |
title_short |
LINGUAGEM VISUAL E LIVRO DIDÁTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA |
title_full |
LINGUAGEM VISUAL E LIVRO DIDÁTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA |
title_fullStr |
LINGUAGEM VISUAL E LIVRO DIDÁTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA |
title_full_unstemmed |
LINGUAGEM VISUAL E LIVRO DIDÁTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA |
title_sort |
LINGUAGEM VISUAL E LIVRO DIDÁTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA |
author |
dos Santos, Solange |
author_facet |
dos Santos, Solange da Silva, Leilane Ramos |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Leilane Ramos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Solange da Silva, Leilane Ramos |
description |
A par da concepção de que a linguagem visual possui um grande poder comunicativo e de que os livros didáticos continuam sendo, na maioria das vezes, o único objeto de incentivo à leitura utilizado na sala de aula de língua portuguesa, este trabalho propõe a discutir o espaço das imagens no livro didático do Ensino Médio. Para tanto, observamos o que caracteriza uma imagem como sendo um texto e como pertencente a um gênero textual. Em seguida, selecionamos para análise a coleção Português: Ensino Médio do autor José de Nicola, adotada na rede estadual do ensino médio no município de Itabaiana/SE. Os resultados mostraram que, embora o material didático analisado apresente atividades envolvendo a compreensão de textos visuais, o espaço destinado a tais atividades é mínino, diante da necessidade de estimular as habilidades de leitura. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1651 |
url |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1651 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1651/1478 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 19: nº 02 - Ano VIII - jul-dez de 2013 Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 19: nº 02 - Ano VIII - jul-dez de 2013 Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 19: nº 02 - Ano VIII - jul-dez de 2013 1980-8879 reponame:Interdisciplinar instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Interdisciplinar |
collection |
Interdisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
calmag@bol.com.br |
_version_ |
1797052876287115264 |