LINGUAGEM VISUAL E LIVRO DIDÁTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Solange
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: da Silva, Leilane Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1651
Resumo: A par da concepção de que a linguagem visual possui um grande poder comunicativo e de que os livros didáticos continuam sendo, na maioria das vezes, o único objeto de incentivo à leitura utilizado na sala de aula de língua portuguesa, este trabalho propõe a discutir o espaço das imagens no livro didático do Ensino Médio. Para tanto, observamos o que caracteriza uma imagem como sendo um texto e como pertencente a um gênero textual. Em seguida, selecionamos para análise a coleção Português: Ensino Médio do autor José de Nicola, adotada na rede estadual do ensino médio no município de Itabaiana/SE. Os resultados mostraram que, embora o material didático analisado apresente atividades envolvendo a compreensão de textos visuais, o espaço destinado a tais atividades é mínino, diante da necessidade de estimular as habilidades de leitura.
id UFS-10_d394eb5b334b57d5b33e1da0a3ec23b3
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1651
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling LINGUAGEM VISUAL E LIVRO DIDÁTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA A par da concepção de que a linguagem visual possui um grande poder comunicativo e de que os livros didáticos continuam sendo, na maioria das vezes, o único objeto de incentivo à leitura utilizado na sala de aula de língua portuguesa, este trabalho propõe a discutir o espaço das imagens no livro didático do Ensino Médio. Para tanto, observamos o que caracteriza uma imagem como sendo um texto e como pertencente a um gênero textual. Em seguida, selecionamos para análise a coleção Português: Ensino Médio do autor José de Nicola, adotada na rede estadual do ensino médio no município de Itabaiana/SE. Os resultados mostraram que, embora o material didático analisado apresente atividades envolvendo a compreensão de textos visuais, o espaço destinado a tais atividades é mínino, diante da necessidade de estimular as habilidades de leitura. Carlos Magno Santos2013-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1651Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 19: nº 02 - Ano VIII - jul-dez de 2013Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 19: nº 02 - Ano VIII - jul-dez de 2013Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 19: nº 02 - Ano VIII - jul-dez de 20131980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1651/1478dos Santos, Solangeda Silva, Leilane Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-11T02:55:56Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1651Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-03-11T02:55:56Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv LINGUAGEM VISUAL E LIVRO DIDÁTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA
title LINGUAGEM VISUAL E LIVRO DIDÁTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA
spellingShingle LINGUAGEM VISUAL E LIVRO DIDÁTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA
dos Santos, Solange
title_short LINGUAGEM VISUAL E LIVRO DIDÁTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA
title_full LINGUAGEM VISUAL E LIVRO DIDÁTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA
title_fullStr LINGUAGEM VISUAL E LIVRO DIDÁTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA
title_full_unstemmed LINGUAGEM VISUAL E LIVRO DIDÁTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA
title_sort LINGUAGEM VISUAL E LIVRO DIDÁTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA
author dos Santos, Solange
author_facet dos Santos, Solange
da Silva, Leilane Ramos
author_role author
author2 da Silva, Leilane Ramos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Solange
da Silva, Leilane Ramos
description A par da concepção de que a linguagem visual possui um grande poder comunicativo e de que os livros didáticos continuam sendo, na maioria das vezes, o único objeto de incentivo à leitura utilizado na sala de aula de língua portuguesa, este trabalho propõe a discutir o espaço das imagens no livro didático do Ensino Médio. Para tanto, observamos o que caracteriza uma imagem como sendo um texto e como pertencente a um gênero textual. Em seguida, selecionamos para análise a coleção Português: Ensino Médio do autor José de Nicola, adotada na rede estadual do ensino médio no município de Itabaiana/SE. Os resultados mostraram que, embora o material didático analisado apresente atividades envolvendo a compreensão de textos visuais, o espaço destinado a tais atividades é mínino, diante da necessidade de estimular as habilidades de leitura.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1651
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1651/1478
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 19: nº 02 - Ano VIII - jul-dez de 2013
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 19: nº 02 - Ano VIII - jul-dez de 2013
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 19: nº 02 - Ano VIII - jul-dez de 2013
1980-8879
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052876287115264