PROJETO NOVOS LETRAMENTOS – ALGUNS OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERGIPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zacchi, Vanderlei J.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nascimento, Ana Karina de Oliveira, Façanha, Maria Amália Vargas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/9904
Resumo: Este artigo apresenta uma análise de experiências relativas às práticas de letramentos de docentes de inglês da rede pública do estado de Sergipe, sob as perspectivas das teorias dos novos letramentos e multiletramentos. Foram investigadas questões ligadas às metodologias por eles empregadas e sobre a relação entre o ensino de língua inglesa e aspectos globais/locais. O texto é resultado de investigação realizada durante um projeto sobre formação continuada de professores, o qual visava, dentre outros aspectos, contribuir para ampliar a visão de língua como um conjunto abstrato e fixo de regras para a compreensão também de sua natureza complexa, mutável e fluida, constituída por práticas sociais múltiplas de construção de sentidos. Dessa forma, trouxemos para as discussões aspectos culturais e sociais relacionados ao aprendizado de línguas, buscando problematizar a ideia de que o ensino de línguas na escola regular deva ter o foco central em aspectos estruturais.
id UFS-10_d856d5f93488a79b00420e5eafda3d6c
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9904
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling PROJETO NOVOS LETRAMENTOS – ALGUNS OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERGIPEEste artigo apresenta uma análise de experiências relativas às práticas de letramentos de docentes de inglês da rede pública do estado de Sergipe, sob as perspectivas das teorias dos novos letramentos e multiletramentos. Foram investigadas questões ligadas às metodologias por eles empregadas e sobre a relação entre o ensino de língua inglesa e aspectos globais/locais. O texto é resultado de investigação realizada durante um projeto sobre formação continuada de professores, o qual visava, dentre outros aspectos, contribuir para ampliar a visão de língua como um conjunto abstrato e fixo de regras para a compreensão também de sua natureza complexa, mutável e fluida, constituída por práticas sociais múltiplas de construção de sentidos. Dessa forma, trouxemos para as discussões aspectos culturais e sociais relacionados ao aprendizado de línguas, buscando problematizar a ideia de que o ensino de línguas na escola regular deva ter o foco central em aspectos estruturais.Carlos Magno Santos2018-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/9904Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 30: Ano XIII - jul-dez de 2018 | Dossiê Literatura e cultura cabo-verdianasInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 30: Ano XIII - jul-dez de 2018 | Dossiê Literatura e cultura cabo-verdianasInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 30: Ano XIII - jul-dez de 2018 | Dossiê Literatura e cultura cabo-verdianas1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/9904/7610Copyright (c) 2018 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccessZacchi, Vanderlei J.Nascimento, Ana Karina de OliveiraFaçanha, Maria Amália Vargas2020-10-04T00:47:30Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9904Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2020-10-04T00:47:30Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv PROJETO NOVOS LETRAMENTOS – ALGUNS OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERGIPE
title PROJETO NOVOS LETRAMENTOS – ALGUNS OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERGIPE
spellingShingle PROJETO NOVOS LETRAMENTOS – ALGUNS OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERGIPE
Zacchi, Vanderlei J.
title_short PROJETO NOVOS LETRAMENTOS – ALGUNS OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERGIPE
title_full PROJETO NOVOS LETRAMENTOS – ALGUNS OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERGIPE
title_fullStr PROJETO NOVOS LETRAMENTOS – ALGUNS OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERGIPE
title_full_unstemmed PROJETO NOVOS LETRAMENTOS – ALGUNS OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERGIPE
title_sort PROJETO NOVOS LETRAMENTOS – ALGUNS OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERGIPE
author Zacchi, Vanderlei J.
author_facet Zacchi, Vanderlei J.
Nascimento, Ana Karina de Oliveira
Façanha, Maria Amália Vargas
author_role author
author2 Nascimento, Ana Karina de Oliveira
Façanha, Maria Amália Vargas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zacchi, Vanderlei J.
Nascimento, Ana Karina de Oliveira
Façanha, Maria Amália Vargas
description Este artigo apresenta uma análise de experiências relativas às práticas de letramentos de docentes de inglês da rede pública do estado de Sergipe, sob as perspectivas das teorias dos novos letramentos e multiletramentos. Foram investigadas questões ligadas às metodologias por eles empregadas e sobre a relação entre o ensino de língua inglesa e aspectos globais/locais. O texto é resultado de investigação realizada durante um projeto sobre formação continuada de professores, o qual visava, dentre outros aspectos, contribuir para ampliar a visão de língua como um conjunto abstrato e fixo de regras para a compreensão também de sua natureza complexa, mutável e fluida, constituída por práticas sociais múltiplas de construção de sentidos. Dessa forma, trouxemos para as discussões aspectos culturais e sociais relacionados ao aprendizado de línguas, buscando problematizar a ideia de que o ensino de línguas na escola regular deva ter o foco central em aspectos estruturais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/9904
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/9904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/9904/7610
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 30: Ano XIII - jul-dez de 2018 | Dossiê Literatura e cultura cabo-verdianas
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 30: Ano XIII - jul-dez de 2018 | Dossiê Literatura e cultura cabo-verdianas
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 30: Ano XIII - jul-dez de 2018 | Dossiê Literatura e cultura cabo-verdianas
1980-8879
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052876855443456