PROJETO NOVOS LETRAMENTOS – ALGUNS OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERGIPE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/9904 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma análise de experiências relativas às práticas de letramentos de docentes de inglês da rede pública do estado de Sergipe, sob as perspectivas das teorias dos novos letramentos e multiletramentos. Foram investigadas questões ligadas às metodologias por eles empregadas e sobre a relação entre o ensino de língua inglesa e aspectos globais/locais. O texto é resultado de investigação realizada durante um projeto sobre formação continuada de professores, o qual visava, dentre outros aspectos, contribuir para ampliar a visão de língua como um conjunto abstrato e fixo de regras para a compreensão também de sua natureza complexa, mutável e fluida, constituída por práticas sociais múltiplas de construção de sentidos. Dessa forma, trouxemos para as discussões aspectos culturais e sociais relacionados ao aprendizado de línguas, buscando problematizar a ideia de que o ensino de línguas na escola regular deva ter o foco central em aspectos estruturais. |
id |
UFS-10_d856d5f93488a79b00420e5eafda3d6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9904 |
network_acronym_str |
UFS-10 |
network_name_str |
Interdisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
PROJETO NOVOS LETRAMENTOS – ALGUNS OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERGIPEEste artigo apresenta uma análise de experiências relativas às práticas de letramentos de docentes de inglês da rede pública do estado de Sergipe, sob as perspectivas das teorias dos novos letramentos e multiletramentos. Foram investigadas questões ligadas às metodologias por eles empregadas e sobre a relação entre o ensino de língua inglesa e aspectos globais/locais. O texto é resultado de investigação realizada durante um projeto sobre formação continuada de professores, o qual visava, dentre outros aspectos, contribuir para ampliar a visão de língua como um conjunto abstrato e fixo de regras para a compreensão também de sua natureza complexa, mutável e fluida, constituída por práticas sociais múltiplas de construção de sentidos. Dessa forma, trouxemos para as discussões aspectos culturais e sociais relacionados ao aprendizado de línguas, buscando problematizar a ideia de que o ensino de línguas na escola regular deva ter o foco central em aspectos estruturais.Carlos Magno Santos2018-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/9904Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 30: Ano XIII - jul-dez de 2018 | Dossiê Literatura e cultura cabo-verdianasInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 30: Ano XIII - jul-dez de 2018 | Dossiê Literatura e cultura cabo-verdianasInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 30: Ano XIII - jul-dez de 2018 | Dossiê Literatura e cultura cabo-verdianas1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/9904/7610Copyright (c) 2018 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccessZacchi, Vanderlei J.Nascimento, Ana Karina de OliveiraFaçanha, Maria Amália Vargas2020-10-04T00:47:30Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9904Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2020-10-04T00:47:30Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROJETO NOVOS LETRAMENTOS – ALGUNS OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERGIPE |
title |
PROJETO NOVOS LETRAMENTOS – ALGUNS OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERGIPE |
spellingShingle |
PROJETO NOVOS LETRAMENTOS – ALGUNS OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERGIPE Zacchi, Vanderlei J. |
title_short |
PROJETO NOVOS LETRAMENTOS – ALGUNS OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERGIPE |
title_full |
PROJETO NOVOS LETRAMENTOS – ALGUNS OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERGIPE |
title_fullStr |
PROJETO NOVOS LETRAMENTOS – ALGUNS OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERGIPE |
title_full_unstemmed |
PROJETO NOVOS LETRAMENTOS – ALGUNS OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERGIPE |
title_sort |
PROJETO NOVOS LETRAMENTOS – ALGUNS OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERGIPE |
author |
Zacchi, Vanderlei J. |
author_facet |
Zacchi, Vanderlei J. Nascimento, Ana Karina de Oliveira Façanha, Maria Amália Vargas |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Ana Karina de Oliveira Façanha, Maria Amália Vargas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zacchi, Vanderlei J. Nascimento, Ana Karina de Oliveira Façanha, Maria Amália Vargas |
description |
Este artigo apresenta uma análise de experiências relativas às práticas de letramentos de docentes de inglês da rede pública do estado de Sergipe, sob as perspectivas das teorias dos novos letramentos e multiletramentos. Foram investigadas questões ligadas às metodologias por eles empregadas e sobre a relação entre o ensino de língua inglesa e aspectos globais/locais. O texto é resultado de investigação realizada durante um projeto sobre formação continuada de professores, o qual visava, dentre outros aspectos, contribuir para ampliar a visão de língua como um conjunto abstrato e fixo de regras para a compreensão também de sua natureza complexa, mutável e fluida, constituída por práticas sociais múltiplas de construção de sentidos. Dessa forma, trouxemos para as discussões aspectos culturais e sociais relacionados ao aprendizado de línguas, buscando problematizar a ideia de que o ensino de línguas na escola regular deva ter o foco central em aspectos estruturais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/9904 |
url |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/9904 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/9904/7610 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 30: Ano XIII - jul-dez de 2018 | Dossiê Literatura e cultura cabo-verdianas Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 30: Ano XIII - jul-dez de 2018 | Dossiê Literatura e cultura cabo-verdianas Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 30: Ano XIII - jul-dez de 2018 | Dossiê Literatura e cultura cabo-verdianas 1980-8879 reponame:Interdisciplinar instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Interdisciplinar |
collection |
Interdisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
calmag@bol.com.br |
_version_ |
1797052876855443456 |